FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Caliandra
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2014 10:50 pm    Assunto: Caliandra Responder com citação

Pessoal tenho uma duvida. Não estou conseguindo reproduzir caliandra por semente, já tentei duas vezes e não consegui, gostaria de saber se há uma metodologia específica para germiná-las ?
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2014 8:33 am    Assunto: Responder com citação

rafa,

Para algumas espécies, existe um processo conhecido como quebra de dormência da semente, que se deve fazer para que a semente germine. Este processo pode ser diferente dependendo da espécie. Vai desde a imersão em água fria por 24 horas logo antes do plantio, até choque térmico em água a 90°C, e para certas plantas adaptadas ao frio, deve-se simular um inverno, mantendo as sementes em água por algumas semanas dentro da geladeira, e depois tirá-las e plantá-las, como se o inverno tivesse acabado.

Entretanto para a caliandra não existe muito segredo. Aliás, colhi algumas sementes de caliandra rosa durante a primavera, e uma ou duas sem querer caíram num outro vaso dum limoeiro meu. Germinaram sem mesmo eu querer! As que plantei nasceram todas, então pode ser que esteja ocorrendo alguma coisa impeditiva para a germinação das tuas sementes, vamos ver o que se deve fazer:

1- Sementes devem ser as mais "frescas" quanto possível. Assim que forem coletadas, devem ser plantadas. Isso favorece maior índice de sucesso na germinação. Se for guardar as sementes, deve ser em local fresco e seco a fim de manter a boa taxa de germinação.

2- Após plantadas, não deixar no sol o dia todo, principalmente na tua região, que deve ser bem quente. Escolha algum canto da casa, quintal, etc, que pegue o sol da manhã ou do final da tarde somente.

3- Substrato drenante como areia grossa é o mais indicado, pois evita acúmulo de água e apodrecimento das sementes.

4- Evite plantar muitas sementes no mesmo vaso, isto incentiva a competição entre as plântulas e dificulta o desenvolvimento de todas elas.

5- Não regue demais, nem de menos. Mantenha o vaso sempre úmido, mas nunca encharcado. Quando perceber que a superfície está seca, regue de novo.

6- Não enterre demais as sementes no plantio. Existe uma regrinha aproximada que li uma vez num site confiável e desde então, sempre que planto minhas sementes, faço desta maneira: observe o tamanho da semente. A profundidade máxima que vc poderá enterrá-la será de 2 vezes o tamanho dela. É difícil dar errado!

No mais, acho que é observação a estas colocações e paciência!

Qualquer coisa, dá um grito! Boa sorte com as caliandras!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2014 9:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pode ser pé frio mesmo na qualidade das sementes. Semente de caliandra rosa pelo menos é pra brotar bem fácil. Deixar dentro d'água no dia anterior, dia seguinte, se tá no fundo, as chances são grandes! chacoalhar a vagem, se tiver soltinha dentro, já tá madura...
As caliandras gostam de soltar as sementes antes das vagens, por isso tem que ir na época certa, pois dependendo não acha mais se cai no chão.

As dicas do simba são boas!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
rafaranter
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/07/10
Mensagens: 136
Localização: Trindade-GO

MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2014 1:38 am    Assunto: Responder com citação

Realmente, aqui na minha região elas florescem o ano todo mas na época das águas elas florescem com intensidade maior, ai quando você vai coletar só acha as vagens vazias e cecas, as que ainda possuem sementes estão verdes, no chão é impossível, a não ser que tenha cimento embaixo, as mudas que consegui, só consegui porque com o auxilio de uma faca removi cuidadosamente mudinhas que germinaram embaixo da arvore, e as plantei em escorredores todas pegaram, estas ultimas coletei na fabrica da Coca Cola, pois eram diferentes das variedade que tenho em casa, coletei sementes de vagens secas que abriram mas ficou uma ou outra semente grudada, deu umas 12, mas nenhuma germinou Sad Sad
_________________
"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil