FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaca de FIGO em brotação até que em fim !
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 3:04 pm    Assunto: Estaca de FIGO em brotação até que em fim ! Responder com citação

Bom amigos a meses atraz eu tinha feito 3 estaquinhas de figo,todas nao pegaram, ai fui no sitio do tio da minha esposa e busquei mais 3, todas morreram,ai fui de novo e peguei umas 2 estacas,dessas duas que foi a mais ou menos 1 mes e meio atraz este fim de semana veio a surpresa um belo broto nascendo. vou tirar as fotos, e posto ai para ver as opiniões,mas o broto veio na parte de baixo do tronco,a parte de cima nao broto, e ai vem minha duvida se ainda vai aparecer mais brotos,ou devo serrar a estaca?
logo vou tira as fotos e coloco ai para poderem ver.
mas fiquei contente em ver pelo menos uma estaquinha vinga rss,mesmo correndo o risco da falsa brotação,mas acho que nao é falça esta brotação pois levo mais de um mes pra sair e as outras secaram,eu ainda nao joguei a outra fora,na esperança de ainda poder brota.

abraços
Marcelo

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Seg Jan 27, 2014 7:05 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, a época é um pouco mais complicada para a estaquia. O calor tá muito forte!

Mas vai dar. Deixa elas quietinhas e muita água e sombra.

Abraços.
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 7:14 pm    Assunto: figo em brotação Responder com citação

Beleza Renato,olha eu sei que plantei as estacas numa época completamente fora do tempo ,por isto as outras nao pegaram,mas acho que 1 eu dei sorte, ai esta as fotos do pezinho de figo.

Não mexi na terra para ver se ha raizes,por que fiquei com receio de quebrar alguma raiz se tiver.

o mais engraçado é que a planta escolheu o pior cantinho pra brotar rss
mas o broto esta na estaca,nao veio diretamente da terra.
sera que devo corta a estaca e deixa so o broto ou deixa pra ver o que vai da?

esta foto eu tirei dia 27/01/2014

eu platei esta estaca dia 8 de dezembro de 2013

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)

Editado pela última vez por marcelo bh em Qui Fev 13, 2014 6:43 pm; num total de 2 vezes
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 10:41 pm    Assunto: Figo Responder com citação

Ola Marcelo,olha sou doente por esta planta tenho duas e a epoca mais propicia para realizar este tipo de trabalho é agosto foi pura sorte mesmo ja fiz alguns testes nesta epoca mes passado ate que deram certo mas por falta de cuidado s acabarram morrendo,mas toda experiencia e valida.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 28, 2014 10:51 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo, eu não faria nada no momento.
Deixa desenvolver bem para puderes ver o que vai ser da muda que cresceu.
Pela foto, to achando que não cresceu no tronco, o ramo...

Deixa meio sol, não a pleno sol.

Perdi 5 estacas de certo calibre pois deixei a pleno sol.

Abraços.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 30, 2014 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, de fato a brotação parece estar com vigor, mas com certeza o enraizamento ainda é mínimo e talvez nem tenha iniciado. É normal de estacas brotarem sem enraizar. Por isso que a época é importante. Agora tenha cuidado como disseo o Renato, meia sombra e não deixe enxarcar nem faltar água, daí tem chance sim. E um pouco diferente do que disse o amigo andre as estaquias lenhosas é melhor fazer ainda no final do outono, ou início de inverno. Claro que em agosto aida é possível, mas quanto mais tarde se ffaz, menos tempo de clima ameno a planta tem a fim de enraizar. Ela somente vai brotar na primavera, mas até lá já pode ter raizes ou ao menos o calo formado. Isso ajudará no sucesso das estacas. Estacas feitas muito tarde, normalmente brotam e depois morrem. A nào ser que seja feito um criterioso cuidado com umidade e calor. Enquanto que estacas de outono/inverno tem maior facilidade.Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 30, 2014 10:20 pm    Assunto: estaca de figo Responder com citação

Ok Renato vou seguir seu conselho e acredito ser coerente,nao mexer em nada na planta. vamos ver o que vai da.
a brotação esta na estaca mesmo ,tenho certeza absolutissima , assim que eu tira mais fotos vou tentar tirar a foto do inicio do broto,deu mesmo parecer que ela esta na terra pelo fato de brotar pelo canto da parede da garrafa pet,mas de perto da pra ver nitidamente uma boa distancia da terra, amanha coloco a foto,ai da pra ver.
Eu comprei uma camera digital superzoom,e tem muitos recursos,apezar de eu esta apanhando dela um pouco vo tenta tira fotos melhores e de outro angulo ,amanha atardinha irei postar.
Helio, eu confesso estar espantado com o desenvolvimento da planta, hoje eu dei uma regadinha de leve, e me assustei com o temanho do broto, ele esta simplesmente passando a estaca,cresceu mais de 3 vezes o tamanho da foto rss eu nem acreditei quando eu vi, vou tira uma foto amanha mais a tarde e postar pra voces verem o tamanho da brotação.
mais uma vez agradeço muito a atenção de todos,é muito bom poder contar com voces.
ABS
Marcelo

希望 (esperança)
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 31, 2014 7:11 pm    Assunto: AGORA SIM! Responder com citação

Amigos hoje ja consegui ver as raizes,uma com uns 8 a 10 cm com certeza esta estaca vingo mesmo.
ai estao as fotos,e vejam como cresceu da primeira foto da minha outra postagem 3 dias a traz para hoje .

