FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra - Ajuda
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 19, 2013 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

Também sou iniciante, mas aí vai a minha sugestão:

Você deve acertar a triangulação da copa. Os galhos inferiores devem ser "longos". Os do segundo nível, um pouco menores e assim por diante até chegar ao ápice, que deve ser o mais curto deles.

Outro ponto que me incomodou é que os galhos estão compridos mas sem ramificações. Para provocar as ramificações, você tem que cortar eles mais curtos e depois que surgirem novas brotações fazer a seleção dos que ficam e deixar crescer. Depois de atingir a grossura que você desejar, corta curto novamente e repete o ciclo.

Aguarda mais um pouco antes de intervir pois deverão surgir novas sugestões.

Denis
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo Sartori

MensagemEnviada: Qui Set 19, 2013 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Denis,

Entendi, realmente tem esses problemas, vou tentar arrumar.

Uma duvida que tenho é: Para ramificar mais, devo cortar o galho do tamanho que quero que fique no final ou cortar mais curto e depois deixar outros crescerem?

Obrigado pela ajuda!

Abraço,
Marcelo Sartori
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 19, 2013 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Você tem que cortar curtinho, do tamanho que você quer que o galho primário fique.
Depois vão surgir brotos que formarão os galhos secundários. Quando atingirem a grossura desejada, você corta curtinho novamente, do tamanho que você quer que fiquem os galhos secundários.
Depois vão surgir os brotos que formarão os galhos terciários e assim por diante.

Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

Denis
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 19, 2013 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcelo,

Acredito que por ora está bom, quando começar a engrossarem pode optar por quais deixar e retirar os que estão sobrando no mesmo local. Quanto ao ápice o melhor seria deixar apenas um, seguindo a curvatura do tronco eu optaria por um dos dois galhos acima do ultimo galho aramado a esquerda (foto maior).

Abraço
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 19, 2013 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,

O que o Denis falou sobre cortar curto para ramificar e ir repetindo para densificar é correto, mas como os galhos estão muito finos eu aguardaria eles engrossarem até o diâmetro desejado e depois faria estes cortes, será mais rápido, as caliandras brotam com muita facilidade, não creio que corra o risco de não surgirem novas brotações após o corte mai drástico.Siga as recomendações de deixar os galhos mais grossos em baixo e irem reduzindo de espessura para os localizados mais acima até o ápice.

Abraço
Marcelo Sartori

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Vou deixar engrossar entao e diminuir os galho de cima.
Devo retirar todos os outros galhos do topo para deixar um como continuacao?
Obrigado pela ajuda pessoal!
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Exato Marcelo, tira todos os outros e deixa somente um que vai emitir galhos secundários e assim por diante.

Abraço
Marcelo Sartori

MensagemEnviada: Seg Out 07, 2013 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Estou deixando crescer os galhos e vou começar a arrumar o topo da planta.
Coloquei duas fotos com riscos, vê se seria esse o modo que eu teria que fazer.
Escolher um galho para seguir o formato do tronco e retirar o restante?
Aramar o galho para fazer uma curva e continuar a forma do tronco principal?
Não vai ficar uma cicatriz feia? os outros galhos grandes que tirei ficaram umas marcas, devo passar algo para ficar mais escuro?

Frente:

Lateral:

Obrigado!
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 07, 2013 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcelo

Gostaria de opinar nesta sua bela calliandra...
- Vejo que você deixou em alguns pontos dois galhos saindo juntos do tronco e o ideal seria deixar somente um para que este possa engrossar e ramificar;
- As calliandras são nativas de crescimento vigoroso em busca dos raios solares, portanto eu costumo estilizar os galhos mais voltados para cima ao contrário das coníferas;
- Acho ainda que no ápice você poderia retirar o tronco mais grosso e cortar o outro parecido com sua indicação no desenho, porém deixando vários "galhinhos" para facilitar as brotações...

