|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Fev 01, 2014 12:18 pm Assunto: Bouganvillea florida |
|
|
Adoro Primaveras. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Fev 01, 2014 1:12 pm Assunto: |
|
|
Vou colocar aquele segundo galho da direita, mais reto.
Estou esperando as flores caírem. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Fev 01, 2014 10:10 pm Assunto: |
|
|
Linda floração. Muito bom mesmo. Depois que passar a floração pode encurtar um pouco os galhos a fim de compactar um pouco mais. tem que retirar especialmente boa parte daqueles galhos mais altos da esquerda que fogem da triangulação. Esta floração aí numa copa mais densa e triangulada é o sonho de consumo de muitos bonsaístas...Parabéns! _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 9:40 pm Assunto: |
|
|
Os mais experientes me corrijam se eu estiver errado, mas essa planta está bastante fina em relação à altura. Ela precisaria engrossar bastante o tronco pra ficar proporcional. Talvez valesse mais a pena deixar ela engordar uns anos pra chegar num resultado satisfatório, embora os galhos já estejam excelentes. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 9:48 pm Assunto: |
|
|
Paulo você tem razão em sua colocação. Até em função disso eu falava em encurtamento de galhos. Quando não se consegue engrossar o tronco pode-se ir no caminho inverno, diminuindo a copa. Agora, para fazer o engrossamento teria que praticamente iniciar todo um trabalho novamente, retirando deste pequeno vaso, colocando em um recipiente bem grande, dixando galhos de sacrifício crescerem livremente a mais de 1 metro de comprimento e possivelmente perdendo boa parte da estrutura já montada. Por outro lado, temos que levar em conta de que o grande charme da primavera é a sua floração. Se o amigo quiser um bonsai mais técnico vai ter que seguir no caminho do engrossamento do tronco. Se quiser um bonsai apenas de embelezamento bastaria uma pequena edução e compacatação da copa.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 10:03 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas e palavras Elio! Um grande incentivo. Obrigado tb Paulo.
Tenho estudado e "testado" algumas coisas nas minhas primaveras. Em uma delas, fiz furos e inseri galhos novos. Vi em um Blog que isso ajuda a engrossar o tronco. Estou testando em outra e, se der, certo, aplico nessa.
Vou fazer a triangulação da Copa e um pequeno movimento no tronco, após essa floração, que já está no fim.
abs a todos! |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Fev 06, 2014 11:59 am Assunto: |
|
|
Deixar crescer livre para engrossar, com a estrutura já modelada... depois não daria pra recomeçar a partir de uma poda drástica?
A buga no chão brota muito, a estrutura inicial não se perderá, seria uma opção...uns 5 anos no jardim, com muita adubação e poda anual de raízes!
5 anos parece muito, mas o resultado recompensaria a espera!
depois da poda drástica, uma copa se faz em pouco tempo _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 20, 2014 7:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
É preciso que cuidemos de desmistificar certas "crendices" sobre bonsai. Uma delas diz respeito justamente ao fato de que um bonsai para ser bonito deve ter tronco grosso. Bem, como salientou meu nobre amigo Elio Luis, com grande propriedade devo salientar, o mais importante nessa planta é a sua reestruturação aérea, que passa pelo encurtamento de alguns galhos. Graças a essa intervenção simples, a planta irá adquirir um formato mais interessante, sem que, contudo, seja necessário engrossar seu tronco.
Por se tratar de uma florífera, das mais atrativas inclusive, que figura como bonsai até mesmo no jardim imperial em Tóquio, no Japão, podemos garantir que tenha o tronco a grossura ou o tamanho que tiver, o resultado será sempre satisfatório, desde que resguardada a proporcionalidade estética visual da planta, algo que conseguiremos mediante um trabalho constante e sério, na construção de sua estrutura aérea.
Visando aumentar a densificação por exemplo, nessa espécie, é recomendável procedermos a desfolhas regulares, retirando todas as folhas ao longo de um galho qualquer mas preservando as duas folhas na extremidade do galho. Isso estimula o surgimento de novas brotações ao longo do galho, que irão desenvolver galhos laterais (retiramos os excessos e manteremos apenas os estritamente necessários) permitindo a construção de cada galho como se fosse uma mão aberta, com os dedos separados. Cada novo galho obtido dessa forma será então por sua vez trabalhado no mesmo sistema, para criar mais e mais ramificações, o que ao longo dos anos irá porporcionar um aumento qualitativo na densificação total da planta.
Os galhos na parte superior,. por sua vez, devem ser aramados e rebaixados, para criarmos uma copa ligeiramente arredondada. Aqui tb vale o mesmo principio de construção ramificada que citei acima, o que irá aumentar a áera densificada ao longo dos anos. Isso vale para qualquer planta dessa espécie que tenha o tronco a grossura que tiver. Desfolhas sucessivas favorecem redução no tamanho das folhas comuns, mas não completamente das bráqueas (folhas modificadas que ficam coloridas e que são confundidas com as flores). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|