|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Out 30, 2013 7:54 pm Assunto: Jabuticaba 01 |
|
|
Olá amigos,
hj comprei uma bela Jabu Sabará no CEAGESP aqui de Sorocaba... estou empolgado pois sempre foi uma das minhas metas ter uma Jabu na coleção que estou começando, começando mesmo, a preparar...
Como sempre gostaria do auxílio dos senhores com relação a planta...
abaixo algumas fotos:
Geral:
Copa, Jabu dá alporquia?? acho que teria uma bela planta aqui...
Base do tronco, que lado usar como frente, que altura cortar... gostaria de seguir um estilo bem natural da planta, como vemos na natureza, mas estou aberto a sugestões...
 |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Out 30, 2013 8:10 pm Assunto: |
|
|
Bela planta.
O Joycimar teve sucesso em uma alporquia de jabuticabeira. Dá uma olhada no post dele. _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 31, 2013 6:03 am Assunto: |
|
|
Fala Denis,
vi o post do Jocimar... 6 meses... muito tempo não... e pelo o que vi, me parece que o caso dele não é comum... vi relatos de pessoas que falaram em 1 ano...
bom, acho que vou deixar a alporque para lá... ma obrigado pela dica...
agora estou em dúvida com relação a poda drástica... vi diversas informações divergentes sobre a época, alguns dizem que seria no início da primavera, outros que no outono pois a planta tem crescimento vigoroso no inverno (achei estranha esta última informação)...
também tenho dúvidas se posso transplantar para uma bacia grande, cortando raízes pivoltantes e ao mesmo tempo realizar a poda drástica???
bom é isso, abraço |
|
|
 |
Matheus Falcão 1.o PASSO

Registrado: 13/02/13 Idade: 31 Mensagens: 162 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Qui Out 31, 2013 6:49 pm Assunto: |
|
|
Olá Clayton, a alporquia na jabuticaba é algo que não compensa, a chance de perder tempo é muito grande.
Quanto às suas perguntas, pode sim fazer a poda das raízes (incluindo a pivotante) e a poda drástica ao mesmo tempo, foi exatamente o que eu fiz com a minha (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23735).
Quanto ao recipiente fica à sua escolha, chão é sempre melhor, mas uma bacia grande com furos nas laterais e no fundo também é uma boa opção para permitir um crescimento vigoroso, com um solo bem drenante.
Espero ter ajudado, abraço. _________________ Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz Funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar.
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar" |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Out 31, 2013 8:21 pm Assunto: |
|
|
Estou treinando uma acerola em um estilo um tanto inusitado.... Vou postar fotos depois, pra você dar uma olhada...Pois essa sua jabu é muito habilitada pra esse estilo mais alto... |
|
|
 |
Clayton 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 01, 2013 6:43 am Assunto: |
|
|
Olá gente,
Fala Matheus, bela planta a sua... vou seguir sua dica então... valeu
E aí Victor, posta sim, sempre é bom uma padrão visual para consolidar uma idéia...
Abraços |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sex Nov 01, 2013 11:04 am Assunto: |
|
|
Aqui está a foto como prometido Clayton, falta muita coisa nela, mas dá pra vc ver o estilo... vou fazer uma copa triangular lá em cima... aí fica com aparencia de jequitibá na natureza... mas é só uma sugestão, muitos não gostam.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|