|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Out 15, 2013 12:55 pm Assunto: |
|
|
Em particular, eu prefiro esperar que os galhos lignifiquem e engordem um pouco para apos selecionar os melhor posicionados, eu esperaria para o ano que vem, quanto as sicatrizes, elas serão tão pequenas que em meses somem.
Abraço. _________________ "Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação." |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 38 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Out 15, 2013 9:41 pm Assunto: |
|
|
Estou com uma na mesma situação...mas o único estilo possível para a minha seria um hokidachi...mas o crescimento tem sido lento....
Olhei pra essa sua planta e se fosse minha, faria algo assim.
E trabalhar o nebari também!
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qua Out 16, 2013 9:51 am Assunto: |
|
|
Obrigado amigos! Gostei muito da ideia Victor, deu uma noção boa, obrigado pela projeção! _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 22, 2013 9:30 am Assunto: |
|
|
Decidi seguir o sugerido, vou esperar um pouco, deixar os ramos lignificarem e, nesse meio tempo, colocar ela em um solo bem adequado para permitir o crescimento. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 22, 2013 8:36 pm Assunto: |
|
|
Opa Galera! Valeu...que bom que curtiram...agora é isso aí mesmo: esperar eles crescerem uns 10, 15 cm...e começar a trabalhar!
Abraço rapaziada! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Out 23, 2013 10:10 pm Assunto: |
|
|
Matheus, belo material!
Vai dar um lindo tronco duplo.
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 24, 2013 9:25 am Assunto: |
|
|
Valeu Renato! Muita paciência pra fazer tudo certinho agora!
Abraços _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
|
|
 |
jcmorosky 2.o PASSO

Registrado: 09/05/07 Idade: 48 Mensagens: 251 Localização: Vila Velha - ES
|
Enviada: Sex Out 25, 2013 3:08 pm Assunto: |
|
|
A princípio eu tinha imaginado o mesmo que o criador do tópico pensou, mas quando vi a sugestão do Claudio Soares II.. achei senssacional!
De qualquer forma, acredito que saia um belo exemplar daí. _________________ E vamos tentando aprender alguma coisa...
Forte abraço a todos.
Julio Cesar Morosky Filho |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Out 25, 2013 3:49 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde, amigos ..
Gostei muito da projeção do Victor tb, mas se me permite algumas considerações.
Vamos comparar a foto e a projeção:
Bom, a meu ver será preciso cortar o tronco mais fino , na altura dos primeiros brotos, depois manter o primeiro broto a direita do tronco grosso livre, sem podas para que engrosse o suficiente dando proporcionabilidade a todo projeto ..
Deverá escolher um outro broto para conduzir como apce, selecionando apenas mais 2 ou 3 dos atuais, finalizando todo o projeto com não mais que 5 ou 6 destes brotos que serão os galhos principais ...
Lembrando que jabuticabeiras em patamares não são naturais o que depõe contra, mas não torna menos bonito, apenas anti-naturais...
Por outro lado, o velho e bom estilo hokidashi com tronco duplo, copa frondosa , cheia , meio arredondada, como comumente vemos nos sitios e quintais seria bem mais natural e pratico de se conseguir ...
Lembro tb que nebari em mirtaceas é coisa dificil de se conseguir a contento .. posto que ao irmos em busca das raizes nos deparamos com a conicidade invertida ...
Claro que em qualquer dos projetos os brotos dentro da forquilha devem ser eliminados de pronto, canalizando energia para os definitivos ...
A ultima palavra, assim como a planta são unicamente suas...
Paciencia e boa sorte. |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 27, 2013 12:10 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Bonsérgio
Um hokidashi com tronco duplo ficaria bem interessante também e mais natural do que o meu projeto. Como disse, tenho uma aqui que fiz uma poda drástica, e o único estilo que me sobrou foi o bom e velho hokidashi. hehehe
Também tive problema com as raízes dela. Mas ao longo de dois anos consegui ir trabalhando ela, expondo-a vagarosamente e acredite se quiser, hoje ela é a parte mais bonita da minha jabu. O Matheus poderia dar uma escavada para ver como está o nebari dela, heim?
Grande abraço pessoal!  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 29, 2013 6:06 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas opiniões amigos. Realmente andei pensando sobre o que está sob a terra, e fiquei com medo de definir uma frente agora por exemplo e depois descobrir que o nebari não ser harmoniza com essa frente. Acredito que o mais acertado agora é trocar esse substrato, que está bem compactado e já aproveitar para descobrir o nebari.
Quando à eliminação dos brotos do lado interno, eu posso usar um deles para o ápice ou seriam melhores os posicionados no exterior?
Realmente o hokidashi é de se considerar, podendo também ser obtido em menos tempo do que o projetado pelo Victor, acredito eu. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|