|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 3:49 pm Assunto: Projeto 2014 |
|
|
Boa tarde amigos bonsaistas, simpatizantes e curiosos desta nobre arte, venho até vocês lhes apresentar um projeto que pretendo dar inicio ainda está semana.
Antes de começar falar sobre ele, contarei minha historia brevemente, que foi oque me fez chegar até esta ideia deste projeto.
Nunca tinha me interessado por nada a respeito de plantas até cerca de 3 anos, quando passei em um viveiro para comprar rosas para na época minha namorada hoje minha esposa, foi quando vi alguns bonsais e me apaixonei na hora por aquelas “arvorezinhas miniaturizadas”, além de levar as rosas também fiz questão de levar um bonsai para casa, no caso um cedro nana. Foi ai então que começaram alguns problemas ocorridos por falta de informações, cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi leva-lo para meu quarto e deixa-lo em cima do meu criado mudo, em alguns dias comecei a notar que suas folhas estavam começando a secar, não sabia o motivo então procurei informações na internet e conheci este fórum cheio de informações sobre o assunto especifico.
Conforme o tempo ia passando ia me apaixonado cada vez mais por esta arte, e cada vez procurando mais informações tanto no site como em viveiros, floricultoras e revistas, foi quando descobri um curso para bonsaistas ministrado pelo colega Arthur, dono da floricultura sonhos do cotidiano em Maringá-PR onde o pessoal se encontra praticamente todos os sábados para trabalhar suas plantas e dar palpites uns para os outros.
Arthur o primeiro da esquerda para direita seguido de moreno e derba.
Quando começamos mais do que nunca queremos ter exemplares de todas as espécies possíveis, queremos ter todos os dias uma planta diferente para poder fazer uma interversão, foi quando me deparei com um grande problema, saia comprando todo tipo de exemplar e nem sempre eles eram bons materiais para se transformar em um bonsai, precisavam de muito tempo e dedicação para isto ou se eram bons era necessário um bom investimento para adquiri-los e acabava gastando muito. Claro que as vezes damos a sorte de conseguir fazer um yamadori aqui outro ali na casa de parentes amigos, mas não é sempre que temos esta sorte.
Eu tive a sorte de ter próximo a casa da minha mãe uma área digamos assim “abandonada” que possuía alguns bons materiais para serem retirados, ia para o mato com uma picareta e uma bacia na mão, voltava de lá coberto de terra dos pés a cabeça e bem cansado, mas com uma planta na bacia e um sorriso no rosto.
Eu após um yamadori (este dia eu estava limpo rsrs)
E bons exemplares não é uma coisa tão fácil de se encontrar, aqui na minha cidade você vai de viveiro em viveiro e só encontra plantas retas e mesmo assim com valores altos.
Me veio na cabeça então o seguinte:
(Bom material = custo alto) ou (Bom material = Mais tempo) salvo algumas exceções, mas no geral acredito que seja assim, e hoje eu optei pela segunda opção.
Bem mais paciente do que no inicio e com mais conhecimento na área vi algumas plantas postados no fórum e um piteco plantado no chão por mim que em um curto período de tempo teve um desenvolvimento espetacular, decidi então fazer varias estaquias mesmo fora de época, primeiramente de plantas com propagação mais fáceis (as primeiras serão fícus, primavera e ulmus) e assim que enraizarem plantarei elas na mesma área que retirei meus yamadori para que daqui alguns anos tenha bons materiais e com um custo zero, tendo esta área um tamanho muito grande, poderei plantar muita coisa, já ando também pelas ruas vendo onde encontro algumas espécies para na época certa retirar galhos para fazer estaquias ou apanhar sementes para serem plantadas por mim.
Fazendo desta forma levarei muito mais tempo mas as conduzirei da maneira que me agradam desde novinha para poder ter exemplares mais promissores do que os encontrados nos viveiros daqui.
Venho compartilhar com vocês minha historia e esta pequena ideia, mas que no futuro gere lindos frutos.
Espero que gostem obrigado pela atenção. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 8:34 pm Assunto: |
|
|
Bom material. Recuperar, selecionar e mãos-à-obra...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 8:36 pm Assunto: |
|
|
E o projeto? _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 9:39 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Elio, a planta ja tem mais de 2 anos que foi replantada, ja possou da hora de fazer intervenções, deste inverno nao passa.
E Erico desculpe me se nao fui claro, o projeto se trata de neste mesmo espaço em que fiz vários Yamadori agora começar a fazer o replantio para que minha fonte nunca seque. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 19, 2014 9:51 pm Assunto: |
|
|
AH, entendi!!!
Nossa, quem me dera ter acesso a um espaço assim...
Boa sorte, no chão sempre é mais fácil.
E se alguém colocar placa de "vende-se" no local, você vai lá e tira!!!
Poste fotos!
[]s _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 20, 2014 7:30 am Assunto: |
|
|
Ainda bem que este risco eu não corro, porque é uma área da Copel embaixo da fiação deles e lá não pode se construir, é até bom que eu plante lá que eu cuido e não deixo crescer o matagal que se encontra hoje em dia. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|