|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
doca rolim

Registrado: 07/02/08 Idade: 61 Mensagens: 96 Localização: Belo Horizonte
|
Enviada: Sex Set 13, 2013 12:52 pm Assunto: Jabuticaba |
|
|
Já tenho esta Jabuticaba ha uns dois anos,era de viveiro e estava num balde,foi feita a poda das raizes e dos galhos e já esta no vaso de bonsai ha um ano.mas não esta bonita ela esta precisando de uma estilizada,eu estava pensando em fazer uma poda drastica loga acima do segundo galho,alguem tem uma opnião pra me orientar melhor.obrigado.
.jpg) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Set 13, 2013 1:43 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo! Tenho uma sugestão pra ti...
Primeiro: passar pra um local com amplo espaço de desenvolvimento;
Segundo: esperar pela recuperação do procedimento anterior;
Terceiro: iniciar adubação após o segundo passo;
Quarto: deixar ela desenvolver livremente, isto é, sem podas;
Quinto e último por enquanto: eu faria as podas no ano seguinte, nos locais onde está os traços vermelhos... depois disso é outro plano!
abç
 _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
doca rolim

|
Enviada: Sex Set 13, 2013 5:19 pm Assunto: |
|
|
Valeu Marco!
Eu achei que eu poderia fazer esta poda com a planta neste vaso mesmo.
E muito obrigado pela dica.
Abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 13, 2013 5:38 pm Assunto: |
|
|
Tamu junto!
O ideal de passar ela para um espaço maior primeiro é de permitir que o sistema radicular se amplie, através da adubação vão surgir mais folhas e mais saudáveis. Com as raízes(boca da planta) a todo vapor, a adubação se refletirá na parte aérea e a resposta da planta com estes cortes será de uma super brotação. Ao contrário do que aconteceria se podasse assim como está!
abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 5:29 pm Assunto: |
|
|
Show de planta!
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
doca rolim

|
Enviada: Sáb Set 14, 2013 6:56 pm Assunto: |
|
|
Entendi!
já estou providenciando a troca de vaso,no caso nem vai ser um transplante,vou retirar a planta com o torrão intacto e colocar num vaso maior com mais substrato.Creio que a planta nem vai precisar se recuperar.
A minha duvida e a seguinte.....
não seria melhor podar a planta para que quando ela brotar as brotações já vão aparecer na planta compacta e não nos galhos que vão ser podados?
Desculpe mas tenho duvidas e preciso perguntar para aprender ok.
Obrigado. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Set 15, 2013 8:41 am Assunto: |
|
|
Brother, isso q vc pretende fazer chama-se falso transplante, sim, vc já pode podar junto com o falso transplante... quanto a poda, não tenho nada a acrescentar, alias, eu não faria diferente. mãos a obra.
boa sorte
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 15, 2013 10:04 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Doca! Se fosse minha eu faria bem assim como eu disse!... por quê?
Na minha interpretação, tomando como base a imagem postada, creio que sua jabuticabeira está desgastada(não apresenta vigor de folhagem), ou seja por falta de manutenção, no que diz respeito a adubação ou poda de raízes. Por que não podaria agora, mas faria o transplante?
Se for fazer falso transplante(mudança de vaso e/ou substrato sem tocar nas raízes) já poderia começar a adubar sem problemas, se for transplante com poda de raízes, o ideal por garantia é esperar uns 40 dias para iniciar a adubação. Mas o ponto em questão ainda não foi mencionado!
Quando você faz um plano de adubação, vç determina seus métodos e coloca em prática. Vamos tomar por exemplo 3 produtos que eu uso com frenquncia: Um deles é composto por 4 elementos. SUPERTHRIVE, OSMOCOTE e enfim a mistura bombástica que preparo com Torta de Mamona, Farinha de Ossos, Cinzas de Madeira e Forth Plantio com micronutrientes. Ex: Hoje vou aplicar o superthrive, e em uma semana vou aplicar a mistura, semana seguinte o superthive de novo e o osmocote, ok, dei estimulante("bio tônico fontoura"(superthrive)pra ela, abriu o apetite, ganhou a mistura, começou um processo acelerado de desenvolvimento( estimulante de apetite e muita comida na dosagem certa), na semana seguinte mais vitamina e ae juntamente uma comidinha mais balanceada(osmocote) que fará o trabalho alimentador por um tempo... objetivo: acelerar o desenvolvimento. Poderá acontecer de ter folhas grandes, mas o objetivo desta adubação não é manter uma planta saudável com controle de crescimento e folhas miúdas...é acelerar!
Bom, isso foi um exemplo de um início de adubação visando aceleração, e vai seguir de tempos em tempos as aplicações.
Como esta planta vai estar brotando muitas folhas e galhos, tem coisas que precisam andar de mãos dadas, que é água e sol em abundância. Quando for fazer a poda nesta planta em ritmo alucinante, a resposta vai ser uma explosão de brotos em vários pontos. Então é sim, deixar crescer pra podar. Podar fraca, brota fraca, definha, atrasa e pode matar. Sempre devemos prever o objetivo com determinada ação.
As vezes é duro saber que vai passar um ano ou mais, pra depois começar a formar seu bonsai. Mas na maioria das vezes é preciso , pra lá na frente vç, numa corrida de 10 anos, vç perdeu 1 ou 2 e ganhou 5,6 na frente.
É triste as vezes ver uma planta com 15 anos de cultivo perder para uma de 3 anos de cultivo. Falando de mim agora!
Doca, um abç e espero ter dado uma contribuição em conjunto com os demais colegas! Belo material... paciência e aprendizado sempre! Até mais! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Dom Set 15, 2013 10:46 pm Assunto: acompanhando |
|
|
Eu seguiria a dica do marcos _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
doca rolim

