Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Dom Maio 25, 2014 2:55 pm Assunto: Acerola - Troncão |
|
|
Com a devida permissão da minha avó, peguei essa árvore no sítio dela:
 |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Dom Maio 25, 2014 2:56 pm Assunto: |
|
|
Ela já está "pega". Já faz algumas semanas que eu fiz isso, e ela já está brotando. |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Sáb Maio 31, 2014 5:24 pm Assunto: |
|
|
Paulo, desculpe aproveitar seu tópico, mas já que um assunto em comum... Tenho uma acerola há uns tres anos e de uns meses pra cá ela se estagnou, mesmo atualizando a adubação e outros cuidados. A brotação e a folhagem sai muito ralinha e espaçada e acho que já devia estar produzindo. Talvez algum doa mais experientes possa ajudar. _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 31, 2014 9:27 pm Assunto: |
|
|
Paulo, apesar de aparentemente sua muda já estar pega, como disse. Ela somente estará bem estabelecida daqui uns 6 meses, somente então poderá começar a mexer nela. Antes disso, deixa crescer livremente sem intervir.
Silas, possivelmente sua planta já está com todo o substrato tomado de raízes, neste caso o crescimento pára totalmente. Duas opções, ou recoloca em um recipiente maior, ou retira, poda parte das raízes e troca parte do substrato. Cerca de 30% do total.
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Silas Lanzieri 2.o PASSO

Registrado: 06/04/12 Idade: 57 Mensagens: 235 Localização: Cabo Frio-RJ
|
Enviada: Ter Jun 03, 2014 11:11 am Assunto: |
|
|
Elio, creio que é isso mesmo que falou. Já fazem mais de dois anos que esta no mesmo vaso, então as raízes devem estar emboladas. Só posso optar pela poda de raízes, já que não tenho espaço para vaso maior ou mamadeira no chão. Qual a dica que pode me dar para fazer essa poda?
 _________________ Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Dom Nov 02, 2014 2:48 pm Assunto: |
|
|
Novas fotos, pouco mais de 4 meses depois:
 |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Dom Nov 02, 2014 2:50 pm Assunto: |
|
|
O galho mais "pra cima" que nasceu foi o que aparece na segunda foto. Pensei em fazer um trabalho na micro retífica pra nivelar a altura do corte com os galhos, e transformar esse mais acima em futuro ápice. |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Qui Maio 07, 2015 11:39 pm Assunto: |
|
|
Atualização: deixei os galhos crescerem demais pra cima e, pra consertar, amarrei eles nas bordas da bacia. É impressionante como eles tracionam fácil, e ficam no lugar na primeira entronchada. Pretendo fazer um trabalho de retífica nela, e deixar esse galho que está apontado pra cima como o ápice. Vai demorar um pouco pra ele atingir uma grossura proporcional.
 |
|
|
 |
|