Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ercs123
|
Enviada: Sáb Jan 15, 2005 7:21 pm Assunto: Acho que coloquei muito adubo! E agora? |
|
|
Olá meus amigos!
Comprei um Bonsai faz 3 semanas (tuia prata - 4 anos) até então o bonsai esta muito verde. No dia 10/01/05 coloquei adubo, conforme o vendedor me explicou ( 2 colheres de sopa - NPK 10-10-10). No entando, tres dias depois, notei que as folhas estao ficando diferentes, da cor cinza, e depois secando.
Coloquei o adubo no periodo da tarde, com a terra umida. E nos dias seguintes deixei no sol normalmente. O que deve fazer?
Ass: Ewerton |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Jan 15, 2005 8:49 pm Assunto: Re: Acho que coloquei muito adubo! E agora? |
|
|
ercs123 escreveu: | Olá meus amigos!
Comprei um Bonsai faz 3 semanas (tuia prata - 4 anos) até então o bonsai esta muito verde. No dia 10/01/05 coloquei adubo, conforme o vendedor me explicou ( 2 colheres de sopa - NPK 10-10-10). No entando, tres dias depois, notei que as folhas estao ficando diferentes, da cor cinza, e depois secando.
Coloquei o adubo no periodo da tarde, com a terra umida. E nos dias seguintes deixei no sol normalmente. O que deve fazer?
Ass: Ewerton |
Caro amigo Ewerton,
Olha cara sinceramente. Primeirametne gostaria de saber onde comprou a árvore. Pergunto isso porque amigo, geralmente nao podemos seguir o que o venderdor nos indica, a nao ser que seja uma pessoa em que confiemos e sabemos o que esperar. E a ver pela quantidade de adubo (gostaria tambem de saber o tamanho da planta e do vaso) que ele te indicou, pude observar ser muito alta para um Bonsai. Geralmente (me foge da cabeça agora mais outro Bonsaista a de te informar) diluimos menas colheres na mesma quantidade de água, acho que duas é muito. Eu preferencialmente, gosto mais de adubos orgânicos, que além de se decomporem lentamente suprindo aos poucos a necesidade do Bonsai, não causam risco à planta, pois se errar na quantidade não tem problema, pelo que acabei de falar, eles se degradam lentamente, suprindo a platna aos poucos. Espero ter ajudado.
Abraços:
Illex
P.S: Outro Bonsaista creio eu, lhe indicará uma quantidade correta a ser aplicada. Ao que indica se a quantidade foi muita e acho que foi, poderá ter queimado as raízes de sua planta agravando um pouco mais seu estado. É só o que tenho em mente agora. Não é uma certeza ainda. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2005 7:42 pm Assunto: Re: Acho que coloquei muito adubo! E agora? |
|
|
Oi Ewerton.. tudo bem?
Posso imaginar uma tuia prata com 4 anos como um bonsai ainda pequeno e num vaso entre 20 e 30cm de comprimento. Estou apenas imaginando...
Se for algo parecido, e usando NPK quimico 10-10-10, acho que uma colherinha de café estaria de muito bom tamanho.
Se uma colher se sopa equivale a 5 colherinhas de café, então voce teria colocado 10 vezes mais fertilizante!!!
Certamente a pessoa que te orientou não conhece bonsai.
Uma conífera mudando de cor como a sua, eu não teria muitas duvidas. Ela não resistiu à overdose de adubo.
Agora que voce está em contato com o pessoal do forum, sugiro que nas proximas vezes que for adubar, diga aqui no forum qual a planta, idade, tamnho, etc.... Com certeza voce vai receber orientações bem legais, de pessoas que conhecem bonsai.... e sabem dos cuidados que eles precisam....
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Jan 16, 2005 10:07 pm Assunto: |
|
|
Olá ercs123, como vai?
A orientação dos colegas foi certa... infelizmente a planta tem poucas chances, pois o NPK exerce um efeito devastador se usado em quantidade errada... Certa vez, quando o meu conhecimento ainda era menor do que possuo hoje, fiz a mesma coisa, porém foram 18 vítimas... somente 3 resistiram e depois de 2 anos estão bem saudáveis...
Conclusão: Nunca mais usei NPK. Acho que a torta de mamona e Farinha de Osso é uma boa opção. A metade da dose indicada pelo fabricante é uma boa medida de segurança nesses casos.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Brainner

|
Enviada: Seg Jan 17, 2005 12:41 pm Assunto: |
|
|
Caro colega, tb tenho alguma experiencia em adubos quimicos, pois também ja cuidei de um grande jardim e conheço bem o aduto 10 10, minha experiencia foi meio traumatica, pois quase matei varias plantas, porem um agronomo amigo meu me orientou a agoar bastante o jardim e muitas plantas escaparam, nao sei se isso se aplica a Bonsai, quanto a dosagem eu tb utilizo uma colher de chá aquela pequenininha para dois litros de água e tenho otimos resultados quando aplicado, porem nao aconselho muito adubo quimico pois um erro pode matar uma planta de varios anos...
Espero que meu comentario te ajude de alguma forma.. |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Qua Jan 19, 2005 7:21 pm Assunto: |
|
|
Oi Ewerton,
é como o Felipe disse, diluir qualquer adubo químico na metade da dose recomendada na embalagem.
Se a recomendação é 2 colhares de sopa para 1 litro, dilua 1 colher para 1 litro.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
ercs123
|
Enviada: Qui Jan 20, 2005 5:56 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, pela colaboração de todos......agora só me resta esperar, para ver seu o bonsai consegue se recuperar.
Até mais,
Ewerton |
|
|
 |
|