|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qui Jun 19, 2014 2:23 pm Assunto: Cerejeira |
|
|
Ontem, adquiri esta muda em um viveiro da região de guaratiba, o vendedor me disse ser uma mini pitanga, mas tenho quase certeza de ser uma cerejeira, mas não sei de qual variedade. É uma planta mediana. Lá haviam outras maiores e muitas menores, mas como não conheço a especie preferi trazer esta. Hoje fiz uma limpeza dos galhos secos e fiquei tentado a retirar os galhos que saem da base da planta, mas resisti para ouvir as sugestões dos amigos.
Seguem as fotos.
Aparentemente são 2 troncos fundidos, totalizando 6 cm de diâmetro do tronco.
Altura da planta.
Início da floração.
Preciso de dicas e sugestões de trabalho e substrato.
Se a espécie for boa para serem trabalhadas, pegarei as menores. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jun 19, 2014 9:18 pm Assunto: |
|
|
De fato é a mini cerejeira (Eugenia matosi). Esta planta é ótima para bonsai apesar de não ser muito fácil conseguir troncos mais grossos pois a maioria das mudas que encontramos tem esta mesma característica que a sua de sair muitos brotos da base e desta forma nenhum engrossa.
Com relação a sua planta, vamos tentar alguns caminhos aí: Primeira coisa ver se realmente são duas plantas, apesar de que se estiverem já fundidas dá para trabalhar as duas em conjunto. Se ainda estiverem separadas então o primeiro passo deverá ser levar cada uma para um vaso diferente. Juntas ou separadas, tanto faz, terão que ser retiradas todos estes brotos mais finos. Se conseguir arrancar os que estão meio enterrados com alguma raiz, e isso normalmente é possível, tudo pode virar novas mudas. Sobre a formação. O ideal mesmo seria ficar com um tronco só. Se for separar as duas por exemplo poderia optar pelo tronco mais grosso de cada uma retirando todo o restante. Mas também se pode trabalhar com troncos múltiplos, cuidando para não deixar troncos cruzando um com o outro, nem um escondendo o outro olhando da melhor frente. Sempre lembrando que poder ser 1 -2 e depois disso somente números ímpares 3- 5- 7. Mas não aconselho a deixar muitos.No máximo 5, tendo o cuidado de na hora da poda deixar o tronco mais forte e preferencialmente meio ao centro, mais alto e os demais diminuindo em direção a lateral. No fim do inverno vai ter que fazer esta poda drástica para depois trabalhar somente a brotação nova. Bom, vai fazendo os primeiros procedimentos ( retirar os pequenos e separar ou não as mudas) e depois se vê o que ficou. Até porque neste emaranhado de coisas que tem aí fica bem difícil dizer o que retirar e o que deixar. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Jun 20, 2014 9:56 am Assunto: |
|
|
Elio,
obrigado pelas dicas, será que posso fazer estas intervenções agora (transplante) ou devo esperar o início da primavera?
Que tipo de substrato posso utilizar? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jun 20, 2014 9:43 pm Assunto: |
|
|
Pode iniciar os procedimentos a partir de agora. Especialmente frutíferas eu prefiro mexer em pleno inverno. Elas recuperam a raiz durante o inverno brotando com todo vigor assim que os primeiros ares quentes de primavera chegam...Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|