FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra, três variedades.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 16, 2014 8:11 pm    Assunto: Caliandra, três variedades. Responder com citação

Bom amigos, como mencionei em outro post, estas são as caliandras que adquiri em um viveiro, acredito que pertencem a espécies diferentes, devido as características das folhas e cor das flores, mas não sei se devo somente transplantá-las, ou já realizar podas desfolhas ou aramações, emfim conto com a experiência dos amigos.

Bom pessoal, eu enho esta caliandra, que pensei em tentar um estilo tronco duplo puxando aquele galhinho e aramando ele para dar movimento, e fazendo uma poda drástica no outro tronco para emitir novos brotos, ou é melhor deixa-la crescer livremente e encorpar ?

Essa pessoal tem uma flor rosa bem pequena, e as folhas bem miúdas,lembra uma Caliandra depauperada, mas não sei que variedade é essa, quando a vi pensei em trabalhar um bosque, ou o estilo vários troncos, já que estes 3 saem e um único toco, que irei descobrir para ver como está o nebari, mas infelizmente o tronco com maior conicidade está morto já que nos viveiros eles jogam fora as plantas mais velhas Crying or Very sad , mas penso em reduzir a altura dos outros dois e selecionar um destes raminhos da base para ser um novo tronco ai eu tenho um mini bosque com três arvores, lógico irei fazer uns alporques, aguardo as sugestões dos amigos.

E esta aqui, eu acho que é uma Haematocephala vermelha, esta eu pensei em fazer um hokidachi, mas terei de remover os galhos mais grossos para obter mais brotações e podar os mais finos e aramar ou esperar surgir mais brotações, tem um bom nebari, e irei fazer alporques quando remover os galhos mais grossos. Aguardo a opinião dos amigos mais experientes. Laughing desde já grato.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 16, 2014 9:13 pm    Assunto: Responder com citação

A primeira creio que deveria deixar engrossar mais um pouco, antes de intervir. A segunda acho que são 3 plantas diferentes, até pode ser que estejam unidas. Par fazer tronco duplo, os dois teriam que sair do mesmo tronco, perto do nebari. Creio que amelhor opção é separar em 3 plantas diferentes. A terceira é um ótimo material. Eu optaria pela escolha de uma linha de tronco, seguindo apenas por um dos galhos, o que tivesse um pouco de movimento pois o tronco inicial tem este movimento. Cortaria todo o restante e este galho escolhido seria cortado há uns 15 cm de altura. Com a nova brotação estilizaria um belo moyogi. Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 16, 2014 9:28 pm    Assunto: Caliandra, três variedades. Responder com citação

Obrigado Elio, e sempre uma satisfação receber uma sugestão sua ua vez que é Expert em Caliandras, eu admiro bastante seus trabalhos, bom vou seguir seu conselho em relação a primeira, só vou tentar dar um pouco de movimento aquele galhinho e deixar todo o resto engrossar e crescer livremente, se não der em nada no futuro faço um alporque nele ou podo ele fora, a segunda como disse o galho mais grosso está morto, e os 3 estão unidos por um único tronco meio deitado com um nebari meio denso, tenho medo de separa-los e perder a planta, mas irei postar uma nova foto com uma melhor visualização, para que vocês observem, a terceira, você se refere ao galho mais grosso, bifurcado, ou ao que sai mais a esquerda ?
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 18, 2014 3:48 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Aqui está as novas fotos, após o transplante.

Bom aqui estava´aquela arvore que tinha um tronco triplo, e no caso o mais grosso estava morto e podre, tive de remove-lo, como pode ver possui um único Nebari, acho que separar as plantas não seria viável, pois tenho medo de perde-las no processo, então penso em algo mais ou menos assim.

logo irei usar os raminho do estremo para formar uma terceira arvore, e os demais que foram nascendo serão usados para melhorar o nebari, assim penso, mas aguardo a ajuda dos amigos.

No caso resolvi seguir o conselho do Elio, e vou tentar um Moyogi ela possui um nebari bacana e uma boa conicidade, agora é aguardar as brotações, no caso vu fazer um alporque para obter outra planta, uma vez que a Haematocephala é rara por aqui, vou aguardar as novas brotações e estilizar.[/img]
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 7:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Diz um antigo ditado que a pressa é inimiga da perfeição. No que concerne a nós, bonsaistas, iniciantes ou não, quase sempre somos levados a perder material por não sabermos dominar a terrível técnica da paciência e da espera.

Apesar do excelente conselho do meu nobre amigo Elio, eu teria optado por aramar os galhos excedentes dessa planta, buscando com isso dar a eles movimentos bem sinuosos (e põe sinuosos nisso). Replantaria em um recipiente maior, como uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante: 60% caco ceramico, 20% pedrisco, 10% carvão, 10% casca de pinus e areia grossa de construção. Esse tipo de solo permite uma excelente oxigenação nas raízes, estimulando seu aumento, o que significa desenvolvimento de qualidade para toda a planta.

Com essas intervenções, sua planta iria engrossar um pouco mais, resultando num material melhor com que trabalhar. Além disso, os galhos finos aramados iriam fornecer um ótimo material para ser devidamente retirado via alporquia, o que economizaria tempo e menos trabalho no futuro, no sentido de melhoramento dos caules.