Ficaria parecido com o projeto abaixo:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 08, 2013 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Peço licença ao Marcelo (que belo movimento tem a planta meu chapa!) pra comentar algo que é oportuno:

Desde que acompanho o fórum, volta e meia encontrava projeções muito bem feitas pelo nobre colega Alexandre.
Ajuda muito a gente a ter "aquela' visão do futuro que a planta pode ter.
Eu tenho várias plantas em condução, assim como muitos amigos do fórum,
e sempre que encontro alguma projeção que se pareça com as plantas que tenho acaba ajudando muito.
É bom ver que as grandes projeções continuam em grande estilo.
Obrigado por compartilhar a visão que tens Alexandre.

Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 08, 2013 1:47 pm    Assunto: Responder com citação

Levando em conta tudo oque o post traz, sugiro que siga a risca a projeção do nobre colega Alexandre S. Coelho, observe que o galho inferios esquerdo deve ser eliminado bem como o galho que vc manteve duplo na parte superior, quando ha uma curva a brotação ou galho deve estar no lado de fora da curva no lado de dentro não, no nebari eu eliminaria a raiz que forma o arco ou tentaria fixa-la junto ao substrato, quanto ao cresce e corta, eu, prefiro não deixar engordar muito os galhos, pois forma sicatrizes que demoram muito a fechar, o cuidado deve ser na distancia entre os galhos primarios, secundarios e terciarios, sendo na parte inferior o espaçamento maior do que na parte superior, outra dica, não tenha medo de intervir em sua planta, caso contrario ela não mostrará que tu é.
Espero ter contribuido.
Abraços
Marcelo Sartori

MensagemEnviada: Qua Out 09, 2013 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre S. Coelho,

Eu deixei varios galhos por que fiquei com medo de fazer alguma besteira, já que foi a primeira vez que aramei uma planta. Vou deixar somente um em cada, como disse.
Entendi sobre os galhos para cima, realmente as nova brotações estão todas subindo.
vou tirar o tronco grosso e deixo os dois galhos e suas ramificações e depois posto a foto para ver como ficou.
Ficou excelente o projeto, ajuda muito mesmo.

Muitissimo obrigado.

Seph1903,

Fique a vontade para comentar, realmente a projeção é a melhor coisa, abriu a minha mente.
Obrigado!

Djalmo,

Inicialmente eu achei que o galho inferior esquerdo estava para fora, pensei queia ficar um espaço muito grande sem galhos, mas depois de ver a projeção do Alexandre percebi como ficaria sem o galho.
Eu gostei do arco no nebari, mas agora com seu cometario pensei que nas arvores grandes não acontecem da raiz ficar desta forma, vou tentar junstar ela ao substrato.
Muito obrigado pelas dicas.

Pessoal, muito obrigado pelo comentários, vou ler umas 20x para não deixar passar nenhuma dica. Estou um pouco sem tempo, quando conseguir um tempinho maior vou tratar dela com calma e posto as fotos.

Novamente Obrigado!
Marcelo Sartori

MensagemEnviada: Dom Nov 03, 2013 4:48 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Tirei os galhos duplos, levantei um pouco os galhos e retirei uma parte do topo.
Onde devo cortar no topo? Fiz duas marcações (amarelo e vermelho) na segunda foto.

Obrigado pelas ajudas!
Abs

Lateral Direita:

Lateral Esquerda:

Frente:

Lateral esquerda:

Frente:
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 04, 2013 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo, vc está no caminho, mas ainda muito receoso, a caliandra é muito resistente quanto a poda portanto, não tenha medo de errar, essa sua planta já é um Moyogi, lindo por sinal, desde que vc conduza da maneira correta, em 3 ou 4 anos poderá vir a ser um lindo bonsai. Pense que a estrutura primária deverá ser bem simples mesmo, como o pessoal já colocou anteriormente...3, 4 ou no máximo 5 galhos saindo do tronco principal, para formar os galhos primarios, depois em um segundo momento, após um ano, na segunda intervenção, todos os brotos devem sair desses galhos primários, devendo eliminar os novos que saírem do tronco principal e assim vc vai compactando a copa. Segue abaixo uma sugestão que faria se fosse minha.

Se pretender uma planta mais baixa, o galho em verde poderá ser o novo ápice, é só retirar acima dele e deixálo desenvolver um 4º galho, seria bem interessante também.

Boa sorte.

Abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: