Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ian
Registrado: 04/04/10 Mensagens: 55 Localização: São Bento do Sul-SC
|
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 33 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Maio 04, 2014 9:52 am Assunto: |
|
|
Interessante, belo material!!
Eu cortaria bem todos esses galhos e aproveitaria bem o nebari dele que é de muita qualidade.
Abraço _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
fermga 2.o PASSO

Registrado: 25/03/11 Idade: 37 Mensagens: 287 Localização: Maringa-PR
|
Enviada: Dom Maio 04, 2014 10:49 am Assunto: |
|
|
Também acho que devesse encurtar os galhos, apenas tem que ter cuidado de sempre deixar folhas porque o buxinho não aceita poda drástica e talvez ele volte a parecer topiária depois da poda conforme ela for efetuada. _________________ "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Ian
|
Enviada: Dom Maio 04, 2014 12:20 pm Assunto: |
|
|
Blz
Vou encurtar os galhos
vou deixar passar o inverno e passar para um vaso mais baixo
depois atualizo
Obrigado |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Maio 08, 2014 2:21 pm Assunto: |
|
|
Eu só mudaria de vaso depois de ajeitar essa copa aí. Vá diminuindo aos poucos. Como disse o amigo, buxinho detesta poda drástica. Abraço _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 09, 2014 3:22 pm Assunto: |
|
|
Ian, infelizmente a parte boa da planta você retirou, ficando com o que não servirá para estilizar seu bonsai. Sim, muitos destes ramos mais baixos que foram retirados seriam os bons ramos para o futuro bonsai. Bom, os colegas já deram a dica. Vai ter que encurtar todos estes galhos e fazer com que brote mais baixo. Atente somente em deixar nos galhos ao menos um raminho com folhas, o mais baixo possível, que é o suficiente para ele rebrotar mais baixo. Buxinho que tem brotação muito alta, normalmente tem que se ir baixando aos poucos. Outra forma de fazer e podar alguns galhos, deixando outros. Quando os galhos podados brotaram mais abaixo, faz a poda dos que não haviam sido podados anteriormente e assim vai repetindo até chegar a um tamanho ideal. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ian
|
Enviada: Sex Maio 09, 2014 4:40 pm Assunto: |
|
|
Blz Elio. ótimas dicas.. a inexperiência faz a gente cometer deslizes ..mas acho que ainda dá para consertar..vou atualizando ..Abs |
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 11:30 am Assunto: |
|
|
Não sou muito bom em projeções mas acho que um hokidashi seria uma forma mais natural a sua planta. Estude a opção... Buxus combinam em muito com o estilo na minha opinião, moro perto da praia e vejo vários que naturalmente perdem todas as folhas de um único lado devido aos efeitos do vento e da maresia. De qualquer forma concordo que você precisa encurtar os ramos e trazer os brotos para mais perto do tronco. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 1:01 pm Assunto: |
|
|
O problema de fazer bucho no estilo hokidachi é que não é muito fácil se fazer este estilo nesta espécie sem que pareça apenas uma topiaria. O fato dele ser usado muito em topiaria, especialmente na forma arredondada, toda vez que fazemos ele neste estilo fica parecendo uma topiaria. E nós não podemos fazer com que o bonsai pareça topiaria. Que também é uma bela arte, mas que nada tem a ver com bonsai. em função disso, normalmente partimos para outro estilo. Não que seja obrigatório. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Luiz Andriani 2.o PASSO

Registrado: 15/01/13 Idade: 42 Mensagens: 251 Localização: Navegantes-SC
|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 1:38 pm Assunto: |
|
|
Mil perdões amigos, eu quis dizer Fukinagashi (varrido pelo vento)
Sorry, ainda bem que o amigo hélio está sempre alerta para nos auxiliar...
Abraços e obrigado |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 13, 2014 2:22 pm Assunto: |
|
|
Bom, daí já vai melhor...rsrsrsrs
Sem stress...
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2014 9:43 am Assunto: |
|
|
Só pra te alertar, tinha um buxinho semelhante a esse e acabou morrendo porque pequenas formigas comeram as raízes. Quando me dei conta ja era tarde. Fique atento e Boa Sorte! _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Maio 24, 2014 1:07 pm Assunto: |
|
|
torniquete, estimula brotação no buxos em locais sem galhos... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|