|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GuilaTeipel 1.o PASSO

Registrado: 18/10/07 Idade: 49 Mensagens: 150 Localização: TRES PASSOS-RS
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 1:44 pm Assunto: Adubo a base de `tomate e cinzas` |
|
|
boa tarde pessoal.
nas andancas pela net em busca de bonsai e bonsai, encontrei o que pra mim é algo novo:
adubo a base de tomate.
provavelmente ja deve ser conhecido de alguns, mas como eu sou um desses que gosta de ler bastante e essa foi a primeira vez que me deparei com essa receita, vou postar aqui:
Fertilizantes orgânicos
É mais dificil controlar a aplicação de fertilizantes orgânicos embora a sua utilização seja benéfica como complemento aos fertilizantes artificiais. Estrume de cavalo ou de galinha são bons fornecedores de nitrogénio enquanto que uns punhados de cinza fornecem uma boa dose de potássio.
Fertilizante caseiro para a segunda metade da estação de crescimento:
Os nutrientes mais importantes a partir do meio do Verão são fósforo e potássio para o crescimento e fortalecimento de gomos e ramos.
Sendo o tomate e a cinza ricos nestes nutrientes, costumo fazer uma mistura para alimentar as minhas plantas.
A receita é fácil: moer uns quantos tomates maduros (normalmente uso os excedentes da produção quando começam a apodrecer )
Juntar cinza (quando acender a lareira no Inverno lembre-se de guardar cinza numa lata para o Agosto seguinte ).
Misturar bem a papa e está pronta a servir (não ligue ao aspecto ).
Com uma colher coloco alguns pequenos montinhos distribuidos no vaso que com a rega acabam por se dissolver e penetrar no solo.
É uma receita simples, barata, fácil de fazer... e as suas árvores vão adorar...
fonte: http://bonsai.correiadasilva.net/tecnicas.php#fertilizantesOrganicos
que lhes parece? _________________ Guilherme Teipel
Três Passos - RS |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jul 04, 2011 10:38 pm Assunto: |
|
|
Interessante, vou experimentar e ver os resultados.
Agora é só esperar a época certa pra aplicação do adubo! |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Out 02, 2014 11:03 pm Assunto: |
|
|
sei não em... tem procedência sua afirmação? pois.. como indica a tabela posterior a cinza de madeira OK e boa mais o tomate tenho minhas duvidas, posso estar enganado (espero que esteja mesmo) mais se minha tabela estiver correta a mistura indicada não ficaria legal.
Tomate (fruto) - 0.2-0.07-0.35
Restos de tomate - 0.35-0.1-0.4
Tomate (talo) - 0.35-0.1-0.5
Cinza de Madeira - 0,00-0,00-15,00
Talo de banana (cinzas) - 0-2.34-49.4
Pele de batata (cinzas) - 0-5.18-27.5
Osso (cinzas) - 0-34.7-0
Cinzas de carvão (antracite) - 0-0.125-0.125
Cinzas de carvão (betuminoso) - 0-0.45-0.45
Concha de amendoim (cinzas) - 0-1.23-6.45
Couro (cinzas) - 0-2.16-0.35
Bolsinhas de Chá (cinzas) - 0-0-5.94
Casca de banana (cinzas) - 0-3.25-41.76
Casca de laranja (cinzas) - 0-2.9-27
Casca de maçã (cinzas) - 0-3.08-11.74
Casca de pepino (cinzas) - 0-11.28-27.2
Casca de semente de algodão (cinzas) - 8.7-23-93
Cascas de batata doce (cinzas) - 0-3.29-13.89
uma mistura tipo
Farinha de Sangue - 15-1.3-0.7
Farinha de Osso - 2,00 24,00 0,00
Cinza de Madeira - 0,00-0,00-15,00
daria o composto orgânico = 17-25-15 |
|
|
 |
Pedro Lima
Registrado: 06/03/14 Idade: 36 Mensagens: 64 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Out 04, 2014 11:58 pm Assunto: |
|
|
Smart,
Vc pode até estar certo, mas esse tópico ja estava "morto", com mais de 3 anos sem postagem.
Imagina se todo mundo resolve ressuscitar tópicos antigos para fazer correções... rs rs ia ser uma loucura!!
abs _________________ Bons Ventos |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Dom Out 05, 2014 4:14 pm Assunto: |
|
|
Pedro Lima escreveu: | Smart,
Vc pode até estar certo, mas esse tópico ja estava "morto", com mais de 3 anos sem postagem.
Imagina se todo mundo resolve ressuscitar tópicos antigos para fazer correções... rs rs ia ser uma loucura!!
abs |
mal ae nem tinha notado estava em pesquisa sobre adubação... |
|
|
 |
Simba 2.o PASSO

Registrado: 17/06/13 Idade: 45 Mensagens: 292 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Seg Out 06, 2014 10:40 am Assunto: |
|
|
Boa Smart!!
O tópico estava morto, mas ninguém tinha se pronunciado acerca dos eventuais resultados nem sobre dados teóricos da proposta de adubação trazida pelo colega Guila. Por isso achei válida a colocação e penso que até possa funcionar a mistura, dependendo das intenções do cultivador. Alguém tentou e tem algum resultado a ser publicado?
Abraços _________________ "Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|