Todavia, como cheguei um pouco tarde a esse tópico, ficam as dicas valendo para outras plantas. A título de exemplificação, há uns anos ganhei do meu nobre amigo Elio, de Curitiba, uma muda pequena de caliandra branca, obtida por ele via alporquia. Sem me ater a desenvolver nada em termos de bonsai com essa planta, deixei que crescesse livremente, fornecendo apenas os meios necessários para estimular isso. Aos poucos, emitiu novas e vigorosas brotações, que redundaram em ótimos galhos, que ao final do ano passado aramei, dando a eles (uns 20 mais ou menos) voltas e mais volteios sinuosos. O arame irá ficar por uns dois anos, para acentuar bem. Oportunamente irei retirar essa planta da bacia onde está atualmente e plantar diretamente no chão, para engrossar ainda mais o tronco principal. Os galhos terão retirados os arames e serão deixados livres, para engrossarem tambem. Futuramente, cada um deles irá render uma nova planta, via alporquia.

Quando não temos muito de determinado material, como vc mesmo referiu, é muito importante sabermos trabalhar com o pouco que temos, para multiplicar e assim garantirmos um material de qualidade técnica superior com que trabalhar no futuro.

Para não dizer que fiquei sem opinar sobre as condições atuais de sua planta, minha sugestão é que use a bacia plastica nas condições que indiquei, contendo o substrato que oriento, e faça um reenvase, ou replante nessas condições, para favorecer um melhor desenvolvimento de sua planta. Pode fazer isso agora, sem problema, desde que não corte raízes nem adube.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o amigo Nicky no que diz respeito a utilização do material via alporquia a fim de multiplicar e ter mais plantas e até mesmo material para futuras correões, enxertias, transfixias, etc...Ocorre que o colega pediu um rumo para "este" material apenas. Bom, considerando ainda então a hipótese de fazer aí uma "multiplicação de pães" mesmo nesta última planta que já foram podados os galhos baixos ainda tem dois galhos com boas ramificações, poderia então fazer alporques nestes galhos, retirando várias mudas de cima para baixo e somente no futuro fazer a poda de tronco. Enquanto isso provavelmente sairiam novos brotos na parte de baixo que já poderia ir sendo ajustados para a formação da estrutura futura de galhos.
Esta poda futura, agora vendo o tronco limpo já não sugeriria fazer na linha marcada em amarelo, mas sim, retirar totalmente um dos galhos bifurcados e o outro podar uns 4 cm acima da bifurcação. As fotos não nos assegura escolher qual dos dois, mas veja para deixar aquele que faz com que o tronco siga com algum movimento.
Ah, e corrigindo, o expert em caliandras de fato é o meu xará Elio de Curitiba...rsrsrsrs
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 10:53 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Fico lisonjeado com os conselhos, mas nem tudo está perdido meus amigos, pois a planta onde há os dois troncos, não foi podada, só retirei alguns galhinhos da base para estimular novos brotos que vou usar para melhorar o Nebari de acordo com uma técnica que vi no forum, creio que tentarei o estilo três trocos como uma floresta, aramando um dos galhinhos da base para se tornar um novo tronco já distanciei os outros dois dando um leve movimento usando um pedaço de madeira colocado entre os troncos, e agora irei espera-la crescer para ganhar conicidade e trabalhando o Nebari, e preparando o terceiro tronco, quando chegar a hora da poda drástica, irei proceder os alporques onde obterei mais plantas já que ela esta bem comprida. Já a planta na qual eu podei,consegui dar um movimento em um dos troncos da bifurcação, então logo ela está com um movimento parecido com um S em breve postarei, vou aguardar novas brotações, e vou proceder o alporque no outro galho e quando for retira o resto do primeiro galho será outro alporque. Quanto a outra caliandra que não postei mais fotos esta eu somente plantei em uma bacia para engrossar, todas se emcontram em bacias, com substrato drenante, só aguardando. Se estiver cometendo algum erro ou falando besteira, sejam livres para me corrigir.
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 22, 2014 10:36 am    Assunto: Caliandra Responder com citação

Estas são as fotos das intervenções que mencionei anteriormente.

estou dando movimento ao galho já tinha algum movimento na forquilha, quando chegar a hora de remover irei fazer um alporque em ambos.

nesta planta usei um pedaço de madeira para afastar os troncos, aramei um dos raminhos para dar movimento e se tornar o terceiro tronco, vou usar os raminhos que surgirem na base ara melhorar o nebari, segundo um a técnica que vi no forum, enquanto isso vou deixa-la crescer livremente, para ganhar conicidade, e quando chegar o momento de podar irei fazer uns alporques.
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 22, 2014 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe, mas não pude deixar de observar o substrato utilizado, me parece barro vermelho, muito utilizado em obras, massa de reboco, é um tipo de solo que se compacta muito facilmente e não costuma ser muito nutritivo. O amigo usou algum recurso pra amenizar este contras?
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 22, 2014 6:56 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Sim é latossolo vermelho, mas eu o misturei com areia pedrisco e tijolo moído, esse solo é comum onde moro, é o solo característico em boa parte do cerrado, já que a terra preta que vendem por aqui é muito argiloso, eu prefiro esse solo vermelho mesmo.
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 22, 2014 10:41 pm    Assunto: Intervenção Responder com citação

Olá pessoal, gostaria de saber se esta época do ano posso fazer intervenções nas caliandras, como podas, aramamento e seleção de galhos ?
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2015 5:45 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Agora a minha plantinha está assim comecei a aramar fis umas desfolhas e por ai vai.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: