|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sex Out 04, 2013 12:16 am Assunto: Azevinho - Ilex aquifolium |
|
|
Boa noite à todos!
Sempre gostei dos cartões de natal antigos, principalmente os europeus onde aparecia uma planta,
que eu achava ser Espinheira-santa. O detalhe é que eu nunca havia visto uma espinheira-santa com frutos para provar que era o mesmo.
Mais tarde descobri ser um azevinho ou Ilex aquifolium, árvore que hoje, na Europa, tem a extração proibida em seu habitat natural.
Somente as criadas para a venda podem ser comercializadas...
Tentei a compra pela net de algumas sementes mesmo sabendo que a germinação pode durar até dois anos!!!
Entretanto, fazendo uma visita num horto, de beira de estrada acabei me deparando com um.
Quase não acreditei e acabei comprando uma planta que calculo deva estar com uns 15 ou 20 anos. É uma muda feminina.
Estava à 4 anos no horto e nunca foi retirada do pote.
Possui 9 cm de circunferência logo acima das raízes e cerca de 122,00 cm de altura.
Trago fotos para receber opiniões de vcs. Ela provavelmente sofrerá uma poda drástica no galho maior.
Mas gostaria de umas dicas sobre o local a ser feito.
É melhor alguém com olho mais treinado certo?
Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Abraço a todos! _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
izaias catelli
|
Enviada: Sex Out 04, 2013 9:14 am Assunto: |
|
|
Olá Seph, que tal, invés de poda drástica, umas alporquias para produzir mudas? |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 43 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Sex Out 04, 2013 11:56 am Assunto: |
|
|
Bela historia! Acompanhando. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 04, 2013 1:47 pm Assunto: |
|
|
Opa, Izaias catelli!
Na real, até me ocorreu efetuar estaquia com as estacas retiradas da poda radical.
Não pensei em alporquia...não sei por qual motivo, mas eu sempre esqueço isso.
Somente lembro depois do corte rsrs. Mas pode ser uma boa idéia sim...
Preciso ver se a espécie aceita alporquia.
Nas minhas pesquisas, o que sei é que a planta tem crescimento lento,
sua madeira é extremamente dura, aceita bem o frio e o calor...
Outro detalhe é que serão produzidas outras plantas femininas, em caso positivo.
O azevinho é uma planta dióica, feminina ou masculina, sendo que somente a feminina produz frutos (bagas)...
sendo que essa está produzindo, entendo que lah no horto existe uma planta masculina portanto.
Então reservei-a com o horto...
Masculina é a de cima, feminina embaixo.
Enquanto surgem mais ideias, vou pesquisando sobre a alporquia... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Sex Out 04, 2013 2:03 pm Assunto: |
|
|
Bela história e belo material, mas se minha eu me aprofundaria no estudo da espécie para após intervir, facilitando a reprodução e a melhor condução.
Abraço _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Out 10, 2013 10:15 am Assunto: |
|
|
Seph1903 pesquisa sobre a espinheira santa, também conhecida como sincho (Sorocea bonplandii) espécie nativa nossa aqui no RS, ameaçada de extinção e com folhas semelhantes, é outra espécie mal aproveitada por nós.
Foto da internet. |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 10, 2013 10:38 am Assunto: |
|
|
É verdade, Arzivenko...
As duas plantas são bonitas, com uma diferença:
a Sorocea pode ser utilizada como chá e o Ilex é tóxico.
Claro que é necessário várias sementes, mas ninguém quer arriscar...
realmente a espinheira era mais comum, encontrávamos nos campos e agora é bem mais rara...
Em Portugal, um pássaro conhecido como melro come as sementes que o auxilia na digestão.
Por aqui, a espinheira-santa usamos no chimarrão. Ou será que nós somos como o melro? Hahaha
Como dia a piada, "comemo abelha!"... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
izaias catelli
|
Enviada: Qui Out 10, 2013 7:55 pm Assunto: |
|
|
Eu tinha uma muda de uma árvore, também de Portugal, frequentemente confundida com o azevinho devido a semelhança das folhas. Era a azinheira, uma espécie de carvalho. Mas morreu. Tenho vontade de conseguir outra igual. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|