Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
estevanbs
Registrado: 03/02/13 Idade: 46 Mensagens: 12 Localização: Criciúma-SC
|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 1:02 pm Assunto: Acer palmatum sem folhas - adubar? |
|
|
Olá amigos!
Tenho um Acer palmatum que está completamente sem folhas por causa do inverno rigoroso aqui do sul... mas neste mês, sei que seria a época para adubar com torta de mamona e osmocote... Mas também sei que bonsai debilitado não se aduba... este seria um caso de bonsai debilitado? Adubo ou não?
Obrigado! |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 5:51 pm Assunto: |
|
|
Estevan, ele tá no vaso ou no chão?
Dá uma descascada com a unha de leve no tronco pra saber se ele está debilitado ou não.
Acho que é tão somente o período de perda de folhas do inverno e eu arriscaria a adubação, sem problemas.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 6:11 pm Assunto: |
|
|
estevanbs, concordo com o Renato a respeito da adubação; a planta apenas saiu da dormência do inverno.
Entretanto, é preciso saber em que estágio está o desenvolvimento do bonsai.
Rega abundante e adubação acarretarão folhas maiores. Se ela estiver iniciando ou a meio do caminho, podes adubar; mas se ela está praticamente pronta, melhor adubar somente depois de enfolhada.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
estevanbs
Registrado: 03/02/13 Idade: 46 Mensagens: 12 Localização: Criciúma-SC
|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 11:52 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Obrigado pelas respostas!
O bonsai está num vaso. e aparentemente não está debilitado não, seus galhos e tronco estão bem verdes, e não com aparência de ressecado...
Abraço! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Set 16, 2013 5:16 pm Assunto: |
|
|
Normal ficar sem folhas, estão começando a brotar agora... vou começar a adubar assim que as primeiras folhas amadurecerem... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Set 17, 2013 11:32 pm Assunto: |
|
|
Eu sigo o conselho dos japoneses para o Acer palmatum, que é o que o marco falou, adubação somente após as primeiras brotações estiverem "maduras". A planta está brotando agora com as energias acumuladas antes do inverno. A adubação precoce no palmatum podem proporcionar folhas grandes e o pior, entrenós espaçados, o que é péssimo principalmente se o bonsai ainda estiver em formação. |
|
|
 |
|