Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 2:40 am Assunto: Serissa evolução 06/2012 a 09/2013 |
|
|
Boa noite amigos
seguem fotos da minha serissa. Deve ter em torno de 4 pra 5 anos. Essas fotos são de 06/2012 a 09/2013. Nem lembrava dela como mudinha, quando vi as fotos achei que foi um belo desenvolvimento. Fiz recentemente um falso transplante para esse vaso.
Será que na mamadeira ela engrossaria muito mais o tronco do que já está? Para o tamanho dela creio que ele ainda esteja um pouco fino.
Sugestões são bem vindas quanto a estilização também.
abraços
andré |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 24, 2013 8:31 am Assunto: |
|
|
Evoluiu muito bem. Gostei muito da planta. Parabéns. _________________ "O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê" (Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 9:31 am Assunto: |
|
|
Põe no chão ou num vaso enorme que ela engrossa bem rápido! E realmente, tá precisando. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 11:31 am Assunto: |
|
|
Ola andre,
Gostei dela como esta, sempre vejo exemplares desta especie com troncos finos.
A delicadeza das folhas miudas nos permite o cultivo de plantas mais finas, com aspectos mais femininos.
Com o cultivo adequado e adubacão farta o tronco vai ganhar calibre aos poucos e a conducão sera mais caprichada.
Parabens, o antes e depois nos mostra o cultivo certo. |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 11:58 am Assunto: |
|
|
tá ótimo! também prefiro tronco fino. Sem falar que engrossa razoavelmente bem em vaso a Serissa... Mas já que fez o falso transplante, espere um ano para ver o desenvolvimento, tire uma foto e compare para ver se vale a pena colocá-la no chão ou um vaso grande... |
|
|
 |
Luni
Registrado: 14/07/11 Idade: 37 Mensagens: 93 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 12:00 pm Assunto: |
|
|
tá ótimo! também prefiro tronco fino. Sem falar que engrossa razoavelmente bem em vaso a Serissa... Mas já que fez o falso transplante, espere um ano para ver o desenvolvimento, tire uma foto e compare para ver se vale a pena colocá-la no chão ou um vaso grande... |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 3:27 pm Assunto: |
|
|
Bela planta e igual condução, mas se minha eu encurtaria bastante os galhos e a altura da planta, ficando o conjunto mais armonico com a espesura do tronco, podaria na altura do quarto galho e faria um apce bem baicho.
A planta não deicha de estar linda, mas esta é a minha opinião.
Grande abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 4:13 pm Assunto: |
|
|
ANDRÉ_F não me acerto com as serissas, acabei dando todas que eu tinha. Mas nenhuma das minhas sequer chegou aos pés da tua, muito bem conduzida! |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 7:18 pm Assunto: |
|
|
Achei linda...acho q não colocaria ela no chão ou na mamadeira... parabens....ela tem quanto tempo ao total sabe me dizer? _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 9:36 pm Assunto: |
|
|
Muito boa evolução!!!! Não sei se é impressão minha por causa do foto, mas parece que a planta tem formato bidimensional e não tri, se for isto mesmo como ela ainda não está muito grossa poderia ser resolvido com aramação e tração dos galhos para os lados.
Parabéns!!Adquiri uma este ano, mas ainda está com pouca compactação, espero que fique como a sua!!!
Abraço |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Set 24, 2013 11:15 pm Assunto: |
|
|
Gilson, sabe que me passou a mesma impressão!
Mas André, não é crítica, muito pelo contrário amigo, é inveja! hehehe!
Assim como Arzi citou, nunca me dei bem com serissa e acer, mato todos!
Muito bem conduzida!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 8:28 am Assunto: |
|
|
Gostei do desenho da planta mas na minha tosca opiniao, eu deixar crescer livre por um tempo e depois retornaria os cortes a este mesmo desenho, assim ela teria melhor calibre no tronco e galhos primarios....
Especie fantastica, aprendi com elas que com solo muito bem drenado e organico, desenvolvem que é uma loucura, com muito adubo organico nada de quimico...... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 9:28 am Assunto: |
|
|
Diego Santana como andam tuas plantas meu amigo? |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 1:05 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, infelizmente muito largadas, andei postando algumas novas planta no forum na parte evoluçao... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
ANDRÉ_F
Registrado: 26/02/13 Idade: 43 Mensagens: 75 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Set 25, 2013 5:12 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde amigos, obrigado pelas sugestões, todas são bem vindas...
respondendo algumas questões:
1 - Gilson e Renato: seguem as fotos abaixo. Eu ainda tenho certa dificuldade em dar o movimento de "mão aberta" para os galhos, talvez por isso a impressão de vcs. E como ela estava ficando na casa da minhã mãe, não foi rodada e cresceu só para o lado que tomava sol. Ainda falta um refinamento nela que deve ficar pro ano que vem.
2 - Sobre o tronco: apesar de gostar de troncos mais grossos, tb gostei muito do aspecto dela assim, por isso a curiosidade de colocar num vaso definitivo (ou provisório...rsrs). Vamos testar se ela mantém a velocidade de crescimento.
3 - Diego: O substrato dela foi uma mistura "especial" de 50-50 de areia grossa e terra curtida das hortas da minha mãe. Ela sempre joga restos de frutas e verduras num canto do quintal e de tempos em tempos dá uma revirada. Sempre tenho usado essa terra com bons resultados.
OBS: acrescentei nela hj uma fitinha vermelha pra tirar o quebrante...rsrsrs
brincadeira
abraço a todos, fiquem com Deus!!!
 |
|
|
 |
|