|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 11:07 am Assunto: yamadori de acerola |
|
|
Olá pessoal..
Vou postar aqui as fotos de uma coleta que fiz neste ultimo domingo. Uma aceroleira que me chamou atenção em uma data vazia, e a dona permitiu a coleta.
No mesmo dia realizei os trabalhos que verão nas fotos, espero ter feito o melhor, mas como ainda estou aprendendo.... rshehe
Vamos lá.
Ai esta a belezinha (pra mim)rsrsr
A minha ajudante..
frente escolhida
fundo..
frente
fundo
Agora acho que é deixar ela se recuperar neh! Acerola é resistente.
Ainda não tenho um projeto pra ela.
Fui trabalhando de acordo com o que eu percebia que a planta estava oferecendo no momento.
Gostaria de saber a opinião dos colegas e as sugestões para o futuro desta planta.....
Abraços. _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 11:48 am Assunto: |
|
|
Nivorley,
Muito bom o material, mas essas podas não ficaram boas na minha opnião, tenta imaginar quando ela já estiver cicatrizada, vai ficar uma marca de corte quadrada...
talvez de pra acertar com durepox, mas em uma cicatriz deste tamanho, vc corre serio risco não fechar totalmente deixando o durepox a mostra.
talvez uma outra opção sejá embutir um jim ai.
com um material desse porte é recomendavel antes de efetuar intervenções analisar bem as opções, não eliminando alguma coisa que possa ser usada antes de ver algumas possibilidades de trabalho..
bom, na minha opnião vc vai ter que contornar o problema que esses cortes trouxeram.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 12:33 pm Assunto: |
|
|
Vejo um moyogi nele!
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 12:38 pm Assunto: Re: yamadori de acerola |
|
|
Boa tarde, Nivlrley eu concordo com o amigo Filipe porém eu optaria em corrigir os cortes agora já que acerola se recupera maravilhosamente bem e assim o projeto da planta não tenha esse impesílio no futuro proximo!! |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 2:34 pm Assunto: Re: yamadori de acerola |
|
|
Acho que o Felipe falou uma coisa certa, tenta fazer esse corte vindo na diagonal pq no futuro não vai ter problemas com ele!!! O corte ta muito Seco (reto) ....
É um otimo material vai na fé  |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 4:04 pm Assunto: |
|
|
E se fizer um corte mais ou menos assim... seria a esse corte que vc esta se referindo Felipe ?
Tinha pensado em, com o galinho de cima do risco preto, fazer uma copinha que escondesse o corte, e o galho que sai no pedaço que ta riscado pra tirar outra area de massa verde.
Errei em cortar demais, mas nem tudo esta perdido... rsrs _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 5:36 pm Assunto: |
|
|
não vamos cometer o mesmo erro duas vezes né!?
não se precipite, deixa rolar do jeito que esta por hora, pelomenos até mais gente postar.. assim vc terá mais opniões e consiguira decidir com minimo de possibilidade de novo equivoco.
vai que alguem tem uma perspectiva diferenciada para a arvore!
EEu acho que pode ser que o Laudir tenha razão, é bem possivel que vc tenha que refazer boa parte do tronco tambem... infelizmente.
porem, ainda creio que de pra aproveitar a parte de cima fazendo uma alporquia.
recomendo caltela, espra pra ver oq a galera diz.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 11:47 pm Assunto: |
|
|
Também vejo um moyogi, acho que é bem mais promissor. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Ago 31, 2011 7:39 am Assunto: bonsai |
|
|
É aquele velho ditado: "o que não tem conserto, consertado está!!", rss. Como frisaram todos, repiso o mesmo: o ideal teria sido manter a planta como estava, para que apenas depois do primeiro ano de cultivo, após a recuperação (yamadori), vc então buscasse parametros para estabelecer qual estrutura seria mais adequada adotar. Eu, por exemplo, teria feito madeira morta (shari e jin) no segmento de tronco da direita, mantendo intacto o tronco da esquerda, que apresentava mais qualidade material com que formar um lindo bonsai.
