FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pingo de Ouro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Oliveira Filho

MensagemEnviada: Dom Nov 16, 2014 1:13 am    Assunto: Pingo de Ouro Responder com citação

Roubei do jardim da minha casa mesmo. Estava todo atacado por cochonilhas, fiz uma limpeza das folhas, dos galhos, e das raízes. Essas fotos estão um pouco desatualizadas, a planta já está brotando loucamente:

Possível frente:

Lado oposto:

Uma lateral:

De cima:
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 19, 2014 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, Paulo!

Apesar das fotos estarem desatualizadas e muito grandes, dificultando a visão geral da planta, tomo a primeira como base para minhas opiniões, que tem o unico objetivo de ajudar...

A primeira providência, se ainda não fez, é retirar estes arames, muito grossos e colocados de forma errada... Quando for aramar suas plantas deve ter em mãos varias bitolas de arame, de preferência de cobre ou aluminio, que são maleaveis e não enferrujam, para cada bitola de galho a respectiva bitola de arame.
Ao aramar um galho, vc deve fixar uma ponta do arame e enrrolar todo o galho para poder criar movimentos e posiciona-lo na horizontal. Não é correto que forme este arco e fique apontando para baixo, como esta na foto..

O primeiro galho a direita, o segundo a esquerda e o terceiro de fundo estão bem posicionados a meu ver, fora das curvas e em alturas proporcionais. O apce deve ser mantido livre, sem podas ou desfolhas, até atingir o diametro proximo ao do tronco, quando deverá ser cortado e iniciado outro apce novamente, criando conicidade.

Como todos os galhos devem ser proporcionais entre si e em relação ao tronco, o primeiro de baixo para cima, é o mais velho, portanto deve ser o mais grosso que o segundo e assim por diante. Para que isso aconteça vc deve manter o primeiro galho sem podas ou desfolhas, apenas aramado na posição que desejar, desta forma ele se desenvolverá e ficará mais forte que os outros. O segundo tb deverá ser aramado e posicionado, com podas regulares, sendo que o terceiro seguira a mesma tecnica , mas com podas mais constantes e assim sucessivamente até o apce.

Com 4 ou 5 galhos formamos um bonsai de qualidade tecnica e beleza, desde que estajam todos nos lugares certos e proporcionais, comk ramificações e massa foliar adequada.

Boa sorte e paciencia...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: