FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Plantando metassequóia no chão.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 18, 2014 10:55 pm    Assunto: Metasequoia Responder com citação

Ola Hugo,linda a sua planta mas te alerto tive uma e ela é muito sensivel quando coclocado em vaso.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2014 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

Que legal essas raízes Simba! Vou estudar melhor para ver como fazer. Obrigado pelo link.

Valeu Renato! A ideia é essa mesmo. Deixar engrossar por enquanto, depois reduzir e aramar.

André, a minha estava em vaso e plantei no chão para engrossar. Você tem alguma sugestão de como deve ser o 'retorno' ao vaso para que a planta sofra o mínimo possível? Imagino que talvez com uma sangria alguns meses antes, transplantar na ápoca correta (final do inverno) e ir para um vaso relativamente grande e ir diminuindo, deva bastar né?

Grande abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
eduardocruz

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2014 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal.
Eu sou novato, então aqui vai uma pergunta de novato.
Por que deixar a plantar crescer e depois podar na altura desejada?
Não seria melhor já ir ajustando a altura da planta?
Senão corre o risco de quando for podar pra ficar na altura desejada de ter nenhum galho fora o tronco principal.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 19, 2014 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Eduardo, tudo bem?

Você tem razão em relação ao risco. Porém algumas espécies aceitam perfeitamente a poda radical, mesmo sem nenhum galho. Confesso que não sei se é o caso da metassequóia.. por isso estou mantendo alguns galhos la embaixo.

Como minha intenção é fazer um bonsai grande, entre uns 50-70 cm, eu preciso de uma grossura de tronco entre uns 8 e 12 cm mais ou menos. E, com podas sucessivas o tronco praticamente não engrossa. Pra isso é necessário deixar crescer livremente.

Obrigado pela pergunta! Abração!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Andre Antoniazzi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 12:25 am    Assunto: Metaseqoia Responder com citação

Ola HUgo,opessoal aqui do forum nos orienta a transplantar em epocas certas ok nem discuto isso mas tenho feito arrancadoris no inverno pricnipalmente e colocop em sacos como estufas e nao perdi nenhuma ate hj quanto ao transplnate fora de epoca tenho feito da seguinte forma fico de olho no tempo se tiver no minimo uns tres dias de chuva direto ai transplnato a plnat aparece que nao sente e continua como se estivesse no mesmo lugar plantado,,nao perdi nenhuma tambem fazendo assim.
Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
eduardocruz

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 6:58 am    Assunto: Responder com citação

Oi Hugo!
Mas assim, vamos supor que eu queira um bonsai de uns 40cm.
Coloco a muda no escorredor/mamadeira, pois moro em apartamento.
Se eu ir podando a planta de forma a não deixar ela passar de 40cm, o caule vai engrossar da mesma forma?
Ou para engrossar eu tenho que deixar a plantar crescer solta e depois fazer a poda drástica?

Valeu!
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Pois é Andre, acredito que a ideia da estufa seja ótima. Quando colocar numa vaso aqui uns anos eu farei isso sim.

Eduardo, vai engrossar sim, porém bem mais devagar. O que você pode fazer é algo que é muito utilizado que é a técnica do galho de sacrifício. Você cuida da planta como se ela já fosse final, porém você deixa um galho crescer livremente.
Ai quando o tronco tiver a espessura desejada você corta só esse galho entende? Porém não é uma técnica utilizada em todas as plantas, já que algumas plantas tendem a ficar com a conicidade invertida por causa disso, exigindo uma poda drástica.
Segue duas fotos exemplificando a técnica.

Abraços!
eduardocruz

MensagemEnviada: Sex Fev 21, 2014 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Ah blz!
Até hoje só comprei bonsai pronto.
Dentro de alguns dias vou planar minhas primeiras sementes.
Vamos ver no que vai dar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: