|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Richard

Registrado: 06/01/10 Idade: 44 Mensagens: 81 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Set 15, 2013 11:18 pm Assunto: Tratamento de mudas |
|
|
Colegas, tudo bem?
Nesse princípio de primavera, gostaria de iniciar o cultivo de uma muda bem pequena de azaleia para futuro bonsai. Sei que leva bastante tempo, mas, particularmente, gosto de cultivar as plantas desde o início. Gostaria de saber, por gentileza, quais os cuidados necessários para lidar com mudas pequenas. Seguem algumas dúvidas pontuais:
1. O regime de insolação é reduzido quando comparado às árvores adultas, certo?
2. Mantenho o mesmo padrão de regas?
3. É necessário adubá-la normalmente no início?
4. Talvez a maior dúvida: há sentido em plantá-la num escorredor de macarrão (para utiliza o método da mamadeira) para estimular o crescimento? Ou isso somente se aplicaria a plantas mais desenvolvidas?
Desde já, agradeço a atenção!
Grande abraço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Seg Set 16, 2013 10:57 am Assunto: |
|
|
Fala Richard,
Olha, estou apenas com uma estaquinha de azaléia, que por sinal hoje cedo abriu uma flor prá me dar bom dia! Então minha experiência com esta espécie não é apropriada para tecer comentários, exceto para a questão nº 4.
Ao meu ver, a mamadeira é justamente o método para fazer o que você quer fazer, só que mais rápido. Eu comprei um pré bonsai de jabuticaba, que segundo se sabe, apresenta crescimento lento, e no começo fiquei meio relutante com a questão da mamadeira. De repente, deixei o receio prá lá, plantei num escorredor. Cerca de 1 mês e pouco depois, as raízes começaram a sair por baixo. Fiz uma bacia grande toda furada embaixo de dos lados, terrinha preta, super adubada com TM+FO+micronutrientes, e repousei o escorredor sobre esta bacia. Meu amigo... Tá brotando demais mesmo! Acho que essa semana faz +/- 1 mês que fiz isto, se me permitir, eu coloco o antes e o depois neste teu tópico, para ver como a coisa realmente é muito válida!
Portanto, eu colocaria no escorredor já direto e esperaria as raízes descerem pelos furos. Depois é bacia furada e adubada!
Abraço _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Seg Set 16, 2013 10:17 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Simba, eu também acho que a mamadeira funcionará, mas não sei onde li que ela se aplica de modo mais eficiente a plantas relativamente bem estruturadas. De qualquer forma, farei. Acho que mal não faz, certo?
Ah, só uma dúvida: quando plantamos a árvore no escorredor, usamos um substrato mais grosso no fundo, como casca de pinus, madeira ou mesmo pedriscos? Fico pensando se as raízes sairiam mesmo assim pelo fundo do "vaso".
Grande abraço! _________________ "O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki) |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 18, 2013 4:14 pm Assunto: |
|
|
Richard,
Bom, as raízes, se a planta se mantiver saudável, sairão sim, mesmo com um substrato mais "grosso". O ideal, porém, é que vc utilize a mesma granulação em todo o volume do escorredor. E esta granulação deve ser tal que permita uma drenagem eficiente, mas que ao mesmo tempo armazene alguma umidade. Um bom ingrediente que contém essas características é o caco de tijolo. Aí vc pode misturar com um pouco de terra granulada e areia grossa (sem poeira, granulometria de 2mm) e vai ter um substrato bem favorável a fazer tua planta dar uma acelerada na emissão de raízes. Dá uma olhada na foto da minha jabu Antes e Depois da mamadeira:
Lembrando que tempo de mamadeira = 1 mês e meio somente. Veja as folhas verde escuro, que vieram assim quando adquiri a planta, e depois, uma série de broto em cima de broto. Tive que tirar a foto do "Depois" mais de longe que "Antes" para poder enquadrar a planta.
Ou seja, com isso espero estar incentivando você a usar a mamadeira!
Abraço e qualquer coisa que eu possa ajudar, estamos aí! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Set 18, 2013 4:51 pm Assunto: |
|
|
Richard, tenho dezenas de mudinhas há algum tempo [tenho muito mais mudas que plantas de bom porte, por essa razão tenho um ou quase nenhum bonsai feito hahaha], posso te responder!
1: algumas mudas deixo no sol diretão, sem nenhum problema, e outras a meia sombra, as diferenças são que as que estão no sol precisam de muita atenção com a falta dagua, e as de sombra emitem folhas maiores. Só espere ela ter uma idade avançada, não coloque uma recém saida da semente, hehe. Tipo uns 4~8 meses. Se por um acaso for uma espécie que apresenta fragilidade ao sol quando pequena, se vc expola ao sol ela vai dar sinais que nao está gostando, como folhas secando... aí é só retirar, mas é difícil acontecer...
2: Eu rego as minhas plantas [lê-se recém brotadas da semente, mudinhas, mudões, árvores grandes] todos os dias. Quando eu relaxo na rega, as que mais sentem são as mudinhas.
3: Pode adubar, elas adoram. Só cuidado com as super novinhas [ até -+ 6 - 8 meses de idade] pq podem sofrer com a adubação. E fique de olho na quantidade, exagero mata até planta adulta.
4: Vc pode engrossar suas mudas em 3 maneiras: Escorredor, vaso ou bacia beem grande, ou chão. Se são mudinhas, um vaso bem grande já basta pra engordá-las, o escorredor de macarrão tbm engorda, mas é melhor enterrá-lo por completo ou pela metade, e de preferencia encostando no chão, será até melhor, e o chão, nem se fala né?
Espero ter ajudado, qualquer duvida nao hesite em perguntar denovo! |
|
|
 |
Richard

|
Enviada: Qua Set 18, 2013 6:51 pm Assunto: |
|
|
Simba e Tityus, obrigado pelas considerações, são muito interessantes. Acho que agora sei mais ou menos por onde ir, ou seja, de "mamadeira" mesmo.
Simba, as raízes chegaram a sair dos orifícios do escorredor em apenas um mês e meio? Uau! Minha romã (de 5 anos) está no escorredor há um mês e estava despreocupado, achando que as raízes sairiam só daqui uns 3 meses. Preciso dar uma olhada.
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 19, 2013 7:49 am Assunto: |
|
|
Pois é, fiquei espantado pelo pouco tempo e por ser jabuticabeira, que geralmente cresce devagar. Mas quando fiz o transplante, não tirei muito as raízes, pois não havia muitas raízes a serem retiradas. Então, se vc estiver adubando a sua romã regularmente, aconselho a dar uma olhada pelo menos a cada 15 dias ali por baixo, pois de uma hora prá outra vc pode precisar encostar seu escorredor na bacia com terra adubada!
Abraço e estamos aí! _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|