Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
erico.bettoni 1.o PASSO

Registrado: 01/04/14 Idade: 46 Mensagens: 158 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Jun 02, 2014 1:40 pm Assunto: Bosque de Ulmus - Mudas |
|
|
Este final de semana resolvi fazer um projeto que estava parado há algum tempo, já que terminei minhas novas bancadas. Com a iluminação artificial no meu apartamento já é primavera...
Há algum tempo atrás peguei uma promoção na loja Obonsai e comprei vários ulmus.
Cada um dos pequenos saiu por R$15 na média. O maior custou R$30. Preço de bonsai de supermercado...
Vaso ORG, também na promoção, saiu por R$39. Estava guardando para um bosque há algum tempo.
Para os pequenos um falso transplante. 4 anos de idade.
Para o maior precisei tirar um pouco das raizes. Estavam completamente enroladas.
Provavelmente no mesmo vaso na maior parte dos 7 anos da planta...
Trabalho finalizado. Substrato: 2 partes de pedrisco, 1 parte de akadama, 1 parte de terra preta.
Também adicionei carvão vegetal.
Vou melhorar a copa quando as folhas terminarem de cair.
 _________________ Minhas Plantas
Editado pela última vez por erico.bettoni em Seg Jul 07, 2014 9:27 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Jun 02, 2014 9:01 pm Assunto: |
|
|
Ficou muito bom!
Só não colocaria esta planta parecida com um S.
Parabéns! _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jun 04, 2014 5:01 pm Assunto: |
|
|
Olá!?
Não quis fazer uma retenção para o substrato não se perder?
De qualidade as mudas! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Jun 04, 2014 5:02 pm Assunto: |
|
|
pedras com cimento cola, barro, musgo... _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 04, 2014 5:45 pm Assunto: |
|
|
O vaso é ligeiramente curvo, por enquanto não perdi nada, rego com bastante cuidado. Mas tenho vários seixos de rio aqui e pensando bem ficariam legais na paisagem...
Gostei da idéia!!! _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Qua Jun 04, 2014 9:50 pm Assunto: |
|
|
Ficou bem interessante e parecido com um bosque que tenho de acerola, porém assim como fiz você misturou plantas com curvas ( moyogue ) com plantas retas ( chokan) o que acho que não fica em harmonia. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jun 04, 2014 9:54 pm Assunto: |
|
|
Erico, ficou bom seu bosque. Sobre a contenção, normalmente se faz um uma espécie de mureta de argila em toda a volta. Depois o substrato recobre esta argila e ela não aparece. Colocar pedrinhas ao redor não fica legal, fica com aparência muito artificial. Outro detalhe é sobre as plantas, apenas como orientação: O ideal seria que as plantas tivessem uma forma de tronco mais parecida. Temos um tronco totalmente reto, outros com curvas leves e outro com curva intensa. Considerando ser um bosque se subentende que as plantas cresceram sobre a mesma influência climática (ventos, calor, frio, etc... sendo consequentemente parecidas na sua forma. Mas sei que às vezes temos que trabalhar com o que temos disponível e tirar o melhor disso. Outra questão é quanto ao posicionamento das árvores, elas devem ser colocadas de forma que olhando de frente uma não fique "escondendo" outras. Amigo, olhando o que digo até parece que estou querendo "detonar" teu bosque, mas não é esta a intenção, se não a de repassar informações que possam torná-lo ainda mais bonito. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
erico.bettoni 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 04, 2014 10:28 pm Assunto: |
|
|
Marcio, Elio, fiquem tranqüilos. Quanto mais sugestões mais aprendo!
É minha primeira experiência com bosque, então todas as críticas são bem-vindas.  _________________ Minhas Plantas |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jun 10, 2014 2:14 pm Assunto: |
|
|
Sem a planta mãe, a maior e mais reta o projeto já ficaria mais harmonico...a meu ver..
Parabens pela iniciativa, tentando, errando e acertando . Desistindo nunca. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jun 10, 2014 9:59 pm Assunto: |
|
|
Correto Sergio, retirando a planta maior, pegando a segunda maior para colocar ao centro do bosque e daí deverá retirar ou acrescentar mais uma planta para manter o número impar...Vai ficar show. Boa dica Sergio!
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|