Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Out 06, 2013 2:30 pm Assunto: Como manter o substrato umido? |
|
|
Vou viajar por 28 dias no final do ano e estou com medo das minhas plantas morrerem.
Meu filho vai ficar, mas ele não terá como molhar durante o dia caso esteja muito quente e às vezes ele precisa ficar mais de um dia fora, o que será um problema sendo o pico do verão.
Já pensei em fazer um sistema de irrigação, mas estou com medo de que possa ocorrer uma falha, visto que terá que ser um sistema artesanal.
Estive pensando também em colocar por sobre o substrato de cada vase esfagno, da mesma forma que as lojas colocam quando vão enviar uma planta pelo correio.
Vocês acham que o esfagno pode resolver o problema? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Out 06, 2013 10:35 pm Assunto: |
|
|
Denis, de fato se tem quem vai molhar todo o dia, ou mesmo que fique dois dias sem ir, é mais seguro do que um sistema de irrigação que pode sim dar pane por motivos diversos... o esfagno ajuda sim a manter o substrato úmido por mais tempo, dependendo da quantidade até mesmo para dois ou mais dias, dependendo também do calor e umidade relativa do ar do momento. Creio que se tens quem vai todo o dia mesmo que as vezes falhando um dia e indo somente no dia seguinte, esta seja a melhor solução.
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 12, 2013 6:53 am Assunto: |
|
|
Estive vendo uns sistemas de gotejamento, mas tenho uma dúvida.
Como não tenho uma torneira perto das plantas, estava pensando em usar uma bomba de aquário. Será que a pressão/vazão de uma bomba de aquário é suficiente para os gotejadores?
Alguém já experimentou? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 13, 2013 7:28 am Assunto: |
|
|
Obrigado Joicimar.
Já tinha visto o seu post. Muito bom por sinal.
A minha dúvida é se o gotejador vai operar com a pressão de uma bomba de aquário, pois não tenho uma torneira próximo às plantas.
Você saberia dizer? _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Out 14, 2013 9:03 pm Assunto: |
|
|
Denis, depende a bomba de aquário. Existem bombas de aquário bem grandes e com bastante pressão. A questão é ver a bomba em si pois cada uma coloca a água a uma determinada "altura". Daí vai ter que analisar a vazão, que é proporcional a altura que a bomba tem que toca água. Exemplo: Tenho uma bomba de vazão 1000 litros hora. Porém são 100o litros hora ao nível dela. A 80 cm a vazão baixa para 800. A 120 cm a vazão cai a 600. Chegando a 160 cm com vazão próxima de zero. E mais que esta altura ela não coloca água. É isso que tem que ser visto.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 14, 2013 10:18 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio. Vou verificar. _________________ Um abraço
Denis |