Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre O

|
Enviada: Seg Ago 18, 2014 10:03 pm Assunto: Ulmus 3 anos |
|
|
Bom gente comprei esse ulmus de 3 anos hoje.
Fui orientado a transplanta-lo para um escorredor a fim de trabalhar o nebari
 |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Seg Ago 18, 2014 10:12 pm Assunto: |
|
|
Achei que ficou meio pequeno, mas como é pra trabalhar mais o nebari, assim o fiz.
Meu objetivo era cortar a forquilha fora, mas como tinha pouca raiz acima dela só podei a parte de baixo e coloquei o anel de cobre.
Agora estou aguardando para ano que vem tentar sacar fora a forquilha e ficar com um tronco reto.
Aceito sugestões
[img]http://img8.orkut.com/images/milieu/1408380974/1408410489465/4865722/lu/Zj8cg2e.jpg?ver=1408410494[/img] |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Seg Ago 18, 2014 10:13 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Ago 20, 2014 2:08 pm Assunto: |
|
|
Poderia aproveitar e dar uma selecionada de galhos. tem pequenos galhos internos cruzando com a estrutura dos galhos primários, vários galhos saindo do mesmo ponto, etcc... para a estrutura atual tem galhos demais... Uma limpeza aí ficaria bem. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Qua Ago 20, 2014 7:38 pm Assunto: |
|
|
Obrigado novamente irei fazer isso. Acho que da pra fazer agora no fim do inverno né? |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Qua Ago 20, 2014 11:41 pm Assunto: |
|
|
estraguei?
 |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Qua Ago 20, 2014 11:42 pm Assunto: |
|
|
Na verdade estou pensando em podar aqui
O que acha?
 |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Ago 22, 2014 6:59 pm Assunto: |
|
|
Ao contrário, acho que fez bem. Agora dá para ver a estrutura da planta. Ainda aproveita e corte mais curtos aqueles galhinhos mais compridos que saem para fora do desenho da planta.Tá ficando bom. Daí deixa brotar livremente... abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Sex Ago 22, 2014 11:43 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda. Irei postando a evolução.
Aquela poda estrutural que marquei de vermelho seria uma boa?
Abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 23, 2014 9:11 pm Assunto: |
|
|
Não creio que seja necessário tirar... Apenas encurtar todos os ramos a fim de compactar. A não ser que queira começar tudo do zero, o que eu normalmente faço no caso de uma planta assim. Daí não cortaria somente isso, mas sim cortaria tudo. Veja simulação tabajara abaixo. Na primeira foto o corte total, deixando apenas o tronco. Deixa brotar livremente e escolhe os galhos da estrutura básica que aparecem na segunda foto em verde. Depois de posicionar aramando, vai iniciar um processo de podar e deixar crescer a fim de formar a copa que está marcada "mais ou menos"...rsrsrs em roxo. Volto a afirmar que costumo fazer isso seguidamente com planta compradas que não ter o formato que eu desejo. E como o ulmus brota facilmente, não tem erro em fazer este tipo de intervenção. Ah, o risco em azul mostra o que seria o galho de fundos.
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Sáb Ago 23, 2014 9:55 pm Assunto: |
|
|
estou pensado nessa proposta, a maioria dos pré bonsais, acabam tomando uma forma não trabalhada vou podando parte por parte até o fim do inverno, quando chegar nesse ponto eu paro. Não quero ficar cuidando de galhos por 2 anos e quando tiver mais experiencia iniciar do zero kkkk Vou seguir sua experiencia kk
Novamente obrigado
 |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Dom Ago 24, 2014 5:28 pm Assunto: |
|
|

Editado pela última vez por Andre O em Dom Ago 24, 2014 6:47 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Andre O

|
Enviada: Dom Ago 24, 2014 6:47 pm Assunto: |
|
|
[/quote] |
|
|
 |
Victor 2.o PASSO

Registrado: 01/06/11 Idade: 37 Mensagens: 229 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Ago 24, 2014 8:07 pm Assunto: |
|
|
Bem melhor assim. Agora é deixar recuperar e esperar as brotações. _________________ Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Ago 24, 2014 10:24 pm Assunto: |
|
|
Parabéns pela decisão. Eu também levei alguns anos até entender que o melhor é fazer este tipo de procedimento logo. aliás pode cortar o galho que ficou também, conforme eu desenhei. Olha aí na sua foto, tem um pequeno toquinho de galho do lado esquerdo, corte logo acima dele. É que depois do movimento que foi conseguido com as podas drásticas deixar este galho seguindo reto para cima não ficará bom. Além disso só vai estimular brotação em cima, prejudicando as brotações mais baixas que desenhei na simulação. Já que fez o serviço, pode completar...rsrsrs abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|