|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 37 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 7:51 pm Assunto: Bonsais Mame e outros pequenos |
|
|
Pessoal tenho muita duvida sobre isso.... vejo muito o pessoal postando fotos, fazendo yamadoris (correto?) e mostrando no geral bonsais grandes mas quase não vejo bonsais pequenos... pq isso acontece? é algum tipo de dificuldade ou o bonsai menor não tem o mesmo valor e beleza? quem pode comentar sobre isso? _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 10, 2013 7:52 pm Assunto: |
|
|
Vi inclusive em um site bonsais com menos de 10cm.... o que não costumo ver comentários por aqui e entre outros.... _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 9:11 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
Bonsai mame, embora possa parecer estranho, é bem mais difícil de ser obtido que os médios e grandes, além de necessitar de muito mais cuidado, visto que possui muito pouco substrato e um leve descuido pode levar a planta e um stress hídrico.
Eu sou um principiante nesta arte e sempre desejei me aventurar a fazer um mame, mas ainda não me acho capaz. Ainda preciso estudar muito antes disto, pois não se trata apenas de tentar para ver o que surge, mas de estar cuidando de algo vivo e que depende unicamente da nossa capacidade para mantê-lo vivo. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 10, 2013 10:44 pm Assunto: Re: Bonsais Mame e outros pequenos |
|
|
Bruno Lopes escreveu: | Pessoal tenho muita duvida sobre isso.... vejo muito o pessoal postando fotos, fazendo yamadoris (correto?) e mostrando no geral bonsais grandes mas quase não vejo bonsais pequenos... pq isso acontece? é algum tipo de dificuldade ou o bonsai menor não tem o mesmo valor e beleza? quem pode comentar sobre isso? |
Bruno, já questionei muito o fato de plantas pequenas não serem valorizadas.
Acho que faz parte da cultura do ser humano, valorizar tamanho.
Em 2011, numa exposição do Japão, um grande mestre de Shohin ao colocar seus bonsai numa mesa foi questionado por um (suposto)grande mestre de bonsai para que retirasse suas "plantinhas" para que ele pudesse colocar seus "imensos" bonsai.
Tem um mestre japonês, não me recordo o nome, ele carrega sua coleção numa cesta. São "Shito" (menor que mame.
Eu, até por conta da coluna, desisti de plantas grandes. Vendi-as todas. Hoje só pequenas e médias.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 11, 2013 12:07 pm Assunto: |
|
|
Eu particularmente acho interessante alguem representar uma arvore em um tamanho tão pequeno e poder observar o resultado literalmente na palma de sua mão rs. _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Qua Set 11, 2013 7:30 pm Assunto: |
|
|
No meu caso deixei de cultivar plantas pequenas porque trabalho e só consigo molhar eles no final do dia e acabei perdendo algumas por déficit hídrico. Costumava colocar os vasos uma bandeja com água, mas é muito trabalhoso. Ainda tenho alguns, mas não pretendo mais insistir por enquanto. Quem sabe quando aposentar???kkkk
Abraço |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 11, 2013 8:29 pm Assunto: |
|
|
Em questão de dificuldade ta parecendo que os mames dão mais trabalho então rsrsrsr.... também vou pensar nisso na aposentadoria kkkkkkk _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 11, 2013 8:36 pm Assunto: |
|
|
Denis Araújo escreveu: | Bruno,
Bonsai mame, embora possa parecer estranho, é bem mais difícil de ser obtido que os médios e grandes, além de necessitar de muito mais cuidado, visto que possui muito pouco substrato e um leve descuido pode levar a planta e um stress hídrico.
Eu sou um principiante nesta arte e sempre desejei me aventurar a fazer um mame, mas ainda não me acho capaz. Ainda preciso estudar muito antes disto, pois não se trata apenas de tentar para ver o que surge, mas de estar cuidando de algo vivo e que depende unicamente da nossa capacidade para mantê-lo vivo. |
Denis, mas se eles são mais dificeis de se ter sucesso, por que na sua opinião acontece esse preconceito que o Elio citou abaixo? _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 11, 2013 8:39 pm Assunto: Re: Bonsais Mame e outros pequenos |
|
|
Elio escreveu: | Bruno Lopes escreveu: | Pessoal tenho muita duvida sobre isso.... vejo muito o pessoal postando fotos, fazendo yamadoris (correto?) e mostrando no geral bonsais grandes mas quase não vejo bonsais pequenos... pq isso acontece? é algum tipo de dificuldade ou o bonsai menor não tem o mesmo valor e beleza? quem pode comentar sobre isso? |
Bruno, já questionei muito o fato de plantas pequenas não serem valorizadas.
Acho que faz parte da cultura do ser humano, valorizar tamanho.
Em 2011, numa exposição do Japão, um grande mestre de Shohin ao colocar seus bonsai numa mesa foi questionado por um (suposto)grande mestre de bonsai para que retirasse suas "plantinhas" para que ele pudesse colocar seus "imensos" bonsai.
Tem um mestre japonês, não me recordo o nome, ele carrega sua coleção numa cesta. São "Shito" (menor que mame.
Eu, até por conta da coluna, desisti de plantas grandes. Vendi-as todas. Hoje só pequenas e médias.
abraço |
ridiculo isso não acha? uma vez que deveria ser ao contrario e quanto menor for o bonsai e conseguir expressar a ideia de uma arvore inteira mais valorizado ele deveria ser.... o que diriam então do Keshi (me corrijam se errei o nome) que são bonsais de até 2,5 cm...claro que nem eu imagino como alguem faria isso rs. _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Set 11, 2013 9:07 pm Assunto: |
|
|
Bruno Lopes o que foi dito pelos colegas responde bem tua pergunta. Eu ainda acrescento que quanto menor a planta, mais difícil de representar uma árvore com fidelidade, porque se perde a proporcionalidade entre os elementos. Exatamente por isto que muitos artistas trabalham os mames justamente como abstrações, o tronco está lá, as folhas, as raízes, as vezes até flores e frutos, mas tudo fora de proporção propositalmente, de uma forma quase grotesca, mas nem por isto menos bela.
Eu tenho trabalhado com plantas grandes, quem me conhece sabe. Mas tenho um lote de shohin que estou preparando para o futuro e os mames estão também nos meus planos, em breve novidades. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Set 12, 2013 7:39 pm Assunto: |
|
|
Exatamente! Bonsai pequeno é mais difícil; bonsai grande é mais trabalhoso!
Como o Arzivenko citou, nos bonsai pequenos é muito difícil conseguir proporcionalidade (altura, bitola do tronco, galhos, tamanho das folhas, etc).
Muito se faz pegando uma mudinha e deixando-a pequena, porém sem as características de proporcionalidades e de uma árvore velha.
Na questão de valorização, no meu entendimento é apenas o fato do tamanho, vistosidade, imponência, até porque é difícil ver verdadeiros mame.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|