|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
caferri

Registrado: 17/02/05 Idade: 56 Mensagens: 62 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 12:53 pm Assunto: Tentativa de um Sekijoju. |
|
|
Aplicando a mesma técnica de Ricardo Paiva com seu ficus na pedra, plantei uma laranjeira que adquiri desde semente, para tentar alcançar um Sekijoju.
Gostaria que os amigos apreciassem as fotos, e digam se pode vingar esta planta, e obter sucesso com ela.
Ricardo Paiva, não é plágio, e sim aprendizado...
Pedra almofadada, (pelo menos é conhecida aqui assim usada em fachada de casas).
Atentem para o substrato da coitada, estava totalmente compactado.
Usei saco plástico para que as raízes fixem na pedra.
Já totalmente terminado, agora é só aguardar. Por ser uma laranjeira, os amigos podem me informar quanto tempo aguardo até começar a escavar para ver se aderiu a pedra suas raízes?
obrigado aos amigos...  _________________ Bonsaista??? Eu??? hahahahaha |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 10:49 am Assunto: |
|
|
Bom dia Colega....
PRimeiramente vale lembrar q é um processo demorado.
Mas vc poderia ter usado todo o vaso, sempre aproveite o maximo do vaso, pois assim as raizes tem mais espaço para crescer.
e naum deixe de no att.
Abraços |
|
|
 |
caferri

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 12:27 pm Assunto: |
|
|
Vhalveruth,
Putzzzz, é mesmo, e eu pensando que estava perfeito, hahahahahaha
Tá vendo, sempre tem alguém com visão mais ampla que a nossa, isso válido para todo seguimento.
muito obrigado. _________________ Bonsaista??? Eu??? hahahahaha |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 12:45 pm Assunto: |
|
|
estamos ai pra isto..... qualqer duvida é so chamar
abraços |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 9:16 pm Assunto: |
|
|
Concordo com o Vhalveruth, você deveria ter-la plantado mais para cima no vaso. Mais terra=mais raiz=crescimento mais rápido
a segunda sugestão era caprichar mais na pedra! Pedras sem reentrâncias ficam meio sem graça neste estilo!
Na próxima vez, plante em um vaso grande, grande mesmo, e tente achar uma pedra mais natural, com veios, "defeitos", não tão quadrada! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 11:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Caferri, o teu trabalho ficou ótimo, a meu ver. O caminho é esse mesmo, apenas tentando fazer algo é que temos sucesso em conseguir obter alguma coisa, nem que seja mais conhecimento com nossa própria experiencia.
Ao contrário do ficus, porém, as cítricas tem um desenvolvimento bem mais lento. Isso não impede, é claro, a construção dentro desse estilo, bem como de qualquer outro. Mas é importante ter conhecimento disso, para não frustar suas expectativas. Aconselho, então, a manter esse vaso nessas condições pelos próximos quatro anos, antes de retirar e ver como ficou. Esse tempo é o mínimo exigido por essa espécie.
Em relação ao tipo de pedra usado, como salientou o nobre colega Markus, uma outra pedra contendo reentrancias ficaria mais interessante. Mas acontece é que nem sempre temos material assim disponível, ou ao menos não quando "inventamos" trabalhos desse estilo. Eu mesmo, por exemplo, há alguns anos atrás, executei um trabalho com um ficus, variedade panda, em que a pedra de rio é completamente lisa, com uma base ligeiramente achatada. Veja como ficou, atualmente:
Esse trabalho ficou "enterrado" por dois anos, antes de passar para um vaso de treinamento, e apenas há dois anos é que envasei nesse outro, chinês.
Mas vc está de parabens por seu trabalho e espero ver aqui no forum o resultado obtido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
caferri

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 3:39 pm Assunto: |
|
|
Markus,
Está registrado, daqui para frente ficarei atendo para estes
passos no qual me informou. valeu...
Nickyfury,
Muito obrigado pelo incentivo, você foi no cerne da questão,
foi uma tentativa com um apredizado já enorme, e olha só
como temos amigos que são prestativos e nos abrem o olhos.
Valeu mesmo, e com toda certeza, daqui há alguns anos, estarei
mostrando este humilde trabalho, e espero que muitos outros.
valeu... _________________ Bonsaista??? Eu??? hahahahaha |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 5:26 pm Assunto: |
|
|
Caferri,
Em função da sua pedra ser um tanto pequena (nunca se esqueça que a planta vai crescer!) as raizes também crescerão e sobrarão poucas sobre a pedra. Mas tudo bem, certamente ficará bom.
Em relação ao procedimento que você adotou, eu recomendaria você arrumar as raízes da melhor forma possível sobre a pedra e amarrar com uma fita de borracha, cortada de uma câmara de ar de bicicleta. Dessa forma você mantém as raízes firmes e no lugar certo. Logo após, umideça um volume de esfagno e envolva a parte superior da pedra. Esse material manterá as raízes úmidas.
Quando então for plantar no vaso, sem plástico algum, deixe uma parte da pedra de fora, justamente onde você concentrou o esfagno.
Ano após ano, você poderá replantar, porém elevando a pedra gradativamente, até retira-la quase que completamente do substrato, expondo assim a pedra e finalizando o estilo.
Vá em frente com outra planta, de preferência um ficus, que é pra la de resistente, rápido e emite raízes com muita facilidades.
Um abraço.
Edson |
|
|
 |
caferri

|
Enviada: Sex Abr 18, 2014 10:29 pm Assunto: Atualizando |
|
|
A todos que ajudaram na tentativa, apresento-lhes o resultado.
Como salientado e muito bem por Nickyfury, infelizmente nao abraçou totalmente a rocha mesmo, mas ate que ficou legal.
huauahauhuahuhauhuauh.....
[img] [/img] _________________ Bonsaista??? Eu??? hahahahaha |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Abr 18, 2014 10:45 pm Assunto: |
|
|
Bela planta! Ainda não tentei este estilo...
A frente dela é a ultima foto, certo?
Ela não abraçou completamente ainda mas vai, pode ter certeza. Um vaso um pouco maior iria ajudar. _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 9:42 am Assunto: |
|
|
Ficou bem interessante, resultado legal, mas um vaso um pouco mais largo não seria melhor pra essa planta?
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
caferri

|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 11:11 am Assunto: |
|
|
Quanto ao vaso, Thomas e Erico, é um xing-ling que eu comprei para ornamento, e este mesmo ficava para recolher a água das regas desta mesma planta, tive até que fazer furos .
Quero aguardar resposta da planta, e assim coloca-la em um vaso melhor.
Fico agradecido com a atenção de vocês.
abraço. _________________ Bonsaista??? Eu??? hahahahaha |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 12:17 pm Assunto: |
|
|
Se for o caso faça um transplante falso, assim a planta não sente. Boa sorte! E vá postando fotos. _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Abr 20, 2014 9:06 am Assunto: |
|
|
caferri escreveu: |
Quero aguardar resposta da planta, e assim coloca-la em um vaso melhor.
abraço. |
Caferri, não é pela estética e sim pela resposta da planta, em um vaso um pouco maior a planta terá resposta mais rápida.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
caferri

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|