|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Hugo fernando
|
Enviada: Qui Fev 13, 2014 10:15 am Assunto: atualizando |
|
|
 |
|
|
 |
Hugo fernando
|
Enviada: Qui Fev 13, 2014 10:16 am Assunto: metendo a tesoura |
|
|
 |
|
|
 |
Hugo fernando
|
Enviada: Qui Fev 13, 2014 10:21 am Assunto: como ela está agora |
|
|
bem pessoal, depois de um tempo sem postar nada, resolvi atualizar de uma vez só, hoje meu pé de ficus tá assim, depois de uns dois anos, ou três, não me recordo muito bem, aceito opiniões, sugestões sempre são bem vindas
 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Fev 14, 2014 9:13 am Assunto: |
|
|
Bom dia Hugo.
Aquele galhinho evoluiu e hoje já é uma arvorezinha...rsrs . Um grave defeito é a falta de galhos entre os 4 primeiros galhos e os do topo ...
Na minha opinião o bonsai esta até o quarto galho de baixo para cima. Ou seja :
Temos o primeiro galho à esquerda, o segundo a direita e um terceiro ao fundo, sendo que o quarto seria conduzido como novo apce.
Tomando a penultima foto como exemplo , minha dica seria para que fizesse um alborque logo depois dos quatro galhos, para que tenha 2 plantas em pouco tempo ( com ficus não tem erro ) ...
Ou apenas elimine o restante da planta , concentrando esforços na parte baixa . Com este procedimento vc ganhará em calibre e conicidade, resolverá a falta de galhos no meio do tronco e terá um bonsai muito mais harmonioso e dentro das caracteristicas do estilo moyogi.
Aproveite tb para eliminar essa raiz desproporcional, muito mais grossa que as outras ...e quando fizer um transplante espalhe as restantes o mais radialmente possivel , mantendo-as em formato de roda de carroça.
Sendo só para o momento , espero ter ajudado ...
Boa sorte. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 14, 2014 9:14 am Assunto: |
|
|
PS: Proteja o corte da poda drastica , claro, se optar por faze-lo.
Abraço. |
|
|
 |
Hugo fernando
|
Enviada: Sex Fev 14, 2014 9:47 am Assunto: |
|
|
é isso vc fala Bonsérgio?
eu fiz poda de raízes esses dias, então acho que não irei intervir agora, mas qnd for realizar suas indicações seria isso que vc falou?
os traços em vermelho seria o lugar do alporque?
as setas vermelhas seriam as raizes que eu tenho q cortar na próxima poda?
e a seta verde seria o ápice?
ah e outra coisa? como seria em formato de roda de carroça, não consegui visualizar as raízes....
obrigado desde já _________________ Para mudar o exterior primeiro mude o interior. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 14, 2014 12:29 pm Assunto: |
|
|
Exato Hugo.
O alborque pode ser feito um pouco mais acima , uns 3 ou 4 cm , evitando que se perca o galho do novo apce... Depois de retirado o alborque vc acerta em definitivo a cicatriz, sem riscos ..
Se transplantou a menos de 1 ano não faça novamente ... aguarde. Apenas adubo a vontade, sol e agua em abundancia num substrato bem drenante ..
A seta verde mostra o novo apce , exato . Deverá ser aramada para que fique na posição ideal e crescer livre até ter o mesmo diametro do tronco ... Aproveite para criar movimentos suaves, condizentes com o movimento já existente no tashiagari..( primeiro terço do tronco ).
Quanto ao nebari , leia este tópico :
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23532&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Entre outros e saberá o que fazer... Só estudando sempre conseguimos avançar na NOBRE ARTE BONSAI.
Boa sorte. |
|
|
 |
Hugo fernando
|
Enviada: Sex Fev 14, 2014 1:05 pm Assunto: |
|
|
vlw mesmo cara, essa matéria do nebari é muito legal mesmo, nas outras plantas o farei com certeza, e no ficus as intervenções serão feitas com no próximo ano. muito obrigado _________________ Para mudar o exterior primeiro mude o interior. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 14, 2014 2:27 pm Assunto: |
|
|
Concordo plenamente com a ideia do alproque do nosso amigo Sergio. Quanto a época pode fazer ainda este ano logo no início da primavera. Sem problemas.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|