FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

IPE AMARELO ajuda indentificação.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 26, 2013 6:58 pm    Assunto: IPE AMARELO ajuda indentificação. Responder com citação

Hoje ,andando por ai achei um pé de ipe amarelo, mas tenho duvidas se realmente é tem um cachinho de flor nele e esta com umas vagems de sementes e até consegui pegar umas sementes,amanha irei coletar mais algumas e vo tirar fotos para analizar, la pelas 19,30 da noite coloco as fotos

depois vo ve se consigo umas estacas sera que pega com estaca.

amanha irei fotografar a arvore, postarei as fotos apartir das 19:30 se possivel antes um pouco . estarei abrindo um passo a passo como plantar apartir das sementes caso for
Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Dom Fev 02, 2014 9:45 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 26, 2013 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Estou acompanhando Marcelo!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 26, 2013 10:48 pm    Assunto: Responder com citação

Tire fotos detalhadas das flores, frutos, tronco e folhas. Provavelmente é um ipe sim, e com essas fotos q pedi tentarei identificar a espécie. Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 27, 2013 8:38 am    Assunto: Responder com citação

Pelas sementes pode-se opinar que seja ipê. Agora como disse o amigo Victor, mais certo seria colocar todos os detalhes da planta para confirmar, ou ao menos a for... enfim alguma coisa a mais aí. Só pelas sementes não dá para garantir pois existem espécies com sementes muito parecidas.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 27, 2013 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Nas fotos não tive a dimensão certa do tamanho das sementes, mas se forem bem pequenas, deve se Ipê de Jardim, se for, tenho alguns desse. A semente germina fácil e a planta cresce muito rápido, dê uma olhada neste tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=224396&sid=246637a94a711b8bdd93e8a3959c769f
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 27, 2013 10:50 pm    Assunto: IPE DE JARDIM Responder com citação

Me parece segundo o Edson,que realmente é um ipe de jardim,da mesma familia do ipe amarelo.
AS FOTOS SE ENCONTRAM NO INDICE MINHA ARVORE SUA OPINIAO

Seguirei entao o mesmo principio de plantio.

irei relatar passo a passo de como estou fazendo o plantio das sementes
é bom pro pessoal ai ja ter um exemplo de como plantar.

obs nao sei se vai da certo ,estou me baseando no mesmo sistema de outra planta o ipe amarelo ,apostando ter exito por se tratar da mesma familia mas espécies diferentes ok

PRIMEIRAMENTE A AGUA dia 26/11/2013
Enchi um copo de agua ontem a noite ,umas 22:00 mais ou menos no maximo era 22:30 ,mas nao importa muito isto , em fim ficou em descanso desse horario ,até as 16:30 do dia de hoje 27/11/2013
se for usar agua de chuva ou sisterna,nao é nescessário o descanso para tirar o cloro

bom segundo passo hoje as 16:30 27/11/2013 ,peguei um vasinho plastico
parecido com o de danone, um pouco maior e mais fundo
cortei um pedacinho de papel higienico ,podendo ser papel toalha,mas o importante é nao ser perfumado ,tem que ser neutro
coloquei as sementes em primeiro lugar no fundo do vasinho,depois cobri com o pedacinho de papel e coloquei um poquinho de agua, depois disso
coloquei mais uma camada de papel, enchi mais um poquinho e coloquei mais uma para que as sementes fiquem completamente envolvidas e umidecidas,sem que fiquem boiando fora do papel,depois completei o restante da agua

as fotos estao na ordem ,o pedacinho de papel cobrindo primeira camada e a ultima com o potinho cheio sem aparecer as sementes

pedacinho de papel higienico neutro

amanha dia 28/11/2013 irei postar o plantio. adiantado o substrato que vai ser
uma parte de areia ,uma parte de esterco uma parte de humus de minhoca

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Dom Fev 02, 2014 9:46 pm; num total de 2 vezes
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 29, 2013 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que esse tipo de planta dispensa tratamentos como este para a semente germinar... Não estou falando por mal, é que as sementes germinam fácil além de as árvores lançarem quantidades enormes delas que a gente pode pegar pra semear.

Agora acho que todas as suas vão germinar, hehe... Boa sorte.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 29, 2013 2:36 pm    Assunto: sementes ipe jardim Responder com citação

Victor,espero que sim, isto que é tratamento vip rssss

Brincadeiras a parte,eu estou fazendo isto para ver quantas irao germinar
e também para servir de exemplo para outros que queiram usar este sistema.
ontem as 16:00hs plantei, 16 sementes 2 em cada vasinho ,assim que possivel coloco as fotos para acompanhamento. hoje ja fiz a rega das sementes

Continuando a ultima etapa

as fotos mostram o vasinho com 2 sementinhas eu plantei 16 por tanto 8 vasinhos.

meu substrato foi 3 vasinhos de humus 3 vazinhos de areia 3 vazinhos de esterco de curral ,misturei dentro de uma vasilha plastica e fui enchendo os vazinhos. eles sao todos bem furados no fundo,eu usei um ferro de solda para fazer os furinhos.

data correta 28/11/2013 as 16:00

Agora é so aguardar ,assim que elas derem sinal de vida tiro as fotos

希望 (esperança)

Editado pela última vez por marcelo bh em Dom Fev 02, 2014 9:47 pm; num total de 2 vezes
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 05, 2013 9:48 pm    Assunto: ipe de jardim Responder com citação

Bom amigos, essa forma de plantio para esta planta nao da certo
me parece que apenas 1 semente germino e ainda nao tenho certeza se é do ipe ou alguma semente que estava no substrato

hoje fazem 7 dias que plantei.

plantei 16 sementes entao digamos que deu 1% de germinação isso se for
a semente do ipe

meu proximo teste ,sera plantar so na areia sem adubo

depois mando fotos e resultado,vamos ver se da certo

17 12 2013 -----
Aproveitando o topico, nao deu certo mesmo nenhuma vingo.

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: