FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola de mercado
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Predes

MensagemEnviada: Qui Out 24, 2013 8:01 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:

Como voce fez o replantio, minha sugestão então é aguardar a próxima primavera para efetuar a retirada de todas as folhas, novas e velhas, deixando a planta totalmente nua, de maneira a permitir então um estudo correto quanto ao que fazer na estrutura para melhorar a planta.

Vou seguir a orientação do Nickfury, agora que já estamos na primavera e fazer a desfolha total, e postar uma foto dela para vocês analisarem a estrutura e darem opiniões sobre a poda.
nickyfury escreveu:

O sistema radicular da planta, isto é, o volume de suas raizes, tambem é outro fator a ser analisado antes do plantio, pois que poderia ser melhor distribuído em toda a volta da base do tronco, eliminando as raizes mais grossas e preservando apenas as mais finas, chamadas capilares. Com isso, a planta ganharia melhor estabilidade de crescimento, auxiliando enormemente seu futuro desenvolvimento.

Mecho nas raízes de novo?

Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Belo exemplar, Predes.

Acompanhando.

Abraços.

Obrigado Renato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Predes

MensagemEnviada: Sáb Out 26, 2013 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, acabei de realizar a desfolha e preciso muito da ajuda de voces para a poda, se alguém puder fazer uma projeção, a intenção realmente seria um Hokidashi.

Fotos antes da desfolha:

Fotos Após a desfolha, deixei algumas poucas folhas na parte de cima que será uns galhos que provavelmente não serão aproveitados.

Frente:

Costas:

Vista de cima:
Predes

MensagemEnviada: Sáb Out 26, 2013 10:48 am    Assunto: Desfolha Realizada Responder com citação

Desculpe nao sei pq dessa vez algumas fotos ficaram grandes
Predes

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 8:23 am    Assunto: Responder com citação

Alguem poderia me ajudar com os galhos que deverão ser podados?
Li bastante coisa sobre o estilo hokidashi, mais ainda tenho receio de fazer algo errado
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 30, 2013 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Predes, tudo bem?

Para você fazer o estilo hokidashi, eu acredito que você terá que podar drasticamente o tronco principal, antes dessa primeira quina que ele faz.
Assim sendo sugiro que faça um alporque no lugar antes, porque assim ficará com duas belas plantas.
No caso da 1 planta (hokidashi) eu, inclusive, cortaria todos os galhos, para com as novas brotações selecionar e aramar já no estilo que você almeja.

Boa sorte!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Predes

MensagemEnviada: Qui Out 31, 2013 2:42 pm    Assunto: Responder com citação

Hugo obrigado pela resposta, e pela dica.

o corte deveria ser feito mais ou menos como na imagem abaixo?

[/quote]
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 31, 2013 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo, tudo bem?

Então.. Se você quer o Hokidashi, me parece o único jeito. O tronco principal lá em cima está muito grosso e destoando dos demais galhos.

Além disso ele forma essa quina que não é bem vista no estilo, que prioriza o tronco reto, ou 'levemente' curvado.

Por isso que sugeri também o alporque, assim você não desperdiça a parte superior que também tem grande potencial.

Porém cabe a você decidir se vai levar em frente esse projeto. Um estilo com tronco sinuoso também pode ficar interessante.

Smile abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Predes

MensagemEnviada: Sex Nov 01, 2013 7:41 am    Assunto: Responder com citação

Hugo Perticarati escreveu:
Oi amigo, tudo bem?

Então.. Se você quer o Hokidashi, me parece o único jeito. O tronco principal lá em cima está muito grosso e destoando dos demais galhos.

Além disso ele forma essa quina que não é bem vista no estilo, que prioriza o tronco reto, ou 'levemente' curvado.

Por isso que sugeri também o alporque, assim você não desperdiça a parte superior que também tem grande potencial.

Porém cabe a você decidir se vai levar em frente esse projeto. Um estilo com tronco sinuoso também pode ficar interessante.

Smile abraços!

Bom dia Hugo, como não tenho muita experiência, eu não tenho noção de qual estilo seria o mais interessante para esta planta, pelo que li sobre hokidashi é algo bem trabalhoso e que demanda muito tempo e uma certa experiência.
Se um estilo com tronco sinuoso for mais adequado para a situação da planta e teoricamente for mais "Fácil" de se conduzir eu aceitaria sem problemas.
Sei que quando se trata de Bonsai nada é fácil e requer muita paciência, mais realmente estou disposto a levar em frente este projeto da melhor forma possível dentro das minhas limitações.

Obrigado mais uma vez
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 05, 2013 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Predes, tudo bem?

Com relação aos estilos, separei umas imagens, quem sabe ajuda né?

Hokidashi

Como você pode ver nas imagens, esse estilo consiste de um tronco único, no qual suas bifurcações partem quase todas na mesma altura do tronco principal.
Suas ramificações secundárias tem, mais ou menos, a mesma espessura, assim como as terciárias, etc.
O tronco principal, raramente tem curvatura, pelo contrário, procura-se que ele seja o mais reto (sólido) possível.

Moyogi

Nesse estilo, a principal característica é a sinuosidade do tronco. Os galhos secundários partem de alturas distintas no tronco principal.
E diferentemente do hokidashi, os galhos secundários devem ser mais grossos próximos ao solo e gradualmente afinando até ao ápice da árvore.
Os galhos secundários devem sempre nascer na parte 'externa' da curva do tronco, evitando os que crescem na parte interna.

Sua Planta

Com relação a sua planta agora, acredito que os dois estilos possam ser aplicados.
Vou tentar explicar os dois caminhos agora:

Hokidashi

Não vejo outra opção a não ser a poda drástica no ponto que já tínhamos conversado. Após a poda drástica, deixe os brotos crescerem livremente por pelo menos 6 meses.
Aí, você poderá selecionar uns 4 ou 5 galhos novos para fazer os galhos secundários. Após um ano da poda drástica, você pode podar 'drasticamente' os galhos secundários, para ganhar ramificação e conicidade.
Importante nessa época após a poda aramar os galhos para a posição desejada. Assim, ano após ano se repete o processo, para ir obtendo os galhos terciários, etc e ir refinando a copa da planta.

Moyogi

Para fazer nesse estilo, acredito que deva ser feita uma poda segundo a imagem abaixo.

Enfim..

Veja bem, é apenas minha sugestão =] E me desculpa a 'tosqueira' dos desenhos hahahaha

Veja qual estilo te agrada mais e se meus projetos te ajudarem de alguma forma ficarei feliz.

Grande abraço amigo! Qualquer coisa estamos ai!
Predes

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2013 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Hugo....Sensacional cara, muitissimo obrigado
Me ajudou muito, e com certeza irá ajudar muitos outros.
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 12, 2013 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Que bom que ajudou cara =]

Vai postando as atualizações para gente ver!

Grande abraço!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para: