| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Rafael Argentino
Registrado: 14/09/14 Idade: 43 Mensagens: 27 Localização: Lençóis Paulista-SP
|
Enviada: Qua Set 17, 2014 4:33 pm Assunto: Sol.. |
|
|
Olá amigos!!
Moro no interior de São Paulo, Lençóis Paulista. Aqui faz um sol de racha mamona, a minha dúvida eu deixo as minhas plantas no sol ou melhor deixa-las em baixo de um sombrite 50% ??
Com o Sombrite o sol não chega a pegar diretamente nas plantas, ele dá uma boa ofuscada. Precisa de sol direto??
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Set 17, 2014 6:18 pm Assunto: |
|
|
Rafael, com o sol muito intenso pode usar sombrite sim. Quando falamos sol direto, queremos dizer que as pantas não gostam de local onde entre apenas claridade. Porém quando usamos o sombrite, através dos furinhos do mesmo, o sol estará incidindo diretamente. O sombrite filtra parte dos raios solares, mas ainda assim continua incidindo raios solares na planta, o que alivia um pouco a queimação de folhas, a desidratação excessiva, etc... o que é bom. A tendência é que as plantas ao sombrite desenvolvam folhas um pouco maiores do que a pleno sol, bem como os entrenós fiquem um pouco mais longos. Mas este pouco, a meu ver, não chega a comprometer, dadas as vantagens em termos de menor perda hídrica, folhas mais saudáveis (pois o sol não queima) etc... Não sei como é o inverno por aí. Mas aqui durante o inverno eu não uso sombrite, mas somente no verão, quando sol aqui do sul também queima prá valer. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Rafael Argentino
Registrado: 14/09/14 Idade: 43 Mensagens: 27 Localização: Lençóis Paulista-SP
|
Enviada: Qua Set 17, 2014 6:23 pm Assunto: |
|
|
| SEKI - Elio Luis Secchi escreveu: | | Rafael, com o sol muito intenso pode usar sombrite sim. Quando falamos sol direto, queremos dizer que as pantas não gostam de local onde entre apenas claridade. Porém quando usamos o sombrite, através dos furinhos do mesmo, o sol estará incidindo diretamente. O sombrite filtra parte dos raios solares, mas ainda assim continua incidindo raios solares na planta, o que alivia um pouco a queimação de folhas, a desidratação excessiva, etc... o que é bom. A tendência é que as plantas ao sombrite desenvolvam folhas um pouco maiores do que a pleno sol, bem como os entrenós fiquem um pouco mais longos. Mas este pouco, a meu ver, não chega a comprometer, dadas as vantagens em termos de menor perda hídrica, folhas mais saudáveis (pois o sol não queima) etc... Não sei como é o inverno por aí. Mas aqui durante o inverno eu não uso sombrite, mas somente no verão, quando sol aqui do sul também queima prá valer. Abraço |
Obrigado Élio. .. vou proceder da mesma forma, tirando o sombrite no inverno.
Abraço |
|
|
 |
|