como eu disse antes o broto esta mesmo na estaca,com certeza

nesta foto eu cortei uma janelinha para poder fotografar o broto ,e vejam como cresceu ja esta acima da estaca.
nas proximas fotos esta também a comprovação do enraizamento

O desenvolvimento dela esta indo acima das minhas espectativas, apenas esto intrigado ,com duvidas como projeta o bonsai com este broto saindo la embaixo na estaca, acho que se continuar assim na época certa terei que serra a estaca e deixa so o broto .apenas vai fica um pedacinho da estaquinha abaixo do broto.acho que tem uns 2 a 3 cm de estacae depois vem o broto e depois continua a estaca com uns 15 cm

é isto amigos, esta estaca vou considera que ja ta pega.

Gostaria que se possivel me dessem ideias da projeção, pois estou meio duvidoso com a situação do broto sai la em baixo da estaca,como eu disse tem uns 3 cm de tronco acima da terra , depois vem o broto.

希望 (esperança)
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Legal Marcelo, enraizando devagarinho mas já tá enraizando!

Agora o seguinte, vai com calma, não tira a estaca do lugar, trate-a como se ela fosse uma planta bem sensível, porque na verdade ela está somente começando a enraizar. Portanto repito, não é aconselhável trocar de vaso, nem mover a estaca do lugar, nem nada que possa danificar as delicadas raízes. Aguarde por mais uns bons meses antes de trocar a planta de local. Assim não tem erro!

Abraço
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 8:47 pm    Assunto: figo Responder com citação

Beleza Simba, eu nao vou intervir em nada nesta planta por em quanto, mas apenas pretendo passar um arame nele mais tarde um pouco para direcionar o tronco ao meu estilo.
fiz uma pequena projeção do que eu pretendo fazer se ele continuar dessa forma e nao sair mais brotos na estaca.

obs eu reparei que fiz o desenho com o corte errado,irei fazer o corte oposto a frente da planta,assim a frente da planta nao apresentara as marcas do corte.

o corte sei que terei mesmo de fazer nao tera geito

depois que eu conseguir direcionar o tronco, vou aguardar a época certa,e passa a planta para um vaso de 20 lt que ja esta aqui na espera rssss, ai o tronco devera engrossar bastante,e depois eu cuido da parte aerea da planta,acho que uns 2 anos ja vo te alguma coisa se ele continua desenvolvendo bem. pretendo fazer um bonsai um pouco maior.
conforme ele for desenvolvendo ponho mais fotos para acompanhamento.

希望 (esperança)

Editado pela última vez por marcelo bh em Qui Fev 13, 2014 7:27 pm; num total de 2 vezes
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Marcelo, de fato o enraizamento aconteceu e vai bem a brotação também. Concordo com o Simba, não mexe nada agora. Na entrada do inverno deverá cair todas as folhas. E antes do final do inverno você pode replantar inclusive limpando as raizes se quiser, bem como cortar a parte do tronco que ficou sobrando e mesmo podar mais curto o broto novo, que aé lá deve estar bem longo. Abraço
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 02, 2014 12:21 am    Assunto: FIGO Responder com citação

Eu irei aguardar entao o final do inverno,ai passo ele pro vaso de 20 lt onde devera permanecer até formar um bom tronco.
Assim que o broto alcançar um bom tamanho eu irei aramar pra estilizar
,assim ele engrossara com o estilo ja definido.
mais uma vez agradeço as opiniões
abs
Marcelo

希望 (esperança)
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 13, 2014 7:04 pm    Assunto: figo Responder com citação

amigos olha o tamanho que ele ja esta em pouco tempo. a primeira foto eu tirei em janeiro nem fez um mes ,vejam como esta desenvolvendo

tirei esta foto hoje 13/02/2014

Vou aguardar agora a entrada do inverno para poder mecher na planta.

tenho só essa duvida ,
na época certa se eu só transplanta pro vaso grande , aramar e deixar ele continuar a esticar sem corta a brotação o tronco ira engrossar mais ou se eu corta a brotação o tronco engrossara menos?
o que é mais certo fazer? baixar o broto ou deixar o broto crescendo
mais uma vez agradeço a orientação
Marcelo

希望 (esperança)
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 16, 2014 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, eu deixaria engrossar e com isso também, estarás dando um tempo maior para a árvore se recuperar.

Até a primavera, poderás avaliar melhor o que fazer e como proceder.

Abraços.
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 18, 2014 8:09 pm    Assunto: figo Responder com citação

Beleza Renato,com certeza eu terei prudencia quando for mexer na planta
e terei paciencia também,vo deixa-la desenvolver até que chegue o momento certo .

eu só gostaria que me exclarececem uma duvida que também deve ser de muitos iniciantes

esta planta minha eu irei tirar o excedente da estaca ai vai ficar so o broto

se deixar um broto continuar a esticar sem corta a brotação
ele ira engrossar mais o tronco

ou se eu corta a brotação o tronco engrossara mais ?

o que é mais certo fazer? cortar o broto eu digo corta nao é fazer poda drastica é cortara parte de cima parte aerea da planta ,para nao crescer para cima

isto fara engrossa o tronco ou deixar o broto crescendo livre ele engrossara mais o tronco

claro que respeitando a hora certa de ser feita a intervenção

mais uma vez agradeço a orientação

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: