FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pré bonsai: Bougainvillea
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pomba

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2014 10:37 pm    Assunto: Pré bonsai: Bougainvillea Responder com citação

Olá a todos!
A vários anos fiz meu cadastro aqui no fórum e li muito sobre cultivo de bonsai, mas me faltou coragem pra começar a trabalhar. Depois do mundo ter dado algumas voltas, resolvi tentar meu primeiro bonsai.
Comprei essa muda em meados de junho.
No dia 29/07 troquei ela de vaso e aproveitei o processo pra cortar a raiz guia que já estava grande e grossa. Ela ficou assim:

Nesse meio tempo ela perdeu as folhas quase totalmente, agora começou a brotar com bastante vigor. Cresceu um pouquinho também. Hoje, 08/09, ela está assim:

Como é meu primeiro bonsai, gostaria de dicas sobre qual estilo posso trabalhar, quando posso colocar na mamadeira... Enfim, sugestões são bem vindas!
Vou pesquisando mais nesse meio tempo, espero aprender bastante com essa primeira experiência.
Abraços a todos!
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 8:43 am    Assunto: Responder com citação

Primeiramente seja bem vindo a essa nobre arte, eu assim como muitos aqui ficamos felizes por ter mais um colega nesse caminho.

Minha opinião sobre sua planta:
Primeiramente como sua planta teoricamente esta sem nenhum movimento digamos assim "interessante", recomendo que faça o corte no seguinte local:

E apos isso de uma aramada no galinho mais fino que sobrou dando ele algum movimento de modo que em qualquer lado que você visualize a planta ela possua movimento. Veja também onde coloquei a flecha, não consigo ver direito, mas caso esse galho esteja saindo no mesmo local do outro galho, deve retira-lo para que não tenha dois galhos saindo do mesmo ponto.
Veja que ela ainda e fina e pequena, se o seu objetivo e ter uma planta um pouco mais alta, maior, ela ainda deverá crescer bastante. Caso possua um espaço no chão para poder planta-la, recomendo que plante-a, revire bem a terra deixando ela bem fofinha e se a terra foi muito argilosa, do tipo que compacta fácil com o tempo, abra um buraco bem largo e coloque bastante areão junto, afim de deixar a terra menos propicia a compactação proporcionando um desenvolvimento melhor das raízes, pois assim elas terão mais aeração e "espalharão melhor". É interessante colocar uma laje embaixo do buraco onde ela vai ser colocada para que as raízes cresçam radialmente, proporcionando um nebari radial.
Caso não tenha esse espaço no chão, recomendo que coloque ela em um escorredor de massa, esses de plastico de 1,99 para poder aplicar a técnica da mamadeira futuramente quando as raízes saírem pelos buraquinhos, o substrato desse escorredor onde a planta vai primeiramente deve possuir uma granulometria boa, em torno de 4 mm, eu particularmente uso areão desse de construção mesmo e quando as raízes começam a sair pelos buraquinhos do escorredor, coloco ele sobre um vaso de plastico bem fundo e bem perfurado com um substrato bem orgânico para bombar na alimentação das raízes.

Essa e minha opinião, tenha certeza que o pessoal também pode opinar e surgir novas ideias. Continue participando.
Pomba

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas sugestões, Marlon!
Havia pensado no corte ali mesmo onde sugeriu, mas pensei em deixar um dos galhos indo para cima e o outro para baixo, num efeito assim

Muito complexo para uma primeira experiência?
Rsrs
Acha que já posso executar a poda nela? Pelo que li, final de inverno / início de primavera é o melhor momento, então já estou em cima da hora. Tendo o aval de alguém experiente, já realizo o trabalho durante o fim de semana. De repente aproveitp o momento e já passo ela pro escorredor também, já que moro em apartamento.
Marlon.D.S.S
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

O estilo han-kengai - semi-cascata e realmente bem complicado sim e dificil de conseguir harmonia, mas nao impossivel, toda a tentativa e valida!!
Pode podar agora sim.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2014 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Vai pela dica do Marlon que está correto.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: