FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus estaca !
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Qui Fev 06, 2014 8:24 pm    Assunto: Ficus estaca ! Responder com citação

Mil perdões amigos, mas alguém ai sabe se existe algun post no fórum sobre técnicas para fazer estacas de Ficus, é que fiz umas tentativas,mas não obtive sucesso, quero saber o que fis de errado.
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 51
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Qui Fev 06, 2014 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo,

Eu já fiz diversas e nunca tive problemas. O Ficus não dá muito trabalho para pegar, normalmente respondem bem. Geralmente utilizo garrafas Pets com bastantes furos na parte inferior com substrato é 100% areia ou 50% + 50% terra preta. É importante deixar na sombra, manter o substrato úmido, sem exageros, e evitar a movimentação. Em alguns casos uso um hormônio enraizante.

Att.,
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Qui Fev 06, 2014 9:32 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Bom, já tentei com algumas, mas da primeira vez deu fungo e não brotou, da segunda secaram, fiz mais ou menos como você disse, mas ao invés de terra preta usei terra vermelha, mas acho que o problema fi a espessura das estacas, elas eram meio grossinhas.
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Dom Fev 09, 2014 11:02 am    Assunto: FICUS Responder com citação

olha eu te indicaria usar enraizador, eu uso vitamina beneum ,tem dicas de uso e preparo aqui no forum ,acho que vi a do mac donald só coloca no google que voce acha (Vitamina B1 (Tiamina) Como Hormônio Enraizador)nunca fiz estaca dessa planta mas acho que o enraizador melhora a chance de enraizar. Verifique também a época certa,pois fora de época é dificil mesmo.
espero ter colaborado

abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Dom Fev 09, 2014 10:17 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Valeu Marcelo, eu uso a vitamina B 1 mesmo, e deu certo com todas as estacas que fiz, só com ficus, que fracassei.
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Seg Fev 10, 2014 3:52 pm    Assunto: ficus Responder com citação

Rafaranter , eu plantei umas estacas de figo e também nao vingaram devido estar fora de época, de nove estacas apenas uma eu consegui fazer brotar,primeiro eu fiz 3 depois 3 e depois mais 3 ai dessa utima leva de 3 uma pego mesmo fora de época,e esta fortona a brotação.
vai tentando ,e muda o substrato
uma coisa que voce pode fazer é coloca a reia por 3 minutos no microondas
para evitar essas contaminações de fungo . usa o enraizador,e deixa pra ver so a areia mesmo ,se as do GIULLIANO pegaram o substrato ta bom.
tenta mais ai e depois fala pra nós o qual substrato deu certo, faz so na areia e depois faz com 50%areia e 50%terra preta.Só nao esquece de usar um recipiente que pode ir ao micro ondas ok.
aqui em casa usei uma pirex mesmo .mais uma coisa, nao usa a areia quente ok deixa esfria bem.
abs e boa sorte ai
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil