FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junipero Kengai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro Lima

MensagemEnviada: Sáb Set 13, 2014 3:56 pm    Assunto: Junipero Kengai Responder com citação

Oi Pessoal,

Estou com essa planta e vou seguir algum tipo de estilo kengai ou han-kengai pois a planta naturalmente favorece.

Gostaria de ideias sobre quais galhos deixar e como aramar (direcionamento).

Obrigado!!

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 16, 2014 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

De fato a planta está pedindo este estilo mesmo. Quanto aos galhos a deixar, como tem bastante ramificação faça um estudo no sentido de ir deixando galhos alternados para os dois lados. Retire os galhos que saem para cima e para baixo. Já os galhos laterais que ficarão como eu disse intercalando um de cada lado deixando espaços entre eles que vão diminuindo conforme vai em direção a ponta da planta. Daí o tronco tem que ser dado movimento para os lados, preferencialmente deixando as saídas de galhos no lado de fora destas curvas que serão feitas. Mas também é indispensável dar movimentos no tronco no sentido vertical. Ou seja: dobra bastante para baixo, um pouco adiante dobra um pouco de volta como se fosse subir, logo adiante dobra novamente bastante para baixo e assim sucessivamente. Quando dobra para baixo dobra mais e para cima dobra menos. Desta forma o galho seguirá em queda, mas não será uma queda reta. Parece complicado, mas não é tão difícil assim. Talvez o galho já esteja enrijecido e terá que usar arames bem grossos e possivelmente ráfia ou câmara para proteger a madeira durante os movimentos. Isso é algo que só ao vivo você poderá avaliar se necessário ou não. Vai tentando dobrar e vai sentindo a força... Não é muito fácil quebrar...rsrsrs Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Lima

MensagemEnviada: Qua Set 17, 2014 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Hahahahaha falar com quem manja eh outra historia neh rs... Cara eu ri bastante com seu comentario... A planta tinha uma parte muito volumosa que eu ja tirei antes de postar as fotos... Quando eu tirei, passei a pasta cicatrizante e fui ver como seria pra entortar o galho... Nossa, tomei um susto rs... Pensei (obviamente que no melhor dos sentidos) "Putz! Duro esse negocio einh".

Vou apanhar pra passar rafia molhada no tronco... Melhor fazer a limpeza de galhos antes neh?! Dificil passar rafia com tanta folhagem... Alguma dica em como fazer isso rs? Vc foi cirurgico...

Outra coisa eh que eh dificil saber quais galhos vao para cima ou para baixo do tronco principal e quais vao para os lados, uma vez que nem sei direito ainda como vai ser o movimento... Ta complicado aqui... Mas eh assim que se aprende neh rs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: