Rigdzin

Registrado: 23/03/14 Mensagens: 22 Localização: Cajuru-SP
|
Enviada: Qui Mar 27, 2014 7:19 pm Assunto: Procuro muda de Jabuticaba-peluda |
|
|
Alguém tem muda de Jabuticaba-peluda? - jabuticaba-peluda (Myrciaria spirito-santensis): de casca peluda, crocante (casca que se rompe "estalando" - ao contrário da híbrida que é molenga) e sabor com perfeito balanço ácido-doce.
Myrciaria spirito-santensis / jabuticaba-peluda-de-cruz
Frutos de 2-3 cm, arroxeados com manchas brancas, ovalados e pontiagudos na base. Casca recoberta por minúsculos pêlos (vilosidade), como ocorre na cabeludinha (Myrciaria glazioviana). No ápice existe uma cicatriz de cor clara, em forma de cruz. A combinação de casca resistente e aveludada com um perfeito balanço ácido-doce em seu sabor, conferem-lhe uma posição de destaque entre as melhores jabuticabas.
Usos: A fruta é consumida principalmente ao natural, podendo também ter o mesmo emprego que as demais espécies de jabuticaba. Árvore de porte médio (4-7 m) e folhas de até 9 cm com nervuras medianamente impressas, pode ser utilizada com sucesso em reflorestamento de áreas nativas ou no paisagismo.
Cultivo: Solos férteis, drenados e que retenham umidade. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra. Vai bem em climas tropicais e subtropicais.
Origem: Floresta atlântica do baixo Rio Doce, no Espírito Santo.
Família: Myrtaceae.
Observações: Raríssima em cultivo, foi localizada em seu habitat natural recentemente pelo Instituto Plantarum (www.plantarum.com.br). Também conhecida como jabuticaba-peluda-de-cruz ou jabuticaba-peluda-capixaba.
Ou:
Myrciaria sp. / jabuticaba-peluda-do-mucuri ou jabuticaba-do-doutor
Frutos de 2,5-3 cm, de coloração roxo-escura e mais ou menos achatados nos polos. A superfície é revestida por indumento velutino, como na jabuticaba-peluda-de-cruz (Myrciaria spirito-santensis). Contrariamente a esta última, não existe cicatriz no ápice, que apresenta um cálice persistente. Seu sabor é excelente, igual ou ligeiramente superior ao de sua prima capixaba. Em sua região de origem, ela é considerada uma fruta superior à famosa jabuticaba-sabará (Myrciaria jaboticaba), que lá ocorre como planta cultivada.
Usos: Deliciosa ao natural, pode ser utilizada também no preparo de sucos, geléias, vinhos, sorvetes, etc. Adaptável ao cultivo em regiões mais secas que outras jabuticabeiras, perdendo entretanto as folhas durante a estiagem. Floresce logo em seguida, no início das chuvas.
Cultivo: Deve ser cultivada da mesma forma que outras jabuticabeiras, ou seja, em solo fértil, bem drenado e que retenha umidade. Frutifica melhor a pleno sol.
Origem: Florestas localizadas nas cabeceiras do Rio Mucuri (MG)
Família: Myrtaceae.
Observações: Espécie descoberta pelo advogado e fazendeiro Dr. Ripersio Penchel, a quem cabe a glória de tê-la introduzido em cultivo. Por este motivo, conhecida também como jabuticaba-do-doutor.
 _________________ "Antes da iluminação,
semear, regar e cuidar.
Depois da iluminação,
semear, regar e cuidar."
Antigo provérbio. |
|