|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Seg Fev 24, 2014 1:30 pm Assunto: Fases da lua influenciam nas intervenções? |
|
|
Já ouvi alguns agricultores e até bonsaístas dizerem que não observam fases da lua para as atividades. Eu particularmente, desde criança aprendi com meus avós consultar a folhinha para saber se a fase da lua era propícia para determinadas coisas como plantio, poda e colheita.
Resumindo e simplificando, procuro usar as fases da lua da seguinte forma, plantar ou transplantar, faço na lua nova, já que suponho que a planta se encontra com sua força nas partes abaixo do nível do solo, (devido á influência da lua sobre a massa líquida da terra). Podas, faço nos dias próximos da cheia.
Creio que é um tema meio controverso, mas na prática, tenho tido resultados satisfatórios. Creio que os mais experientes opinarão trazendo mais esclarecimentos... _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Fev 24, 2014 10:09 pm Assunto: |
|
|
Silas, há muita ciência e muita especulação também sobre este tema. Tratamentos fitoterápicos para pessoas, animais e animais já são bem comuns e muitos considerados bem eficientes. Mas na maioria das vezes quando a coisa "fica feia" o cara recorre aos antibióticos mesmo... Bom parece que não tem nada a ver com o assunto, mas o que quero dizer é que neste mundo existem milhares de coisas alternativas, de dicas e truques, de rezas e simpatias, de crenças e descrenças. Cientificamente a lua pode intervir sim. Assim como outros fatores aos quais nem damos bola por falta de conhecimento sobre o assunto. Já meus pais há 50 anos atrás se orientavam pela lua para determinados procedimentos.
Agora, quando o camarada tem uma quantidade enorme de plantas, se esperar para fazer as intervenções somente na "lua certa" vai acabar ficando muita coisa para traz. Meu pai só podava as videiras na lua certa (nem lembro qual era..rsrsrs) Mas quem tem milhares de pés de videira, fica podando durante semanas a fio. Se ele esperar podar somente na lua indicada a planta já terá brotado e não adianta mais podar...
Conclusão (minha): quem quiser e puder observar a lua, isso sempre será uma ajuda. Quem não puder também não estará perdendo muito por isso.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|