Bem, agora resta corrigir esse percalço. A sugestão do Laudir coincide com a minha, mas com ligeira diferença: a frente da planta. Enquanto voce e os demais optam por uma mudança na estrutura aerea, eu priorizo no sentido de eleger a frente desde já, para a partir disso buscar o que poderia vir a ser melhor na formação estrutural. Essa questão da frente deve sempre ser a primeira coisa que todo bonsaista que realizar retiradas do solo deve observar, pois é a partir da frente que poderemos então dar ensejo as alterações necessárias a serem realizadas, sem risco de erros.
A frente apontada pelo Laudir é a melhor, na minha opinião, vez que permite uma base ampla com um tachiagari (primeiro terço do tronco) com um leve movimento, o que irá agregar maior dinamismo a uma futura condução, independente do estilo eleito. Na sequencia, porém, acredito que a linha de corte não seja no ponto escolhido pelo Laudir, mas sim, em pontos distintos. Primeiro, no lado direito para eliminar o corte que ficou imperfeito e que impede a sequencia de sinuosidade do tronco, interrompendo-a. Em seguida, um corte superior, escolhendo o tronco que se sobrepõe, para usá-lo na formação da condução de uma possível estruturação a ser conduzida com as brotações advindas dessa parte.
Toda e qualquer intervenção, porém, deverá ser realizada não agora, mas apenas daqui a um ano, e apenas se a planta estiver saudável e apresentando brotações vigorosas. Por isso, mantenha um cultivo direcionado a isso, buscando usar da exposição solar diária, ou seja, o dia inteiro em local onde receba luz e calor solar e com rega apenas ao final da tarde, se possível. Adubação só após 60 dias da retirada do solo, sob risco de perda da planta, considerando que a época atual não é a mais indicada para isso, pois ainda estamos no inverno.
Concernente isso, sugiro então os cortes:
Mantive a linha vermelha do corte sugerido pelo nobre amigo Laudir apenas para referencia. A posição do corte sugerido por ele é muito radical e iria causar um grau elevado de dificuldade, por parte da planta, para uma cicatrização total e completa, que poderia levar muitos anos para ser concluída ou, então, jamais ser fechada completamente, por isso não a considero adequada. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 24, 2013 2:19 pm Assunto: 2 anos depois.... |
|
|
Olá pessoal....
Agradeço aos amigos pelas dicas sobre esta planta.
Decidi seguir a orientação do nosso amigo Nicky, e deixar ela "parada" por um tempo. mas fui podando os galhos que iam crescendo.....
Fiquei quase todo este tempo sem postar nada, tb sem trabalhar minhas plantas pq esta envolvido na construção de minha casa.... agora que terminamos volto me dedicar as plantas, e a participar e acompanhar o forum, pois aprendo muito aqui com os amigos.
Esta aceroleira hoje esta assim:
O que me dizem agora.... _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qui Out 24, 2013 3:34 pm Assunto: |
|
|
A melhor frente ao meu ver, agora é deixar crescer livre para a engorda e educaçao dos galhos...
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Hugo Perticarati 2.o PASSO

Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 24, 2013 9:03 pm Assunto: |
|
|
Mto bacana
O trabalho vai ser bem recompensado!
Eu limparia um pouco o vaso dessas platinhas que vão nascendo... Senão elas vão roubar todos os nutrientes da planta mesmo..
Abs! |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Out 25, 2013 11:37 am Assunto: |
|
|
Depois que os galhos cresceram não ficou aparente os cortes, bom conselho de deixar ela como estava, agora da pra enxergar melhor o caminho à seguir. _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Sáb Out 26, 2013 12:09 pm Assunto: |
|
|
Nivorley, tens um belo material em mãos!
Eu não canso de me espantar. As vezes coletamos ou iniciamos um projeto duvidoso que parece que não vai dar em nada!
Olha o que fizeste até agora com esta acerola. Incrível!
Acompanhando.
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|