FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Osmokote - COMO USAR? Por favor ajudem!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 18, 2013 2:43 pm    Assunto: Osmokote - COMO USAR? Por favor ajudem! Responder com citação

Recebi um quilo deste produto e pretendo utilizá-lo em meus projetos de bonsai, (pau ferro, ipe, caliandra, ficus, flamboiant, aroeira, jacaré, etc).
Pergunto:
Como calcular a dosagem para os vasos?
É só acrescentar diretamente ao substrato?
Há alguma contra indicação, como alguma espécie que não aceita este produto?
Fico muito agradecido pela ajuda dos mais experientes.
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Dez 18, 2013 3:03 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Silas,

Cara, não sou experiente, mas comprei recentemente uma pet de 1 kg também do Osmocote, e tenho utilizado em caliandra, pau brasil, jabuticabeiras, pitangueiras, limoeiros e algumas outras espécies, e todas sem exceção estão respondendo super bem com a dose que utilizei. Dependendo do tamanho do vaso, se não tiver mais de 20 cm de diâmetro, eu uso praticamente uma tampinha de garrafa pet. Tenho utilizado dois métodos, já que não tenho o porta adubos:

1 - copinhos descartáveis de café, eu furo ou faço buracos pequenos nas bordas do fundo do copinho, faço um buraco bem rasinho no substrato, de modo que caiba a borda do copo, deposito as bolinhas do adubo no buraco, e então tampo com o copo virado de boca prá baixo, cuidando prá enterrar minimamente a parte do copo que encosta no substrato, para o vento não levar tudo embora;

2 - tinha um resto de um tecido que parece um mosquiteiro, é uma telinha fina, malha de quase 1 mm. Faço como se fosse um pequeno saquinho, fecho com um pedacinho de arame de cabo telefônico que tenho bastante aqui em casa, mas pode ser amarrado com fio de costura também, e deposito no substrato, um pouco afastado do tronco da planta.

Não sei se este é o melhor método, mas prá mim tem funcionado bem.

Abraço!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Dez 21, 2013 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Silas, complementando as informações, corretas, do Simba, a medida é uma colher de chá por litro de substrato.
Pode aplicar em todas as espécies, menos em Azaleia.
Sabe a composição dessa teu osmocote?
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 22, 2013 10:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio e Simba, valeram as dicas. A composição não sei, mas quando comprei, optei pelo de 8 meses. Porque não deve ser usado em azaléia? Usei um pouco em uma... Vou tentar retirar, já que usei pequena quantidade solta sobre os caquinhos de tijolos no vaso.
Outra coisa, alguém sabe algum site confiável que vende as cestinhas porta adubo?
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Dez 22, 2013 3:39 pm    Assunto: Responder com citação

Silas, o interessante é a formulação 15-9-12, pois é a única que contém micronutrientes. Azaleia não se dá bem com Osmocote.

Site: www.obonsai.com.br

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Bruno Roberto Graciano



Registrado: 26/02/13
Idade: 37
Mensagens: 10
Localização: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Sex Jan 03, 2014 11:46 am    Assunto: Responder com citação

Bom DIa!!



Simba, gostei bastante do seu 2º método, do saquinho... Não conhecia.



Eu faço do seguinte modo (ou fazia, pois a partir de agora utilizarei a dica do Simba): faço um buraquinho no substrato, coloco o osmocote, cubro com a terra e coloco uma tampinha de refrigerante em cima, para não voar.


A composição do que eu utilizo é a indicada pelo Elio, 15-9-12, com duração de 3 meses..



Abraços!!!!


Att.,



Bruno.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Sex Jan 03, 2014 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Blza Bruno,

Com tampinha de refrigerante fica igual o método 1 que eu descrevi ali em cima, com copinho de café furado, somente com a diferença que não vejo necessidade de enterrar o osmocote, já que você está fixando uma proteção, que é o papel desta tampinha de refrigerante.

Outra coisa - e isto é meio que uma conclusão minha baseada no método de ação do adubo - é que pelo que li sobre o osmocote, ele trabalha com a variação principalmente da temperatura para fazer a liberação do adubo para o substrato. Quanto mais calor, mais os poros da sua superfície externa se dilatam, liberando uma quantia maior de adubo. Ao contrário, quando esfria, ocorre a contração destes poros, diminuindo a liberação para o substrato. Isto faz sentido, pois quando está começando o calor (primavera), é quando devemos começar a adubação da maioria das plantas. Ao passo que no inverno, é aconselhável que se suspenda a administração de adubo, dado que a planta não o aproveitará, pois estará com seu metabolismo bastante mais lento nesta época. Portanto, não sei se isto fará grande diferença prática para o clima da sua região, mas talvez seja mais recomendável não cobrir o osmocote com nenhum material, além de um porta adubos profissional ou mesmo um feito em casa. Assim, em contato maior com a temperatura da atmosfera, o adubo poderá "perceber" melhor cada época e agir de acordo com ela. Assim, você pode continuar usando a tampinha de refrigerante. Mas faça furos nela, de modo que o adubo possa "sentir" a temperatura externa.

Espero não ter falado besteira, nunca li nada disso que escrevi, apenas li como o osmocote funciona.

Elio, se falei bobagem, ou deixei de comentar algo importante, pode puxar a orelha! Smile

Abraço a todos!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jan 03, 2014 5:35 pm    Assunto: Responder com citação

Não falou besteira, não, Simba! É isso mesmo!

A questão de enterrar não é muito aconselhável, pois não tem como tirar. Mas tirar, porquê?
Veja, num vaso médio vc pode colocar dois saquinhos, três e pode, mensalmente, mudando de posição. Chegou o inverno, tira os saquinhos e guarda, se houver ainda osmocote dentro das cápsulas.

Para fazer saquinhos sugiro:

1. tela de mosquiteiro
2. Meia-calça de mulher ( melhor método)

Em ambos os casos pode fechar com grampeador.
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 51
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Dom Fev 09, 2014 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

Bom dia amigos,

Aqui não minha cidade é um pouco complicado encontrar qualquer material referente a bonsai, porém, encontrei em um loja que trabalha com produtos rurais o osmocote 15-15-15. Sempre vejo a recomendação para usar o 15-9-12, conforme escrito pelo Elio. Minha pergunta é se dá para utilizar o 15-15-15 e em que essa formulação implicaria, comparando com a 15-9-12.

Abraços,
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil