|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 4:21 pm Assunto: Junipero |
|
|
Este junipero foi adquirido do Carlos Tramujas em Joinville oportunidade que o trabalhei num worshop com Isao Omachi, depois ficou muito tempo parado e no ano passado o Julio Silveira trabalhou ele numa apresentação que fez aqui em casa. Mas reestilizou ele totalmente. seguem as fotos. Sugestões serão bem vindas.
antes de qualquer intervenção
quando estava trabalhando a planta
Isao ajudando
A regina acompanhando, ela era tradutora
planta por ora concluída, Isao sugeriu fazer porteriormente um shari e também indicou um vaso redondo.
trabalho do Julio
com um desenho
Retirando o arame depois de sete meses
Todo o arame retirado
Por favor pessoal podem dar sugestões
Um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Fev 05, 2014 9:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Afonso, meu amigo, tudo certo? As fotos estão bastante grandes o que até dificulta um pouco a visualização. Mas dá para ver bem a última foto que é o que importa. Lembro deste trabalho em Joinville, estive lá.
Para dizer a verdade eu não tinha me agradado do rumo da planta naquela época. Agora creio que está bem melhor. Bom, acho que definido o rumo a partir de agora é somente refinamento. Então sugiro podar todos os ramos que estão saindo da forma desejada, ficando longos e depois ficar pinçando eles a fim de compactar cada patamar de galhos. Também poderia aramar todos os galhos novamente e fazer alguns ajustes de posicionamento...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Sex Fev 07, 2014 2:53 pm Assunto: |
|
|
Poxa, ficaram grandes mesmo, vou ter mais cuidado.
Eu também não tinha gostado da primeira estilização, tinha ficado um tronco muito longo e da mesma grossura. Mas agora estou gostando, ela esta se recurando bem. No inverno possa aramar novamente.
Obrigado Elio
Um abraço
Afonso _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 20, 2014 7:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eu deixaria todos os galhos que estão com brotações novas crescerem livremente, ainda que compromete um pouco a forma atual, vez que com isso haveria engrossamento nos galhos principais, agregando maior beleza para a planta, graças a estabilidade visual que a estrutura aérea iria adquirir com esse recurso.
Para isso, considere o seguinte: sua planta está bem formatada, o estilo está consolidado, então resta agora apenas a complementação visando a finalização. É deixar livre o crescimento/alongamento dos galhos para permitir seu engrossamento gradativo, até atingir o ideal para a planta como um todo.
Por outro lado, no inverno, faça o replante, acondicionando a planta num recipiente mais interessante para ela, e trate do material exposto, shari e jin, lixando com material abrasivo (lixa fina e escova de aço), para melhorar a aparência da madeira, aplicando calda sulfocálcica em seguida,, para proteger a madeira exposta. Adubação, sol e rega diária farão o restante para voce.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|