| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 12:28 am Assunto: |
|
|
| AdrianoOliveira escreveu: | Edson,
Poderia explicar para os amigos como foi a florada? Floresceu espontaneamente ou você provocou estresse hídrico?
Abs
--Adriano |
Estresse hídrico pode provocar florada? é seguro?[/url] _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 10:42 am Assunto: |
|
|
Victor, a desfolha ocorreu naturalmente, mas acabei tbem eliminando algumas folhas que insistiam em ficar
Bruno, como disse antes, não provoquei o stress hidrico |
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 11:31 am Assunto: |
|
|
| Edson M. Mori escreveu: | Victor, a desfolha ocorreu naturalmente, mas acabei tbem eliminando algumas folhas que insistiam em ficar
Bruno, como disse antes, não provoquei o stress hidrico |
Sim entendi, apenas tive duvida se o mesmo poderia causar floração. _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 13, 2013 2:17 pm Assunto: |
|
|
Muito bom, Victor! Uma beleza! Então, para reduzir as folhas eu uso a seguinte técnica:
Sempre que nascem os pares de folhas, eu fico de olho onde nascerão mais um par nas axilas anteriores. Isso acontece em todos os galhos . Tão logo nasçam eu podo aquele galho logo acima desse parzinho de folhas pequenas. Assim tenho conseguido folhas não tão pequenas mas bem menores.
Abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 38 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Out 14, 2013 10:58 pm Assunto: |
|
|
Boa noite grande Elio.
Sensacional este bonsai da foto. Acho que ele coloca abaixo aquela teoria de que "bonsais com folhas maiores precisam ser mais altos".
Acho que o Ipê do Edson teve uma desfolha natural, porque ele floriu. Pois como vemos na natureza, quando o Ipê dá flores, a folhagem desaparece.
..
como isto é meio raro no bonsai, acho que temos que usar um método mesmo.
Elio, estou tentando visualizar aqui a sua técnica, mas está meio difícil..
Vamos lá, a folha do Ipê é constituída por um conjunto de cinco folhas, correto? as folhas de trás são menores e quando brotam, estas costumam a nascer na mesma "altura" e em direções opostas. Pelo que entendi, você corta a folha da ponta, aquela maior..é isso? Corrija-me se eu estiver errado..hehehe. Outra coisa, que pensei...desfolhando-o completamente na primavera, tentando imitar o que ocorre na natureza,..será que ajudaria no aparecimento de flores?? Sei que uma das coisas que influenciam no aparecimento das flores é a profundidade do pivotante...então acho que minha teoria é meio furada..hehehehe
Enfim..termino minhas filosofadas por aqui! hehe
Grande abraço! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 15, 2013 5:34 pm Assunto: |
|
|
| Victor escreveu: | Boa noite grande Elio.
Sensacional este bonsai da foto. Acho que ele coloca abaixo aquela teoria de que "bonsais com folhas maiores precisam ser mais altos".
Acho que o Ipê do Edson teve uma desfolha natural, porque ele floriu. Pois como vemos na natureza, quando o Ipê dá flores, a folhagem desaparece.
..
como isto é meio raro no bonsai, acho que temos que usar um método mesmo.
Elio, estou tentando visualizar aqui a sua técnica, mas está meio difícil..
Vamos lá, a folha do Ipê é constituída por um conjunto de cinco folhas, correto? as folhas de trás são menores e quando brotam, estas costumam a nascer na mesma "altura" e em direções opostas. Pelo que entendi, você corta a folha da ponta, aquela maior..é isso? Corrija-me se eu estiver errado..hehehe. Outra coisa, que pensei...desfolhando-o completamente na primavera, tentando imitar o que ocorre na natureza,..será que ajudaria no aparecimento de flores?? Sei que uma das coisas que influenciam no aparecimento das flores é a profundidade do pivotante...então acho que minha teoria é meio furada..hehehehe
Enfim..termino minhas filosofadas por aqui! hehe
Grande abraço! |
Vitor o que vc está imaginando não é uma folha com 5 folhas. É uma folha com 5 pontas. Folha espalmada! Quando nascem 2 dessas, depois mais, duas, depois mais duas....entre as primeiras duas nascem mais duas pequenas. É hora de cortar as demais.
Outra coisa, Ipê não se desfolha, deixa a natureza fazer isso. E ela faz no inverno. Na primavera já vem folhas novas e tem que deixar. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 38 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Ter Out 15, 2013 7:54 pm Assunto: |
|
|
Opa Elio! Folha espalmada, foi isso que tentei explicar..hehehe!
Mas agora consegui pegar o que você está falando. A minha ainda não está nessa fase. Ainda estou formando o tronco. Mas tenho me informado sobre ela!
Obrigado pela atenção!
Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 30 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qua Out 16, 2013 6:08 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos, consegui este tamanho de folha desfolhando, transplantando e cortando as ponteiras ao mesmo tempo:
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 16, 2013 7:34 pm Assunto: |
|
|
| Victor Ghirotto escreveu: | Olá amigos, consegui este tamanho de folha desfolhando, transplantando e cortando as ponteiras ao mesmo tempo:
 |
Ótimo enfolhamento, Victor! Parabéns! Mostra a planta inteira pra nós! _________________ Elio
|
|
 |

|
Enviada: Qua Out 16, 2013 9:14 pm Assunto: |
|
|
Elio, obrigado, os amigos do bonsai do interior paulista me ajudaram com ele, mas acabei abandonando a projeção inicial, desaramei e imaginei uma árvore mais natural da espécie.
Ainda falta muuito pra ela. Coloquei as fotos em outro topico, pra nao atrapalhar o do colega e pra aproveitando, pegar opiniões! Espero que vocês desse tópico também opinem! Obrigado.
Aqui o tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=224861#224861 |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 21, 2013 4:22 pm Assunto: |
|
|
Victor, vi o seu post e tbem faria o mesmo como alguns amigos falaram, ou seja, conduziria a planta como um shohin com as estrutura mais baixa, porque é dificil vc encontrar uma muda com as brotações na parte inferior igual a sua. Se vc for em qualquer viveiro encontrará mudas de ipes com o tronco mais esguio e que poderá servir como bonsai maior.
Finalizando, eu seguiria o que sua muda está te oferecendo.
abraço |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 21, 2013 4:25 pm Assunto: |
|
|
Ah, Victor, vc já conseguiu diminuir as folhas e isso já outro motivo para se fazer um bonsai semelhante ao do nosso amigo Elio
Elio, parabéns pelo bonsai
abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 21, 2013 4:42 pm Assunto: |
|
|
| Obrigado pela opinião, vamos ver como a planta segue. |