|
Enviada: Seg Set 16, 2013 10:52 am Assunto: |
|
|
Marcos muito obrigado pela aula,agora eu entendi mesmo e vou fazer exatamente como foi dito e valeu também pela planilha de adubação que pra mim era sempre um problema,nunca sabia o quanto adubar.
Realmente pode se notar a planta sem vigor,brotação muito fraca e as pontas das folhas queimadas.agora só vou esperar passar esta ultima semana de inverno só por precaução e vou realizar os procedimentos.
Muito obrigado e um grande abraço. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Set 16, 2013 1:48 pm Assunto: |
|
|
Grande aula Marco!!!!
Doca, assim que quiser ja pode fazer o transplante, a época é agora, e logo a planta ja emitirá sinais de melhora!!!
Abraço _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
doca rolim

|
Enviada: Seg Set 16, 2013 6:13 pm Assunto: |
|
|
Valeu Djalmo! |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Set 17, 2013 11:53 pm Assunto: |
|
|
Doca
O Marco deu uma resposta clara e detalhada de como proceder, baseado em experiência própria e isso é ótimo, pois não é a resposta de alguém que ouviu falar, que leu em um site. É disso que este fórum precisa, da experiência de quem faz.
Eu faria a transplante completo, para descompactar o solo e melhor posicionar as raízes, acho mais saudável e está na época. Perde-se 40 dias a dois meses para iniciar a adubação, mas ganha-se tempo lá na frente, com uma brotação radículas mais intensa.
Eu não uso este procedimento de adubação, mas estou fortemente tentado a testar em algumas jabuticabas que estão meio estacionadas...
Marco, você adiciona a TM+FO junto com o osmocote?
Abraços |
|
|
 |
doca rolim

|
Enviada: Qua Set 18, 2013 9:21 am Assunto: |
|
|
Realmente Prumodeq,o melhor vai ser isto mesmo ,transplante completo.
Ontem eu fiz o transplante de uma Cerejinha do rio grande e percebi a importância disto,poda das raízes ,um novo substrato,um novo recipiente ou vaso,a planta já esta com um novo aspecto,e um plano de adubação vai melhorar muito a saúde das minhas plantas.
E o Marco foi de uma paciência e uma sabedoria fundamental para minhas duvidas,agora estou tranquilo porque sei que estou no caminho certo,e o tempo gasto nesta planta não vai ser nada,eu já adquiri ela no viveiro e coloquei a num vaso de bonsai com as podas que não atrapalhassem uma estilização depois.E isso ai.
Grande abraço a todos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|