Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Set 20, 2013 6:48 pm Assunto: Projeto: Yamadori de Acerola Antiga - Corte - (Ajuda) |
|
|
Boa noite pessoal!
Gostaria que avaliassem a viabilidade do meu "projeto" para retirar esse pé de acerola! Minha maior dúvida seria a altura de corte e a posição do corte, reto ou inclinado (fiz os traços em azul e vermelho).
Vamos lá:
1) nesse momento ela se encontra assim:
Pretendo fazer algo nesse estilo, então fiz essa projeção aqui:
(Se alguém tiver outra sugestão ou opinião...por favor, gostaria de ouvir)
O corte seria mais ou menos aqui?
Corte sobreposto o desenho:
Sei que dará um trabalho danado resgatar essa bichinha, suas raízes devem estar muito profundas. Vocês me aconselham transplantá-la em areia para uma recuperação de raízes ou direto já em um substrato?
Por favor...qualquer sugestão será bem-vinda!
Gostaria também de avisar aos amigos do fórum que daqui uns 2 meses (mais ou menos quando estarei removendo umas alporquias) ) terei outro "yamadori" deste mesmo porte para remoção e gostaria de trocá-lo por outra planta. Se alguém tiver interesse, me avise!
Desde já agradeço!
Abraço! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Sáb Set 21, 2013 1:05 am Assunto: |
|
|
Jocimar
A dica é sempre fazer o corte perpendicular ao tronco, para produzir a menos seção transversal possível, depois com as novas brotações e com a determinação do novo ápice, você melhora o corte e o ângulo.
Esta matéria explica bem:
http://bonsaijournal.com/beginners-trunk-chop-101.php
Eu também cortaria um pouco mais baixo (a uma altura entre 3 a 4 vezes a largura maior do tronco), mas nada impede de você mais para frente cortar novamente na altura que desejar. Só não dá para colar depois, caso corte muito baixo...  |
|
|
 |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Sáb Set 21, 2013 4:04 pm Assunto: |
|
|
Ela tem um ótimo nebari, a projeção tá legal também, e o corte é como o amigo falou... corta perpendicular [e aconselho a cortar um pouco acima de onde vc deseja] que dps vc tem possibilidade de arrumar....
Yamadori de que pra troca? acerola também? |
|
|
 |
Denis Araújo 3.o PASSO

Registrado: 04/01/13 Idade: 64 Mensagens: 452 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sáb Set 21, 2013 6:02 pm Assunto: |
|
|
Também cortaria mais baixo.
Tem excelentes matérias no Bonsaijournal (link postado por prumodeq). _________________ Um abraço
Denis |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 21, 2013 8:49 pm Assunto: |
|
|
Boa noite pessoal! Agradeço a resposta de todos. Foi difícil tirar essa planta do chão hoje, ainda mais com o calor que está aqui no RJ. Amanhã é a previsão é de 39º o que não é muito bom....mas vamos ver se a planta pega. Minha outra acerola já está brotando, em menos de uma semana que eu tirei a alporquia. Desse post aqui >>(http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23772)
Joicimar, usei tiamina nela, mas uma em pó que eu tinha aqui. Tem dado um bom resultado sim!
prumodeq- Obrigado pelo site, vai ser de grande utilidade para as intervenções futuras...
Quanto à altura do tronco pessoal, deixei uma pouco maior mesmo, qualquer coisa futuramente, dependendo de onde brotar, eu diminuo.
Tityus Valeu pelo elogio, e sim...é um yamadori de acerola, mais grosso que esse, porém ele é reto, perfeito para um hokidashi, tem 12 anos.
Enfim, seguem algumas fotos que tirei hoje durante o processo:
Ajeitando as raízes, (muitas já estavam cobertas). Essas mais grossas que futuramente serão um problema...hehehe
A pior parte foi quebrar uma cecetada de tijolo para encher essa bacia...hehehe!
Depois posto uma foto melhor pois já estava escurecendo..
Vamos ver se ela pega!
Abraço galera!  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 26, 2013 6:01 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde amigos
Passando apenas para deixar uma atualização!
Alguns galhos já estão começando a ficar lenhosos
Em breve, estarei mexendo nela!
Abraço  _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 26, 2013 6:05 pm Assunto: |
|
|
Rapaz, eu passaria um bom tempo sem mexer nela. Apostaria numa boa adubação e esperaria mais tempo para fazer alguma intervenção.
No máximo, retiraria alguns galhos que nascem muito próximos do nebari e que são indesejáveis. Fora isso, não faria nada até ela estar com os galhos bem maiores... um mínimo de 6 meses ainda!
Abraços! |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 26, 2013 6:12 pm Assunto: |
|
|
É...tava pensando em selecionar alguns galhos apenas...algo assim...nada muito sério hehehe! Exatamente como você falou...retirar esses que estão próximos ao nebari..
Valeu! _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
Hugo Perticarati 2.o PASSO

Registrado: 18/01/13 Idade: 37 Mensagens: 232 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Nov 26, 2013 9:12 pm Assunto: |
|
|
Ótimo artigo prumodeq! Bem interessante!
E essa acerola vai ficar linda hein Victor
Grande abraço! |
|
|
 |
|