Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 01, 2014 4:01 pm Assunto: Camélia Rosa - Yamadori - Bonsai "Bettoni" |
|
|
Esta Camélia está há mais de 20 anos no jardim da frente da casa do meu pai, desde que eu morava lá. Durante estes 20 anos ela não florou nenhuma vez.
Depois que o jardim passou a ser tratado com mais carinho ela florou, e descobrimos que tem uma flor rosa mesclada com branco.
Como meu pai está se mudando com certeza vou tirar a árvore e fazer um belo bonsai. Ela tinha a minha altura, 1,85m, e na foto abaixo aparece depois da poda da copa, onde reduzi para cerca de 70 cm.
Não desfloei a árvore, li que camélias não suportam o procedimento, mas não sei se é verdade. Vai sair daí pra ir pra uma bacia com 40 litros de areia grossa.
Alguma sugestão em como conduzir esta árvore?
 _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:40 am Assunto: |
|
|
Aqui a foto da flor.
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:36 pm Assunto: |
|
|
É urgente esta retirada ou vç tem tempo?
Se vç tem tempo sugiro fazer um alporque. Ela tem uma ótima base, mas sua estrutura está bem alta. Um alporque mais próximo da ramificação te daria um porte melhor pra conduzir visando um bonsai. E de quebra ganharia outra opção, a que ficar no chão vai brotar e terá outa opção, duas plantas de porte. Em 1 ano poderia ter duas plantas bem desenvolvidas pra trabalhar como bonsai...só uma sugestão, se tem que ser urgente sua retirada, terá que avaliar melhor a estilização, pois as fotos não mostram os 360º da planta, qualquer dica agora seria precipitada! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:45 pm Assunto: |
|
|
Vou ter que retirar em menos de 2 meses. Ela está alta mesmo e já pensei no alporque, mas se for fazer vai ser na bacia.
Vou tirar mais fotos, tenho algumas aqui mas não ficaram muito boas, talvez consiga postar mais uma.
Estou fazendo um móvel novo para meus bonsais, com prateleiras reguláveis. Desta maneira conseguiria ter alguns bonsais maiores, e este é certamente um que gostaria de manter entre os grandes devido à história na família.
Meu pai ganhou a muda de um japonês que bateu no carro dele quando eu ainda tinha uns 10 anos. Não sei a idade exata, mas na verdade deve ter mais de 25 anos... _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 12:55 pm Assunto: |
|
|
Marco, encontrei mais algumas fotos. Dá pra ter uma idéia melhor da altura da planta e da copa também, com a foto de cima.
Apesar de velha, a madeira está flexível, o que vai ajudar bastante no ajuste da altura.
Sobre a desfolha de camélia tem alguma informação?
Visão aberta, veja a altura.
Visão de cima da copa.
Fotos laterais, não ajudam muito...
No mesmo jardim há duas roseiras ainda mais velhas que a camélia, devem ter quase a minha idade. O que faço com elas?  _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 2:27 pm Assunto: |
|
|
A desfolha sempre é um procedimento traumático pra planta. Se vai retirá-la em seguida, não vejo necessidade, visto que já reduziu o tamanho dos galhos. Ela aceita poda drástica, então naturalmente se bem de saúde aceitará tb desfolha. Até porque a desfolha é menos agressiva que a poda drástica. Na desfolha preservamos o pecíolo, onde no mesmo guarda a gema latente, vç podando a folha, libera o crescimento desta gema! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 02, 2014 10:11 pm Assunto: |
|
|
Você disse que pode esperar 2 meses. Então sugiro que retire o mais tarde possível dentro deste prazo. Cave ao redor e retire com algum torrão, assim poderá preservar toda esta folhagem que ficou. Depois dela estar recuperada é que se pode pensar em estilização. Mas pelo que vi o amigo disse que quer preservar ela grande. Como é uma planta de estimação, talvez o que você queira mesmo é deixar ela numa forma mais ou menos natural. Isso é uma coisa. Agora se você quiser no futuro tem um bonsai tecnicamente bem formado, teria que após ela ter se consolidado do yamadori proceder uma poda relativamente drástica para estilizar com a nova brotação.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 03, 2014 2:18 am Assunto: |
|
|
Pretendo preservar o maior torrão possível!!!
Para esta árvore pedi licença ao sogro do meu pai para deixar a bacia de 60cm de diâmetro na chácara dele assim que retirá-la do chão.
Tanto a casa do meu pai como a chácara do sogro ficam em Araçatuba, a cerca de 500km de São Paulo.
Enquanto não baixar bem o torrão e enraizar na areia não poderei trazer pra cá... Vou ter que apreciar de longe.
Na chácara também fica um viveiro com meus pre-bonsai. Mudas geralmente de semente para trabalhar no futuro. Investimento de médio prazo!
Lá tenho pitanga preta, amora gigante, sequóia gigante, jacaranda rosa, aroeira vermelha, castanha do maranhão, jambo, tamarindo e várias outras, todas na engorda já... _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 03, 2014 11:00 am Assunto: |
|
|
Mais detalhes do tronco e nebari.
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 06, 2014 8:13 pm Assunto: |
|
|
Tem ao menos um raiz bem grossa aí, que deverá ser cortada curta. E também tem um muda aí que dá para separar. No mais, se coletar com torrão meio grande pode fazer em qualquer tempo, retirando cerca de 80% de toda a galhada e folhagem. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 06, 2014 10:22 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio!
Já estava de olho na mudinha... Vai pra esposa do meu pai! Que cuidou do jardim e fez sair a primeira flor!
Assim que tirar ela da terra mando novidades.
[]s _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 18, 2014 7:40 pm Assunto: |
|
|
Atualizando...
Yamadori concluído em 18/04! Um amigo da família me ajudou e acabei por conhecer uma ferramenta maravilhosa chamada VANGA. Vejam que belo torrão!
Santa VANGA... Seu Luiz, muito obrigado!!!
Na bacia:
Detalhe do nebari:
Nebari e a mudinha. Brotou da raiz, vou esperar pra separar:
Nebari por trás (ou frente, ou lado, não sei ainda):
Mesmo deixando a planta alta acho que um alporque será inevitável, mas agora só no ano que vem.
Sugestões? O que acham? _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 21, 2014 10:13 pm Assunto: |
|
|
Reduzi mais a copa, deixando apenas um par de folhas na ponta de cada galho que ficou. Na verdade reduzi os galhos que ficaram ao primeiro par de folhas neles. Não toquei na mudinha, esta vai crescer livre por enquanto.
Já consigo ir pensando se da pra aproveitar algum galho ou se vou ter que fazer a copa do zero, já que é muito mais fácil do que um alporque e refazer o nebari...
Ninguém se atreve a opinar?  _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Lucas Sbardelotto 1.o PASSO

Registrado: 11/11/10 Idade: 44 Mensagens: 181 Localização: Portão-RS
|
Enviada: Ter Abr 22, 2014 3:21 pm Assunto: |
|
|
Unica coisa agora é deixar a planta se recuperar.
Abraços _________________ Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 17, 2014 4:14 pm Assunto: |
|
|
Recuperada do yamadori, e com brotações por todos os lados.
Vou remover a mudinha com uma parte da raiz maior, passar selante e enterrar tudo.
Com relação à planta maior estava pensando em fazer o alporque neste local, o que acham? Ou baixo mais a copa antes e deixo o alporque pro final?
|
|
 |
|