|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diogo Afonso 2.o PASSO

Registrado: 29/08/11 Idade: 42 Mensagens: 206 Localização: Nepomuceno-mg
|
Enviada: Sáb Fev 22, 2014 10:16 pm Assunto: Duranta de 18 anos yamadory |
|
|
segue fotos
ja fiz remoçao de quase toda parte podre.
tenho duvida se faço um shari em toda extençao direita aonde sai este tronco longo e alto ou se trabalho um shari na parte esquerda.
qualquer sugestao é muito bem vinda... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Dom Fev 23, 2014 3:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Diogo Afonso, gostei da tua planta. Pretendo adquirir uma desta pra minha coleção e esta sua veio a aumentar meu interesse pela espécie. Boa sorte com ela, acho muito animador quando se posta fotos da evolução do bonsai. Estarei acompanhando. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Fev 23, 2014 9:41 pm Assunto: |
|
|
Diogo, é um ótimo material que tens aí. Como esta espécie é muito resistente e responde a poda com farta brotação, eu costumo nesta fase deixar apenas uma linha de tronco, retirando todo o resto. Então tomando a penúltima foto postada que me parece ser um boa posição de tronco, eu retiraria totalmente aquele galho, quase tronco da direita, aproveitando apenas o leve movimento que fica com a parte principal do tronco. Retiraria também todo e qualquer outro toquinho ou galho velho, deixando apenas os novos brotos e esperando os demais que irão aparecer com esta intervenção. Depois dele ter rebrotado em todos os locais, seleciona os galhos que ficarão, deixando os galhos que estarão localizados nos pontos externos das pequenas curvas do tronco, sendo apenas um galho em cada ponto. Assim formará a estrutura básica que depois vai receber os galhos secundários, terceários.. etc... abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 26, 2014 10:54 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelos conselhos elio,
minha intençao é fazer um trabalho em madeira mais nao sei por onde começar _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Sex Fev 28, 2014 10:17 am Assunto: |
|
|
Vou acompanhar o trabalho... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sex Fev 28, 2014 10:47 am Assunto: |
|
|
acompanhando...belo material, essa planta se presta muito bem em trabalhos de madeira morta! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 28, 2014 11:26 pm Assunto: |
|
|
O mais difícil em trabalhos com madeira é dar naturalildade ao que for feito a fim de que pareça ação do tempo, dos insetos, brocas, etc...Vejo seguidamente alguns trabalhos que são visivelmente artificiais, o que não é bom. Procure observar na natureza como são os efeitos da madeira desgastada pelo tempo e por ação de pequenos animais e insetos. Veja os trabalhos feitos por Andres Bicocca da Argentina que trabalha muita madeira de oliveiras, além de outros e que pode ser facilmente traduzido para a madeira da duranta, no material que o amigo tem aí. Só que além da madeira talvez o mais importante é formar uma boa e harmoniosa compa verde. Com estilo, com forma, distribuição de galhos, triangulação, enfim... Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Diogo Afonso 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 03, 2014 12:38 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | O mais difícil em trabalhos com madeira é dar naturalildade ao que for feito a fim de que pareça ação do tempo, dos insetos, brocas, etc...Vejo seguidamente alguns trabalhos que são visivelmente artificiais, o que não é bom. Procure observar na natureza como são os efeitos da madeira desgastada pelo tempo e por ação de pequenos animais e insetos. Veja os trabalhos feitos por Andres Bicocca da Argentina que trabalha muita madeira de oliveiras, além de outros e que pode ser facilmente traduzido para a madeira da duranta, no material que o amigo tem aí. Só que além da madeira talvez o mais importante é formar uma boa e harmoniosa compa verde. Com estilo, com forma, distribuição de galhos, triangulação, enfim... Abraço |
elio este é um trabalho que fiz em uma outra duranta, oque acha?
ainda falta muito, madeira morta é oque mais gosto. andres biccoca foi em quem me indentifiquei,
a maioria das minhas ferramentas sao improvisadas e adptadas, mas tento praticar bastante.
oque achou do trabalhinho acima?
o topico desta duranta esta neste link
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23957&highlight=duranta
abraço fraterno... _________________ Se Caminho que eu escolher me traz paz e alegria então sei que o caminho acertei... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 03, 2014 9:30 pm Assunto: |
|
|
O trabalho da madeira em si está bem feito. O ideal teria sido escolva um pouco mais o carvão apra não ficar muito esta impressão de planta queimada. Também não sei se usou algum impermeabilizante ou verniz pois parece que ficou meio brilhoso. temos que lembrar que as plantas na natureza não tem este brilho na madeira morta, o que pode dar um aspecto meio artificial. No topo, acima ficaram todas as pontas com tamanho muito parecido, melhor ficaria se tivesse umas pontas mais altas, dando certa conicidade na finalização do tronco. Afora isso o trabalho dos veios de desgaste estão muito bem feitos, acho que ficaram bem interessantes. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|