FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duranta de 18 anos yamadory
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 22, 2014 10:16 pm    Assunto: Duranta de 18 anos yamadory Responder com citação

segue fotos

ja fiz remoçao de quase toda parte podre.
tenho duvida se faço um shari em toda extençao direita aonde sai este tronco longo e alto ou se trabalho um shari na parte esquerda.

qualquer sugestao é muito bem vinda...
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 23, 2014 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Diogo Afonso, gostei da tua planta. Pretendo adquirir uma desta pra minha coleção e esta sua veio a aumentar meu interesse pela espécie. Boa sorte com ela, acho muito animador quando se posta fotos da evolução do bonsai. Estarei acompanhando.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 23, 2014 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Diogo, é um ótimo material que tens aí. Como esta espécie é muito resistente e responde a poda com farta brotação, eu costumo nesta fase deixar apenas uma linha de tronco, retirando todo o resto. Então tomando a penúltima foto postada que me parece ser um boa posição de tronco, eu retiraria totalmente aquele galho, quase tronco da direita, aproveitando apenas o leve movimento que fica com a parte principal do tronco. Retiraria também todo e qualquer outro toquinho ou galho velho, deixando apenas os novos brotos e esperando os demais que irão aparecer com esta intervenção. Depois dele ter rebrotado em todos os locais, seleciona os galhos que ficarão, deixando os galhos que estarão localizados nos pontos externos das pequenas curvas do tronco, sendo apenas um galho em cada ponto. Assim formará a estrutura básica que depois vai receber os galhos secundários, terceários.. etc... abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 26, 2014 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pelos conselhos elio,
minha intençao é fazer um trabalho em madeira mais nao sei por onde começar
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 28, 2014 10:17 am    Assunto: Responder com citação

Vou acompanhar o trabalho...
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 28, 2014 10:47 am    Assunto: Responder com citação

acompanhando...belo material, essa planta se presta muito bem em trabalhos de madeira morta!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 28, 2014 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

O mais difícil em trabalhos com madeira é dar naturalildade ao que for feito a fim de que pareça ação do tempo, dos insetos, brocas, etc...Vejo seguidamente alguns trabalhos que são visivelmente artificiais, o que não é bom. Procure observar na natureza como são os efeitos da madeira desgastada pelo tempo e por ação de pequenos animais e insetos. Veja os trabalhos feitos por Andres Bicocca da Argentina que trabalha muita madeira de oliveiras, além de outros e que pode ser facilmente traduzido para a madeira da duranta, no material que o amigo tem aí. Só que além da madeira talvez o mais importante é formar uma boa e harmoniosa compa verde. Com estilo, com forma, distribuição de galhos, triangulação, enfim... Abraço
Diogo Afonso
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2014 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
O mais difícil em trabalhos com madeira é dar naturalildade ao que for feito a fim de que pareça ação do tempo, dos insetos, brocas, etc...Vejo seguidamente alguns trabalhos que são visivelmente artificiais, o que não é bom. Procure observar na natureza como são os efeitos da madeira desgastada pelo tempo e por ação de pequenos animais e insetos. Veja os trabalhos feitos por Andres Bicocca da Argentina que trabalha muita madeira de oliveiras, além de outros e que pode ser facilmente traduzido para a madeira da duranta, no material que o amigo tem aí. Só que além da madeira talvez o mais importante é formar uma boa e harmoniosa compa verde. Com estilo, com forma, distribuição de galhos, triangulação, enfim... Abraço

elio este é um trabalho que fiz em uma outra duranta, oque acha?

ainda falta muito, madeira morta é oque mais gosto. andres biccoca foi em quem me indentifiquei,
a maioria das minhas ferramentas sao improvisadas e adptadas, mas tento praticar bastante.
oque achou do trabalhinho acima?
o topico desta duranta esta neste link
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23957&highlight=duranta
abraço fraterno...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 03, 2014 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

O trabalho da madeira em si está bem feito. O ideal teria sido escolva um pouco mais o carvão apra não ficar muito esta impressão de planta queimada. Também não sei se usou algum impermeabilizante ou verniz pois parece que ficou meio brilhoso. temos que lembrar que as plantas na natureza não tem este brilho na madeira morta, o que pode dar um aspecto meio artificial. No topo, acima ficaram todas as pontas com tamanho muito parecido, melhor ficaria se tivesse umas pontas mais altas, dando certa conicidade na finalização do tronco. Afora isso o trabalho dos veios de desgaste estão muito bem feitos, acho que ficaram bem interessantes. Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: