Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Ter Abr 29, 2014 2:41 pm Assunto: |
|
|
Acho que você se precipitou.
Se fosse minha teria aramado os galho e tentaria fazer uma copa bem fechada. Agora não tem volta... Espere as brotações que virão e deixe crescer livremente. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 37 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 29, 2014 3:46 pm Assunto: |
|
|
@Thomas: Vou fazer isso mesmo, minha ideia era fazer a planta um pouco mais alta e com o apice à direita, mas sua projeção ficou muito boa também, gostei do resultado final. Como não tenho retífica, vou ter que trabalhar com formões mesmo. Muito obrigado pelo tempo e ajuda, está sendo de grande valia.
@Willian: Obrigado pela sua opinião! _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Abr 30, 2014 8:35 am Assunto: |
|
|
A questão é reduzir o tronco agora mas futuramente poderá manter a altura que imagina mas com um tronco mais harmônico, é só direcionar o broto mais alto pra cima e deixar ele crescer, isso vai fazer com que o tronco não termine repentinamente e com conicidade constante.
Se optar por cortar onde indiquei deixe ela crescer livre até puder fazer as intervenções, lembre-se em sempre manter o movimento da base do tronco sem exagerar.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 30, 2014 8:42 am Assunto: |
|
|
Wilian, não acho que ele tenha se precipitado, só acho que talvez eu teria podado de outro modo mas isso quem tem que enxergar é ele, afinal o bonsai é uma arte que expressa a criatividade do seu criador, só dei algumas dicas que aprendi nesses anos mas sem definir a condução que ele vai seguir.
Estarei acompanhando, poste foto de como podou o tronco e aguarde o fina do inverno para dar continuidade à condução.
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qui Maio 01, 2014 11:06 am Assunto: |
|
|
Pedro, o amigo victor postou uma planta muito parecida com esta neste tópico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=227972#227972
Thomas, quando havia dito que ele se precipitou foi no sentido de ter feito uma poda muito radical. Eu primeiramente diminuiria os galhos para num segundo momento retirar os galhos indevidos. Precisamos aprender a utilizar a maior quantidade de galhos possíveis. A planta estava dentro desta faixa verde.
Eu teria podado nesta região e depois aramado os galhos. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Qui Maio 01, 2014 11:38 am Assunto: |
|
|
Concordo com tudo que o Thomas Eckert disse só acrescento que eu deixaria algum galho na primeira curva, e não podemos esquecer dos galhos saindo para frente e os de fundo. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 02, 2014 9:27 am Assunto: |
|
|
Concordo com a redução dos galhos para posterior poda, na verdade achei que era isso que ele teria feito quando sugeri a poda, mas não da pra enxergar o futuro da planta com base no que ela é hoje, a projeção que fiz é meramente uma suposição, ja vi casos surpreendentes de conduções que partiram de decisões radicais e não penso diferente nesse caso.
Quanto a deixar um galho na primeira curva eu concordo também mas como disse, o artista é ele e não sei o que ele esta imaginando para esta planta, por foto é muito complicado ter uma noção de como realmente é a planta.
Acer Buergerianum |
|
|
 |
|