|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 01, 2014 4:29 pm Assunto: Jabuticaba - Yamadori - Bonsai "Willa" |
|
|
Esta Jabuticaba estava na chácara do sogro do meu pai. Sempre passava ao lado dela quando ia chupar fruta no pé, e como ainda não tinha olho pra coisa e não sabia de yamadori nunca tinha dado atenção. Depois isso mudou...
O que será que tem aqui embaixo???
Expondo as raízes. Belo material!
Poda drástica da copa.
Topei com um cupinzeiro no torrão dela. Haja braço...
Aqui ela já no vaso de treinamento. Nem sempre consigo me dar o luxo de deixar a planta na bacia com areia. Sou de São Paulo e não tenho espaço pra isso em casa, então ela já foi direto pro vaso de treinamento.
Nas fotos acima a arvoré está com quase 1 metro de altura, já no vaso. Tive que poder ainda mais pois não cabia no carro nem sentada no banco! Ficou com mais ou menos 70 cm no final.
As fotos são de dezembro de 2013, e apesar de ter judiado bastante do torrão dela fui surpreendido por uma bela brotação que está em andamento. Fiquei com medo e usei superthrive além da tiamina. Parece que deu certo.
Postarei uma foto atualizada em breve. Ela está numa mesa de centro na sala do meu apartamento, recebendo algumas horas de sol e com iluminação articial para complementar. _________________ Minhas Plantas
Editado pela última vez por erico.bettoni em Seg Jul 07, 2014 9:21 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Abr 01, 2014 10:49 pm Assunto: |
|
|
É um bom material para bonsai. Porém sugiro que retire ela de dentro de casa, colocando totalmente ao ar livre. Caso contrário ela reagirá com brotação inicial mas dificilmente vingará. Observe que o bonsai antes de mais nada é uma árvore e portanto precisa viver no exterior e não no interior. Mesmo com ajuda de luz artificial a planta com o tempo se debilita e acabará morrendo. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:21 am Assunto: |
|
|
Olá Elio! Obrigado pela dica.
Detalhe, não tenho "fora de casa", moro em apartamento.
Sei que este é um tópico acalorado no forum, mas crio bonsais dentro de casa há bastante tempo e fui aprimorando a técnica pra não precisar deixar minha paixão de lado.
Até que eu tenha meu pedaço de chão "no chão mesmo" vai ter que ser assim...
Vou postar fotos das minhas outras plantas criadas indoor pra vocês verem!
[]s! _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:47 pm Assunto: |
|
|
Pelo menos próximo à uma janela aberta, isso ajudaria! O problema dos aps é a falta do contato com ar da rua, pra mim ventilação vem na frente de iluminação. Pode não pegar sol, mas se pegar o ar externo, faz toda diferença! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:56 pm Assunto: |
|
|
Ah há!!! Felizmente este problema é mais fácil de resolver que o da luz, e na verdade de ventilação nem tenho problema, venta muito mesmo no meu apartamento e não uso condicionares de ar, então fica tudo aberto.
As vezes tenho até que proteger minhas plantas do vento pra não entortarem... _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 2:21 pm Assunto: |
|
|
Tranquilo então, o ambiente fechado que é mais prejudicial! Eu fico num ap de segunda à sexta, de vez em quando levo uma plantinha pra se hospedar lá. As que ficaram com a janela fechada definharam, me levando a levá-las de volta, com a janela aberta, vai embora o cultivo numa boa!Problema é dia de chuva, não tem jeito, tem que fechar...kkkk _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|