Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Abr 04, 2014 3:26 pm Assunto: Ulmus Parvifolia |
|
|
Pessoal, mais um trabalho em Ulmus, esse foi plantado a partir de um galinho, como em meu ultimo, a primeira foto que tirei foi essa, ja estava bem avançado mas o galho devia ter uns 4 cm quando plantei. Nesse vaso é possivel ver varios outros galhos também, mas só esse que vingou.
E agora como está, plantei em um vaso grande pra crescer livre, acho que em 2 anos ja consigo a espessura de tronco que espero.
Bom, vou postando fotos da evolução mas o processo será bem lento.
Abraços _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 06, 2014 8:16 pm Assunto: |
|
|
Se desenvolve bem. Se tiver onde colocar no chão, o desenvolvimento é mais rápido ainda. Ou o próximo ano passe para uma bacia ainda maior, com cerca de 20 litros de capacidade. Creio que ainda seria possível colocar um arame meio grosso e dar movimento ao tronco, teria que ser agora para preservar este movimento no futuro. Ulmus com tronco reto não né muito interessante. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 08, 2014 1:20 pm Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Se tiver onde colocar no chão, o desenvolvimento é mais rápido ainda. |
Elio, obrigado pelas considerações.
Estou atualmente de mudança para um apartamento, esse é o maior vaso que usarei no momento, pode ser que use um mais profundo mas a largura será no maximo esta.
Possuo duas outras mudas semelhantes da mesma estaquia, essa é a maior devido ao vaso maior, mas a forma das outras é bem parecida, ambas apresentando brotação mais próxima ao solo, pretendo conseguir resultados semelhantes as esses três.
Abraço
 _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Abr 08, 2014 5:21 pm Assunto: |
|
|
Thomas a visão de resultados que o amigo deseja ter é bem interessante. Isso é bom. Porém sem um crescimento de tronco, que necessariamente é obtido via crescimento da planta, o amigo jamais chegará a estes resultados desejados. Por exemplo, estes troncos tem leves movimentos. Para que sua planta tenha estes movimentos no futuro é necessário colocar arame e dar este movimento no tronco agora. Daí deixar crescer para que o movimento de consolide. Se não terás como utilizar vasos maiores que este mostrado, em apenas um vaso você não conseguirá o desenvolvimento necessário, mesmo em vários anos. Uma solução para este impasse é fazer bastante furos em baixo deste vaso e assim que perceber que as raizes querem sair por baixo, pega outro vaso do mesmo tamanho, também com bastante furos enche de substrato e simplesmente assente este vaso em cima do outro. Quando as raizes começarem a sair do segundo vai colocando em baixo um terceiro, um quarto, um quinto e assim sucessivamente. O Charles Ferrante Jr, grande bonsaísta mineiro, nestes casos chega empilhar 6 até 8 vasos de crescimento. O resultado é melhor do que o replantio pois a planta não pára de crescer, indo sempre adiante. Mas para engrossar tem que deixar crescer os galhos também.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 09, 2014 2:01 pm Assunto: |
|
|
Sim com certeza, ainda estudo caminhos para estas plantas, são 4 mudas no total, sendo essa da foto a maior e outras 3 um pouco menores. Minha intenção com essa é engrossar o caule e manter um tronco reto, tenho outra que estava pensando em dar um movimento. Gostei da ideia dos vasos um sobre o outro mas o problema de espaço que ja era ruim agora vai ser bem mais complicado com o apartamento, não quero fazer bagunça na varanda que ja não é muito grande. Assim que me instalar no apartamento vejo quais plantas vão pra lá e quais vão para a casa dos meus pais ai decido o que fazer com cada uma.
Agradeço as dicas, vou fotografar as outras no final de semana e posto aqui para novas ideias, mas adianto que as outras tem galhos bem baixos sendo que uma delas tinha 2 troncos mas eu cortei deixando apenas 1.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 10, 2014 1:08 pm Assunto: |
|
|
Elio, aqui estão as outras 3 mudas semelhantes que citei, pra essa primeira pretendo fazer um nano com uns 10 cm de altura, os outros ainda pensarei no que fazer, opiniões são validas.
 _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 10, 2014 3:57 pm Assunto: |
|
|
Bom, o ulmus aceita poda drástica, mesmo bem radical. Como o primeiro objetivo tem que ser engrossar os troncos, de pouco ou nada adianta fazer projeção agora. Então por exemplo a planta que você quer fazer um mame, final de 10 cm de altura, pode ser uma planta mais fina. Quando achar que está na grossura ideal para isso, corte ela a cerca de 6-7 cm do solo. Daí ela vai botar um monte de ramos. O ramo mais alto arama para cima para ser a continuação da planta e o que formará o futuro ápice. Os demais, seleciona e arama já formando a estrutura básica: primeiro galho, segundo galho, falho de fundos. Tudo isso é melhor fazer com a nova brotação originária da poda drástica. Com as demais plantas segue a mesma ideia. Sempre esperar engrossar o tronco para fazer podas drásticas um pouco mais baixas do que a altura final desejada. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
|
|
 |
|