FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jin e shari
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eunice C

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 8:25 am    Assunto: Jin e shari Responder com citação

olá, amigos.

Não sei como fazer jin ou shari, nem tenho ferramentas para isso. Porém quando podaram essa primavera levaram parte de sua madeira, hoje estava dando uma limpada na madeira morta e acabei me estendo um pouco.

Gostaria de saber como proceder agora? Posso pintar com a calda? Passo ela pura ou diluída?
Tenho medo de matar a planta, pois certa vez borrifei calda em um ligustro que estava com alporque e ele morreu. Tem algum perigo se encostar na madeira viva?

Agradeço toda ajuda que vier.
abço.[/code]

https://www.facebook.com/eunice.castilho.16

"O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Eunice, você pode passar calda sulfocálcica pura, com picnel, como se estivesse pintando a madeira, sem problemas. Mas tem que ter o cuidado de não pingar a calda no substrato e que não escorra pelo tronco até o solo. Amarra um guardanapo ou mesmo papel higiênico no tronco abaixo do shari para que possa absorver qualquer coisa que escorrer, bem como coloque um pano ou jornal no chão para que se pingar não vá para o substrato. Agora o grande lance: Tem que deixar a calda secar completamente antes de molhar. Algo assim em torno de 2-3 dias, com tempo bom. Se for regar, cuide para molhar somente o substrato e afaste da possibilidade de pegar chuva. É simples: se chover, ou molhar antes da calda estar seca, ela vai escorrer para o substrato em grande quantidade, queimando as raizes. Também já perdi um ligustro por causa disso. E não foi por não saber. É que não havia nenhuma previsão de chuva, passei a calda e deixei a planta na rua. De noite deu uma pancada de chuva e acabei perdendo a planta. Com estes cuidados pode fazer bem tranquila pois já passei várias vezes, em várias plantas, inclusive em primavera. Ah! sobre o cuidado para não pegar onde a madeira está verde, é bom evitar, apesar de que eu tenho passado várias vezes em locais que pega na casca verde e nunca tive problema algum. Se for o caso, espera secar totalmente a madeira onde você fez o shari na madeira ver e passa a calda mais adiante neste local.
Abraço
Eunice C

MensagemEnviada: Qua Jan 08, 2014 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Eunice, você pode passar calda sulfocálcica pura, com picnel, como se estivesse pintando a madeira, sem problemas. Mas tem que ter o cuidado de não pingar a calda no substrato e que não escorra pelo tronco até o solo. Amarra um guardanapo ou mesmo papel higiênico no tronco abaixo do shari para que possa absorver qualquer coisa que escorrer, bem como coloque um pano ou jornal no chão para que se pingar não vá para o substrato. Agora o grande lance: Tem que deixar a calda secar completamente antes de molhar. Algo assim em torno de 2-3 dias, com tempo bom. Se for regar, cuide para molhar somente o substrato e afaste da possibilidade de pegar chuva. É simples: se chover, ou molhar antes da calda estar seca, ela vai escorrer para o substrato em grande quantidade, queimando as raizes. Também já perdi um ligustro por causa disso. E não foi por não saber. É que não havia nenhuma previsão de chuva, passei a calda e deixei a planta na rua. De noite deu uma pancada de chuva e acabei perdendo a planta. Com estes cuidados pode fazer bem tranquila pois já passei várias vezes, em várias plantas, inclusive em primavera. Ah! sobre o cuidado para não pegar onde a madeira está verde, é bom evitar, apesar de que eu tenho passado várias vezes em locais que pega na casca verde e nunca tive problema algum. Se for o caso, espera secar totalmente a madeira onde você fez o shari na madeira ver e passa a calda mais adiante neste local.
Abraço

Oi, Élio.
Obrigada por essas informações, tão valiosas para mim. Até hoje não havia entendido porque o ligustro havia morrido, então o problema são as raízes?
Vou seguir com cuidado o procedimento que me ensinou.
Mais uma vez, muito obrigada.
Abraço.

Albert Einstein
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 29, 2014 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Prezados,

Como estou em um local onde é difícil encontrar qualquer material relacionado a bonsai, gostaria de saber se há algum produto que substitua a calda sulfocálcica, pois pretendo trabalhar o tronco de uma primavera mas não sei se posso substituir a calda por outro produto. Outra pergunta é qual o verdadeiro papel da calda no tratamento da madeira. É para a proteção contra brocas? Embelezamento? aumentar a resistência?

Fico a aguardando a contribuição dos amigos.

Att.,
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 30, 2014 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Giuliano, uma pena eu não ter sabido antes de sua localização aí. Estive em Porto Velho entre o Natal e Ano Novo. Da próxima te visito. Só não sei quantos anos vai demorar...rsrsrsrs
bom a função da calda sulfocálcica é proteger a madeira contra o ataque de fungos e portanto o apodrecimento. Quem faz a madeira apodrecer nào é a umidade, como a maioria imagina. Na verdade a umidade apenas cria condiçòes a proliferaçãode fungos, que leva ao apodrecimento. Como a calda é um poderoso fungicida, o apodrecimento não acontece. Continue procurando pela calda por aí. Não apenas em floriculturas, mas também em casas que vendem produtos agropecuários que normalmente tem o produto à venda. também pode comprar pela internet. Entre no site da Bonsai Ideal, eles mandam para todo o Brasil e como o volume é pequeno o PAC dos Correios fica até bem barato. Outra opção seria a calda bordalesa, que tem a mesma função só que ela fixa bem menos do que a calda sulfocálcica. Ela deve ser pincelada pura, somente na parte onde a madeira está morta...
Abraço
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 30, 2014 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Élio,

