|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Ter Set 09, 2014 11:54 pm Assunto: posso usar isopor como material drenante? |
|
|
amigos,tenho visto muito o uso de isopor,como formas de vasos, na construção civil, eu gostaria de opiniões sobre reciclar uns pedaços que tenho aqui,usando como substituto da argila espandida.
hoje voltei de uma pequena viagem que fiz pro interior de minas,e la na cidade tinha uma pessoa numa combi vendendo uns pes de morango e acabei comprando umas mudinhas amanha irei replantar em uma jardineira e gostaria de usa o isopor no fundo ,bem picado pra facilita a drenagem,voces acham uma idéia boa para reciclagem desse material,da certo usar o isopor substituindo a argila espandida? _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 36 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 10, 2014 8:15 am Assunto: |
|
|
Marcelo, especialmente no fundo do vaso para drenagem pode usar tranquilamente. Utilizamos muito o isopor no fundo dos vasos de orquídeas para drenagem em substituição a caco de tijolo, brita, etcc... No nosso caso a grande vantagem é a diminuição de peso, uma vez que utilizamos grande quantidade de vasos sobre as bancadas, ou mesmo pendurados, o que inclusive faz com que possamos gastar menos na construção de estruturas, podendo usar material mais leve. Agora, misturado no meio do substrato eu não recomendo. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qua Set 10, 2014 3:12 pm Assunto: |
|
|
assim como nosso amigo elio já disse no fundo acredito q ajude mesmo porem no meio do substrato não acredito. pois relembrando em um post recente meu mesmo que retirei a duvida sobre "O que é material drenante" e a resposta e aquele que mantem o máximo de água e ar junto por isso o caco de tijolo e bom ja a areia grosa mantem ar mais não água oq seria o mesmo caso do isopor ele manteria o ar por causa do tamanho e tal porem a água ou empossaria (piorando a situação) ou vasária direto oq tornaria difícil manter a umidade, teria q regar varias vezes no dia.
e outro detalhe q se ela não mantem a água tb não manteria ou reteria os nutrientes de adubações. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Qua Set 10, 2014 10:09 pm Assunto: isopor |
|
|
Muito obrigado amigos pelas dicas, minha intenção é usar no fundo mesmo,substituindo a argila espandida, ainda nao replantei as mudas de morango,eu estava aguardando as sugestoes dos amigos,amanha irei fazer o replante.
vo aproveitar e replantar um pé de figo também.
abs e obrigado pelas dicas _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|