FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

como fazer alporquia em jabuticabeira?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 25, 2013 10:48 pm    Assunto: como fazer alporquia em jabuticabeira? Responder com citação

Amigos, estou com vontade de fazer uma alporquia em uma jabuticabeira,mas estou com duvida no substrato.

gostaria de saber como preparar um bom substrato para alporquia

e se posso usar o enraizador .

uma outra duvida minha é a época do ano que posso fazer,sei que o ideal seria na primavera,la para setembro de 2014,mas teria alguma chance de fazer antes um pouco ,em que mes voces me aconcelhariam a fazer?
agradeço as opinioes

Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 04, 2014 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo, tudo bem?

A técnica usada você pode conferir no link abaixo..

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22951

Você pode trocar a buxa por um saco plástico e a terra por musgo asfagno se preferir também.

Porém, pelo que tenho visto por aqui, é bem difícil de se conseguir com sucesso em jabuticabas. Tanto alporque quanto estaca são bem difíceis nessa espécie. Mas tem gente que já conseguiu.

Quanto o enraizador é bom usar sim, o superthrive por exemplo.

Grande abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 3:00 pm    Assunto: jabuticaba Responder com citação

beleza Hugo,mais uma vez obrigado pelas dicas, eu vo tentar fazer, vou só esperar a época certa de fazer o alporque ,depois mando as fotos ok

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, quanto a época para alporquia a primavera e também o verão são épocas boas. Isso significa que poderia fazer agora mesmo.
Eu digo poderia porque de fato o sucesso em alporque de mirtáceas e entre elas a jabuticabeira é muito difícil. Estou enfatizando: muito difícil. Não que seja impossível. eu mesmo obtive enraizamento em alporque de jabu, mas foram muitas tentativas, de teimoso, e ainda o único que enraizou levou um ano e meio para formar uma única raiz. Isso que de 3 em 3 meses eu tinha que abrir o alporque para retirar a casca que insiste em cicatrizar. De fato eu fiquei tentando apenas para provar a impossibilidade ou não, pois na época se dizia impossível. Hoje eu digo que é possível mas improdutivo. Se consegue comprar mudas de jabu de bom calibre em viveiros por 20-30 reais. Economicamente não vale a pena ficar insistindo, gastando horas, dias e meses por uma coisa que nem é certo que vai funcionar. O percentual de sucesso é baixíssimo... quando consegue. Agora se quer encarar como um desafio, vai lá faça agora mesmo. Use um enraizador, substrato de esfagno ou mesmo areia grossa pura, o que tiver a mão...(Nas centenas de alporques que já fiz pude notar que o substrato não faz tanta diferença assim num alporque.)
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 11, 2014 10:12 pm    Assunto: jabuticaa Responder com citação

Elio obrigado pelas dicas, acho que seria mais prudente comprar mesmo uma muda ja em desenvolvimento,seria mais custoso fazer esses alporques e ainda contar com incertezas.
assim que eu adquirir eu mando as fotos. a semana que vem irei visitar umas floras grandes que tem aqui em bh e ver o preço das mudinhas.

Por hora tenho 2 mudinhas de amora, que ja vi que enraizaram.

tenho 3 estacas de figo que ate agora tao parados,mas acho que um esta querendo enraiza os outros dois acho que nao vao pega mesmo devido estar fora da época.Na época certa eu faço mais uma estaquinha de figo,pois anteriormente ja tive sucesso com estaca de figo,acho que estas nao deram certo só por que nao fiz na época certa.

abs
Marcelo

希望 (esperança)
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 13, 2014 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Certamente as estacas de figo são bem mais fáceis de se obter mudas. Basta fazer na época certa. No outono/inverno, quando a planta estiver sem folhas, é a época mais adequada para as estacas.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: