|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Josef De Franceschi

Registrado: 29/04/11 Idade: 42 Mensagens: 5 Localização: Santa Maria-RS
|
Enviada: Sex Jan 03, 2014 7:53 pm Assunto: Buxinho - Yamadori |
|
|
Boa noite Srs.
Sempre tive vontade de cultivar um bonsai com tronco e/ou raízes expostas.
Algum tempo, em um canto na casa de meus pais envolto a alguns entulhos tem alguns exemplares de Buxinho, resolvi remover um deles e começar os trabalhos, depois de 3 dias escavando à volta, consegui remove-lo com bastante raízes e ai vi que o material tem muito potencial.
Como é uma planta de uns 20 anos, crescendo sem nenhum trato, fiz alguns procedimentos nela para oq pretendo.
Imagino chegar a um ponto que fique Bonsai Sokan com algumas raízes expostas.
Algumas imagens...
Algumas fotos eu vou sacrificar alguns galhos no alto, deixar com aspecto de envelhecido, lascado!
Deem suas opiniões
Obrigado a todos.
Fico na aguardo |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 08, 2014 4:24 pm Assunto: |
|
|
Josef, é um excelente material. E ao mesmo tempo um certo lamento. O yamadori de buxinho é um dos mais temperamentais. Primeiro ele somente deveria ser feito aqui no sul em final de inverno e não em pleno verão. Aliás, todo yamadori no sul deve ser feito no final do inverno, início de primavera, preferencialmente. E no caso do buxinho esta é quase uma condição de sobrevivência. Outro detalhe é que em buxinho não se pode fazer intervenções tão drásticas de uma só vez, sob pena de perde a planta. O buxinho costuma não brotar em galhos no qual foram retiradas todas as folhas (isso é conceitual, apesar de que este ano recuperei um buxinho de um colega que fez o yamadori de forma totalmente errada e estou conseguindo alguns brotos ao menos nas axilas do tronco dos galhos que foram erroneamente podados.) Outra coisa que não se deve fazer é retirar e passar logo para um recipiente tão baixo e raso, mesmo que o amigo tenha colocado aí um "prolongador" de vaso... Enfim, diante do exposto quero ficar agora na torcida e orações para sua bela planta se recupere. Ao menos até o final do inverno não faça mais qualquer intervenção. A partir do que foi feito, quanto menos mexer, melhor.
Depois comece a baixar gradativamente, podando de forma alternada, galhos sim, galhos não a fim de obter brotação mais baixa. Tenho um que está há 4 anos apenas neste processo de baixar a folhagem, sem que nada foi feito ainda em termos de estilização. Um buxinho bem velho o Tramujas chegou a ficar 7 anos sem intervir na estilização... Se ainda não fez contato, procure aí o pessoal da Confraria de Bonsai Santa Maria que tem gente bastante experiente e pode te ajudar. Qualquer dificuldade me passe uma MP. Aliás o Alexander que é daí estará vindo me visitar na semana que vem. Abraço
Ah, vê se consegue reduzir o tamanho das últimas fotos e postar elas novamente, excluindo as que aí estão, porque além de desconfigurar a página do fórum, fica bem difícil visualizar elas. Valeu! _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|