|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 36 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Mar 06, 2014 9:37 pm Assunto: Dicas: Calliandra Rosa, Ligustrum e Acer Tridente |
|
|
Oi pessoal,
Sou muito novato na arte e embora eu já tenha lido e pesquisado muito, tenho ainda muito pouca prática; e como as plantas além de muito delicadas, merecem respeito, eu decidi não mexer em nada até realmente ter certeza do que eu vou fazer. Não é medo de errar.. Sei que vou errar aprendendo... Normal! Acontece que eu não quero maltratar as plantas, então pretendo minimizar os erros (ainda mais esses de iniciante que devem ser os piores rs rs).
Sei que as plantas estão precisando de uma poda urgente; porém estou esperando para ver o que vocês vão dizer em relação a fazer uma poda drástica ou não.
Por favor, me ajudem com dicas e ideias para as plantas?
Vamos lá:
Calliandra Rosa - Aprox. 2 anos: Como essa planta é bem nova ainda, a duvida é se já começo uma estilização de leve nela desde pequenina ou deixo-a crescer naturalmente até certo ponto e estilizo depois? Pensei em colocar um arame fino nela para já ir direcionando os galhinhos. Eu tenho alguns vasos de 4L aqui mas acho que ainda não é hora de mudar ela, o que acham?
Acer Tridente - Aprox. 9 anos: Tronco claramente retorcido na copa, não sei avaliar se é um bom Nebari ou não. Acho que a copa dela não está muito estética, pensei em muitas coisas inclusive uma poda drástica. Help please!
Ligustrum - Aprox. 6 anos: Planta já em vaso de Bonsai como vocês podem ver. Ela me parece bem bonita e com um tronco bem reto. Pelo pouco que sei, acho que daria um belo Chokkan. As dúvida aqui são: Como podar a copa? Se eu quiser que ele cresça mais rápido devo transplantá-lo para um vaso maior?
Seguem fotos:
Baixei a planilha de espécies aqui do forum com informações ao longo do ano. Sensacional! A única questão é: Devo seguir aquilo à risca ou é uma base para referência? (Por exemplo: Podas de manutenção podem ser feitas o ano todo em certas espécies)?
Muito obrigado pela atenção.
Abraços _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Qui Mar 06, 2014 10:24 pm Assunto: Plantas |
|
|
Ola Pedro,mais um pra irmandade isso é bomtens lindas plantas ai mas da proxima vez abra um posto para cada planta que é melhor pro pessoal dar sugestoes.Bom no começo é bem assim nossa ansciedade nos mata mas va com muita calma,ate sugiro que derrepende acredito que todo iniciante tenha o mesmo modo de começar sai comprando de tudo e de todos depois fica com medo de mexer e acaba mexendo em epoca errada.Sugiro uma otima pratica va pra natureza e colete algumas plantas e vc metendo a mao nelas e deixe as que vc comprou pra seguir rigorosamente o que o pessoal lhe sugerir e ai faça as experiencias e mexa a vontade nas que vc coletou na natureza.Da dó ate pois algumas vao morrer mas é assim mesmo pois depois de algum tempo o resultado sera excelente.Espero ter ajudado.
Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Mar 07, 2014 10:46 pm Assunto: |
|
|
Pedro, sobre a planilha deve ser levada apenas como uma referência. Nada é engessado.
Sobre suas plantas: plantar em vasilha maior vai depender do que o amigo quer em termos de grossura e tamanho. Para o tronco engrossar é necessário plantar em vasilha maior e também deixar galhos, ao menos alguns ou até todos, crescerem livremente.
A caliandra está bonita a distribuição de galhos em baixo e deveria seguir acima, mas ou menos no mesmo ritmo, ou seja: o espaçamento entre galhos vai diminuindo conforme sobe e também o seu comprimento vai diminuindo a fim de triangular a copa. Os galhos tem que ir alternando: um para um lado, outro para outro, outro para fundos. No ápice, último terço da planta pode ter galhos ligeiramente voltados para frente, antes disso não. Isso vale para todas as plantas em quase todos os estilos. Não vale para hokidachi,literati...
Sobre o acer o nebari não é grande coisa, deveria ser mais radial. E tem outro problema meio grave, ao menos parece na foto, é um caroço lá em cima que dá uma conicidade invertida (parte de cima mais grossa do que abaixo). Talvez teria que tirar com alicate bola alguma coisa de madeira ali naquele local onde tem as cicatrizes a fim de "afinar" o tronco. A copa está meio alta para a grossura do tronco, então ou bota a planta a engordar, ou no futuro poderia fazer um alporque a meia altura a fim de levantar o ponto do nebari. De quebra, no alporque poderia corrigir o nebari que está ruim. Quanto ao ligustro, o tronco é reto e todos os galhos saem do mesmo ponto. Então está tudo encaminhado para um hokidachi. O tamanho dele está bom para a grossura do tronco, dá um aspecto de força. Só tem que abrir mais esta copa, não formando um bolinha tipo topiaria, mas sim uma copa mais em formato de "chapelão" se me entende. Veja na Net imagens de bonsai em estilo Hokidachi e já vais saber do que estou falando.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 36 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Mar 08, 2014 1:39 am Assunto: |
|
|
Andre,
Pensei em abrir um tópico para cada planta mas já achei que seria muito 'flood' no forum hehe... Ainda tenho mais 3 plantas que nem postei aqui para não encher muito o pessoal com perguntas. Você tem toda razão quanto à ansiedade e impulso de iniciante. Já falei com o meu pai que mora em Minas em uma região mais arborizada, vamos sair à procurar para tentar trazer alguma planta da natureza, adorei sua ideia. Ajudou muito! Obrigado pela atenção!!
--------------
Élio,
Já li muitos posts seus e me admira a paciência (e pelo jeito o prazer) que tens em ajudar gente que está começando, mesmo sendo de um nível bem distante de nós. Muito obrigado pela resposta. Ajudou demais porém surgiram mais dúvidas!
-Quando você diz que para o tronco engrossar é preciso deixar galhos (alguns ou até todos) crescerem livremente. Isso determina que se eu quiser que o tronco cresça devo parar de poder? Mesmo que esteticamente? Por exemplo: Quero que o Ligustrum e a Calliandra engrossem sim de tronco, mas ao mesmo tempo já quero ir podando (o que fugir da silhueta) e dando forma aos ramos. Como devo fazer?
-No Acer, pensei em simplesmente cortar o tronco em uma poda drástica eliminando o caroço e a copa muito alta. Você sugeriu fazer um alporque para eu ficar com as duas plantas, e aí eu consertaria o calombo com um alicate bola. É isso mesmo? Vou postar mais fotos aqui do calombo.
-Calliandra ainda está muito nova para aramar? Ou fazer aquele esquema de barbante prendendo na terra ou na borda do 'vaso'?
-Ligustrum: como abrir a copa dele? Vale a pena voltar ele para um vaso maior para ele ganhar força, raízes maiores, tronco mais grosso e depois voltá-lo para um vaso de bonsai (existe isso?)
Gostei muito (e vou seguir) todas as sugestões. Muito obrigado e desculpem novamente pelas perguntas de iniciante. _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|