Poxa! Uma pena eu não ter sabido da sua visita a Porto Velho, pois seria um imenso prazer recebê-lo em minha casa. A gente aqui se sente tão distante que esquece que a maioria dos habitantes daqui são de outras regiões ou possuem fortes laços com parentes e amigos que estão em outros Estados, o que faz com que Rondônia tenha um fluxo grande de visitantes. Sou cadastrado neste fórum desde 2006, mas estive distante por um longo período e voltando agora. Deste essa época acompanho seus ensinamentos e sou um admirador do seu trabalho, inclusive pelo Facebook. De antemão gostaria de agradecê-lo pelo excelente esclarecimento e dizer que vou fazer o que você sugere sobre a compra de material. Espero que, brevemente, repita a visita a Porto Velho e não esqueça de me contatar. Para facilitar minha localização, é só me procurar na Embrapa.

Um grande abraço.
Eunice C

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Só para mostrar como ficou.

abços.

Albert Einstein
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Eunice, o trabalho com a calda é isso mesmo. Ficou bom. Só que parece-me que bem na ponta de cima tem ainda uma parte preta que imagino esteja seca. Se estiver seca, passa calda aí também a fim de não apodrecer. Observe bem, qualquer parte de madeira que estiver morta deve ser pincelada.
Giuliano, realmente foi uma pena a gente não ter se dado conta. Mas na próxima, com certeza vou te visitar.
Abraço
Eunice C

MensagemEnviada: Sáb Fev 01, 2014 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Beleza Eunice, o trabalho com a calda é isso mesmo. Ficou bom. Só que parece-me que bem na ponta de cima tem ainda uma parte preta que imagino esteja seca. Se estiver seca, passa calda aí também a fim de não apodrecer. Observe bem, qualquer parte de madeira que estiver morta deve ser pincelada.
Giuliano, realmente foi uma pena a gente não ter se dado conta. Mas na próxima, com certeza vou te visitar.
Abraço

Olá Elio, é verdade, notei também esse pedacinho preto quando postei a foto, vou limpar ali também, só acho que vou esperar ela se recuperar um pouco porque não sei se você percebeu ela perdeu todas as folhas. Fiquei até com receio de perde-lá, os galhos secaram um pouquinho nas pontas. Menos o último que eu havia desfolhado porque está mais grosso que os que estão abaixo. Depois observei que essa espécie troca mesmo as folhas agora no verão,é isso mesmo? Então não adiantou muito ter desfolhado, não é? Você pode falar um pouquinho sobre essa técnica para frear ou engordar um galho? Tem época certa? Desculpe tantas perguntas, rs...
Abraço.

Albert Einstein
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 02, 2014 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Frear o crescimento e engrossamento de uma galho ou incentivar é simplesmente através da poda. O galho que você quer que engrosse, tem que deixar crescer livremente para depois cortar curto novamente. Já o galho que é para frear, tem que ficar sempre podando os novos brotos que vão saindo, algo tipo assim, quando o novo broto tiver 4-5 folhas poda deixando apenas 2 folhas.
Abraço
Eunice C

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2014 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ok, Élio.
Eu tinha informação de que era possível fazer isso usando a desfolha, mas não vi grandes resultados, vou começar com a poda.
obrigada de novo.

Abraço.

Albert Einstein
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 20, 2014 8:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Apesar da excelência das explicações do meu nobre amigo Elio, devo salientar que essa espécie apresenta uma particularidade que a distingue, no tocante a aplicação de calda sulfocálcica visando a proteção da área exposta que é o fato de apodrecer com relativa facilidade. A calda, devo ressaltar, não inibe esse processo e as vezes até mesmo pode acelerar.

No caso, o ideal é aplicar algumas mãos de selador incolor ou mesmo cola branca de madeira, o que irá resultar em um trabalho que dará maior garantia para evitar que a planta seja atacada nessa área exposta e com isso ocorra um apodrecimento prematuro do tronco, como um todo. Considere ainda evitar que a planta fique exposta ao tempo, quando estiver chovendo ou na iminência disso, e ao regar, faça-o o mais cuidadosamente possível, para evitar que a água atinja essa área, o que só contribui para o desgaste e comprometimento do material exposto. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 21, 2014 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

Pois meu amigo Nicky. Também já ouvi falar deste lance da calda ter pouco eficiência na espécie. Estou a pensar que pode ser uma coisa variável de região para região, em função do clima. Digo isso porque tenho um tronco de primavera com um shari enorme tratado com calda há 5 anos e até agora não apresenta sinais de apodrecimento...Neste período boa parte da madeira viva se recuperou e aos poucos vai aumentando o veio de alimentação. Mas como disse, o clima pode ser decisivo nesta questão... sei lá....
Abraco, meu amigo e fico feliz com o retorno de tuas opiniões que estavam em falta neste fórum...
Eunice C

MensagemEnviada: Sáb Fev 22, 2014 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Nickyfury e Elio Luis
Bem, amigos, ainda falta-me experiência para solidificar os conhecimentos que vocês me transmitem, mais alguns anos, quem sabe, de prática e convivência com cada espécie.
O que observei nesses dias de chuva contínuo é que ela absorve mesmo muito a umidade. Seu tronco ficou todo cheio de musgo, menos a parte em que passei a calda, em todo caso para garantir, Nicky, vou passar a cola branca.
Não sei se agi certo, mas escovei todo o seu caule para retirar o musgo e transplantei para um substrato bem mais drenante, com a intenção de manter mesmo mais seco. Vou adicionar as orientações, aos meus cuidados com ela que não anda lá muito animada, mas acho que se recupera.
Abraços.

Albert Einstein
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: