|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Mar 18, 2014 9:55 am Assunto: |
|
|
"A conicidade do 03 esta legal mas ainda da para melhorar e estou trabalhando nisso... todo dia umas "pauladinhas com cabo de vassoura" e vamo que vamo Very Happy "
Essas pauladinhas com cabo de vassoura, conforme escreveu, é no figurativo, ou alguma tecnica ensinada pelo Mestre Hidaka???
Quando li, me deu um estalo e a lampadinha da idéia ascendeu na cabeça..:
-Porque não dar pauladinhas na base de alguns prés para criar calosidades e com a regeneração e aumentar a conicidade..?
Se funciona com shimpaku, deve funcionar com todas as outras plantas...
É isso ou estou enganado???
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 19, 2014 5:05 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio escreveu: | "A conicidade do 03 esta legal mas ainda da para melhorar e estou trabalhando nisso... todo dia umas "pauladinhas com cabo de vassoura" e vamo que vamo Very Happy "
Essas pauladinhas com cabo de vassoura, conforme escreveu, é no figurativo, ou alguma tecnica ensinada pelo Mestre Hidaka???
Quando li, me deu um estalo e a lampadinha da idéia ascendeu na cabeça..:
-Porque não dar pauladinhas na base de alguns prés para criar calosidades e com a regeneração aumentar a conicidade..?
Se funciona com shimpaku, deve funcionar com todas as outras plantas...
É isso ou estou enganado???
 |
|
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 21, 2014 12:19 pm Assunto: |
|
|
Ola Leão...
Pelo que entendi, salvo engano, ao bater com o cabo de vassoura ou outro objeto apropriado, criamos pequenas feridas na base do tronco , com a regeneração natural da casca surgem pequenas calosidades... Repetindo-se o processo constantemente no entorno de todo o tronco igualmente acabamos por conseguir um "alargamento" da base do tronco e com isso mais conicidade...
Alguem pode nos confirmar se essa tecnica é recomendavel???? |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Sex Mar 21, 2014 9:11 pm Assunto: |
|
|
OBRIGADO BONSÉRGIO, VOU ESPERAR, mas nada a ver né. Ou deve ser algo muito delicado. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Qui Mar 27, 2014 3:23 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, vou acompanhar as respostas, mas quando li aqui tive a mesma idéia, e para mim faz muito sentido, eu já ví outras técnicas onde se causam pequenas feridas com uma lamina fina (estilete) na base do tronco para dar mais harmonia ao nebari, a lógica é a mesma, porém menos agressiva, se realmente for uma técnica precisaríamos saber a freqüência e intensidade da aplicação. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|